10 destinos brasileiros que você não deve ir na alta temporada

Escrito por Dani Starck

O Brasil tem alguns dos lugares mais bonitos do mundo e também alguns dos mais procurados. Além disso, conta com uma diversidade de paisagens e climas muito grande. A combinação desses fatores durante a alta temporada de viagens pode gerar alguns pontos desagradáveis, como o aumento nos preços, muito movimento, muito calor ou mesmo muita chuva.

Continua após o anúncio

Por isso, confira essa lista com dicas de destinos no Brasil que você pode procurar durante a baixa temporada, com cidades e lugares que não perdem seu encanto fora do verão e que podem oferecer uma experiência ainda mais agradável e barata para os viajantes.

1. Rio de Janeiro-RJ

A cidade maravilhosa é o destino mais procurado do Brasil. Mas, se você não faz questão de passar o Ano Novo ou o Carnaval no Rio de Janeiro, o ideal é fugir do verão. Você vai encontrar preços muito mais atraentes em passagens e hotéis, menor índice de chuva (especialmente para quem deseja esticar a viagem até as cidades serranas) e, certamente, menos fila na hora de visitar os principais pontos turísticos da capital fluminense, como o Pão de Açúcar ou o Corcovado.

2. Salvador-BA

Salvador é outro destino muito buscado, especialmente durante o carnaval. No entanto, basta uma rápida pesquisa para encontrar datas para vários blocos e micaretas ao longo do ano, que podem render uma viagem muito mais agradável para quem quer fugir da muvuca. São menos pessoas nas ruas e, é claro, preços muito mais em conta para passagens, hotéis e passeios que você fizer na capital baiana.

3. Bonito-MS

A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, reserva encantos naturais que podem deixar seus visitantes impressionados. No entanto, por ser um polo de ecoturismo de nome internacional, os preços durante a alta temporada podem ser muito salgados. Muitas agências de viagem oferecem pacotes superinteressantes fora da temporada e você ainda terá dias menos chuvosos, para aproveitar ao máximo sua visita.

4. Recife-PE

Recife é outra cidade que atrai milhares de turistas entre os meses de dezembro e fevereiro, mas que fica bastante cheia, principalmente na época do Carnaval. Diferentemente de alguns destinos que citamos aqui, o inverno é a época mais chuvosa na região e não o verão. Portanto, o ideal é viajar na primavera e no outono, já que o calor está presente o ano todo e você ainda poderá pagar mais barato por suas férias.

5. Natal-RN

A principal vantagem de fugir da alta temporada para visitar a capital do Rio Grande do norte é, certamente, os preços mais convidativos. Você poderá reservar hotéis e passeios com menor antecedência e pagar mais barato pelas passagens, sem perder o calor que dura o ano todo. Além disso, a cidade não é muito chuvosa e você ainda pode curtir o carnaval fora de época que acontece no final de novembro.

6. Fortaleza-CE

Fortaleza, no Ceará, é um destino muito procurado o ano todo, mas é muito mais cheia no verão. Visitá-la fora da alta temporada é uma excelente opção não só pelo movimento menor ou pelos preços mais em conta. Especialmente no segundo semestre do ano, você poderá aproveitar um Beach Park com menos visitantes por dia, fugir da temporada mais chuvosa e ainda curtir um carnaval fora de época.

7. Cidades Históricas de Minas Gerais

Passear pelas cidades históricas de Minas Gerais é mergulhar a fundo na história do Brasil e se deliciar com uma bela arquitetura, ótima gastronomia e verdadeiras obras de arte a céu aberto, como as esculturas de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. É claro que os preços fora de temporada são melhores, mas outros dois pontos são importantes na hora de considerar sua viagem para Ouro Preto, Tiradentes e cia.: menor movimento nas ruas, igrejas e museus e um clima mais ameno para subir e descer as ladeiras.

8. Chapada dos Veadeiros-GO

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que fica no estado de Goiás, é mais uma opção para os viajantes que buscam contato com a natureza. Enquanto muitas atrações dessa lista se tornam mais atraentes fora da temporada por conta dos preços e do movimento, este destino tem seu período seco entre os meses de abril e setembro, ou seja, permite que você fuja das chuvas e do tempo úmido e possa aproveitar ainda mais as belas paisagens.

9. Fernando de Noronha-PE

Fernando de Noronha é um dos sonhos de consumo dos viajantes brasileiros. O arquipélago que fica no nordeste do Brasil tem número de visitantes limitado e, por isso, é importante sempre planejar com bastante antecedência sua viagem. Como o clima é agradável o ano todo e nem mesmo as estações mais úmidas são tão chuvosas, fugir da alta temporada em Noronha compensa mesmo pelos valores mais baixos, não só de passagens e hotéis, mas também de todos os serviços que você vai utilizar por lá.

10. Florianópolis-SC

Conhecida como a Ilha da Magia, Florianópolis tem belas paisagens, ótimos passeios e vida noturna agitada. No entanto, trafegar por lá durante o verão é aventura para os mais pacientes, já que o trânsito da cidade fica impraticável. A capital de Santa Catarina está entre os destinos mais buscados do país, especialmente entre estrangeiros, e recebe muitos de seus visitantes por terra. O resultado é muito congestionamento e filas intermináveis para visitar suas mais de 40 praias.

 
   

PARA VOCÊ