10 cidades brasileiras para conhecer em uma viagem curta durante o inverno

Se você é amante do friozinho e quer curtir o inverno, mas não terá a tão sonhada férias para fazer uma viagem longa, este post é para você: prepare a mochila e escolha o seu roteiro, porque temos dez cidades brasileiras perfeitas para conhecer e curtir naquela folguinha apertada.

Publicidade

1. Campos de Jordão (SP)

Localizada na Serra da Mantiqueira, possui uma das mais elevadas cadeias de montanhas do Brasil, proporcionando assim temperaturas baixas mesmo no verão. A cidade é recheada de atrações para todos os gostos, com feirinhas, shows, bares, cafés, e a famosa fábrica da cerveja Baden Baden, que recebe milhares de visitantes durante o ano inteiro.

2. Gramado (RS)

Uma das cidades mais conhecidas da Serra Gaúcha, por promover o maior festival de cinema do País. Possui uma estrutura capaz de receber grandes feiras. No inverno, promove o Estação Gramado, um festival que reúne música, exposições, gastronomia, entre outras atividades para todos os tipos de idade e gostos.

3. Gonçalves (MG)

Uma excelente opção para os adoradores do ecoturismo e casais que procuram um lugar aconchegante para aproveitar o inverno. Possui uma paisagem incrível, recheada por florestas, cachoeiras e penhascos, ideais para a prática de rapel, caminhada e outras atividades esportivas e radicais, além das charmosas pousadas, lojinhas e restaurantes.

4. Urubici (SC)

Urubici é uma das cidades mais frias da serra catarinense e já registrou a marca de -17 graus. No inverno, a probabilidade de nevar é grande, logo este destino é perfeito para quem gosta de inverno mesmo! A cidade possui cachoeiras, cascatas, corredeiras, cavernas e uma série de atividades radicais pra incluir no roteiro.

5. Domingos Martins (ES)

A bucólica cidade Domingos de Martins faz parte da região serrana do Espírito Santo e possui uma enorme preservação cultural de seus colonizadores italianos e alemães, em suas construções, gastronomia e eventos por todo o ano. No inverno, a cidade recebe o Festival de Inverno com diversas atrações musicais.

6. Petrópolis (RJ)

Petrópolis é o destino que mais atrai os cariocas e turistas durante o inverno, com suas construções imperiais, gastronomia, comércio para todos os gostos e o mais importante: o frio! Tudo isso se mistura à um cenário repleto de natureza. O grande ponto turístico da cidade sem dúvida é a antiga residência de verão da família real, que tornou-se o Museu Imperial e abriga o mobiliário, documentos, objetos e jóias dos membros da corte.

7. Guaramiranga (CE)

Quem disse que no Ceará só faz calor? No inverno de Guaramiranga, os termômetros podem registrar temperaturas abaixo dos 20 graus. A cidade chama a atenção por suas feirinhas artesanais e trilhas em meio à Mata Atlântica, que dão em incríveis lagos e bicas. Mas a atividade mais recomendada por seus moradores é totalmente gratuita: sentar-se às escadarias da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição para assistir o pôr-do-sol.

8. São Francisco Xavier (SP)

Muito procurada por casais, a cidade carinhosamente chamada de São Xico fica aproximadamente 2 horas da capital paulista e é repleta de pousadas e restaurantes aconchegantes, além dos ateliês de artes. Para os mais aventureiros, trilhas, passeios a cavalo, tirolesas e rapel fazem parte das atividades em meio à Serra da Mantiqueira.

9. Monte Verde (MG)

O clima de Monte Verde é comumente frio e seco, e durante o inverno, as temperaturas costumam bater a marca abaixo de zero. A Vila do Romance, como é chamado por seus moradores e turistas, já foi premiado como o melhor destino de inverno do Brasil pelo Guia Quatro Rodas, por sua paisagem montanhosa, seu estilo europeu marcado em suas construções e ecoturismo regado à vôos panorâmicos, cachoeiras, trilhas e bóia-cross. A gastronomia e a vida noturna da cidade também costumam ser muito procuradas.

10. Guarapuava (PR)

Todas as atividades realizadas em Guarapuava são movidas à natureza. O Parque do Lago, Parque do Rio Jordão e a Lagoa das Lágrimas são os principais pontos da cidade, com seus espelhos d’agua, pedalinhos, pista de motocross, piscinas naturais e passeios de balsa. A cidade também promove o Festival de Inverno Guarapuava Zero Grau, com comidas típicas e populares, apresentações culturais e folclóricas e atividades para todas as idades.