10 hostels pelo mundo onde você pode dormir de graça

Escrito por Nicole Dias

Conhecer lugares novos, fazer novas amizades, viver novas experiências e não gastar nada pela hospedagem. Parece mentira – mas não é! Cada vez mais hostels do mundo inteiro estão abrindo programas de trabalho, onde os hóspedes tem que desempenhar algumas tarefas, por um número estipulado de horas na semana, em troca de acomodação e, muitas vezes, até refeições gratuitas! Separamos 10 hospedagens que oferecem esse tipo de sistema. Confira!

Continua após o anúncio

1. B&B Globetrotter – Catânia, Itália

Divulgação

Divulgação

Acomodação simples e de qualidade, equipe amigável e boa localização na Catânia, segunda maior cidade da Sicília: isso tudo você encontra no italiano Globetrotter, um dos B&B’s (bed and breakfast, cama e café da manhã em português) mais populares da região. O local conta com vagas para diferentes áreas, de limpeza e recepção até social media e desenvolvimento web. Clique aqui para saber mais.

2. Igloo Hostel – Nottingham, Inglaterra

Divulgação

Divulgação

Localizado em Nottingham, o hostel possui um programa de voluntários que tem como duração mínima 6 semanas e duração máxima 6 meses. O hóspede trabalha no hostel e recebe em troca a moradia e refeições. Informações podem ser obtidas através do e-mail [email protected]

3. Hostel Arabas – Salonica, Grécia

Divulgação

Divulgação

Localizado na segunda maior cidade da Grécia, Salonica, o hostel oferece acomodações para seus voluntários em troca de pelo menos 5 horas de trabalho por dia. Entre as atribuições estão fazer com que os hóspedes de sintam bem acomodados, fazer as compras e manter as coisas organizadas. Se o voluntário permanecer por mais de uma semana, uma refeição diária é acrescentada ao pacote. Saiba mais.

4. Help Yourself Hostels – Carcavelos, Portugal

Divulgação

Divulgação

Embora o português seja a língua em Portugal, para trabalhar no Help Yourself é necessário ter inglês fluente. Ajudar na recepção, arrumar quarto, trocar roupas de cama e limpar áreas comuns estão entre as tarefas solicitadas. Em troca, acomodação em quarto compartilhado e uso gratuito da lavanderia do local. Clique para ver mais.

5. Piratas da Praia Hostel – Recife, Brasil

feriasnow

feriasnow

Você sabe cozinhar? Que tal usar isso a seu favor em troca de hospedagem no Nordeste brasileiro? Em troca de 28 horas semanais de trabalho – que envolve cozinhar, limpar e atender hóspedes – você ganha hospedagem em um hostel localizado a 50 metros da praia de Boa Viagem. Os piratas anfitriões são amigáveis e divertidos, sempre dispostos a ensinar. Clique para saber mais. 

6. RIXPACK Hostel – Berlin, Alemanha

berlinhotelsgerman

berlinhotelsgerman

Apesar do idioma de aparência complicada, a Alemanha tem inúmeros atrativos – de cidades maravilhosas até a tradicional Oktoberfest. Imagina que sensacional passar um tempo por lá? Nossa indicação é o RIXPACK Hostel, que fica em Berlin. Em troca de 20 horas de trabalho por semana (com direito a 2 dias de folga) você ganha acomodação em dormitório compartilhado. Para quem ama grandes cidades! Veja mais aqui.

7. Lahaina’s Last Resort Hostel – Havaí, Estados Unidos

booking.com

booking.com

Imagina que sensacional: em troca de 16 horas por semana de trabalho para limpeza ou 20 para o serviço de recepção, receber alojamento gratuito + café da manhã no Havaí. Isso é real e acontece no Lahaina’s Last Resort Hostel. Para participar do programa é necessário no mínimo dois meses de compromisso.

8. K’s House Ito Onsen – Shizuoka, Japão

travelpod

travelpod

Agora você tem a chance de viver na primeira e única pousada no Japão que está registrada como propriedade cultural. Há oportunidades para 20 horas de trabalhos semanais, envolvendo limpar a cozinha, quartos, banheiros e áreas comuns, em troca de acomodação, refeições e uso livre da lavanderia.

9. Da Rifi Hostel – Surabaia, Indonésia

hosteltimes.com

hosteltimes.com

Nesse hostel o viajante tem direito a acomodação, comida e roupa lavada em troca de pelo menos 24 horas de trabalho semanais, ajudando na recepção, na limpeza, na jardinagem e em pequenos reparos. É preciso permanecer no mínimo uma semana na função e são 2 dias de folga para aproveitar as belezas do local. Saiba mais.

10. Reggae Hostel – Kingston, Jamaica

Divulgação

Divulgação

Quer curtir a Jamaica por uma semana sem pagar pela acomodação? o Reggae Hostel trabalha com um programa de troca de trabalho e procura viajantes que falem inglês para ajudar na administração, no bar, na limpeza e na recepção. É preciso permanecer pelo menos 5 semanas no local. O hostel tem uma atmosfera familiar e atrai viajantes de todo o mundo! Informe-se aqui.