10 razões para toda mulher viajar sozinha pelo menos uma vez na vida

Escrito por Caroline Hecke

No ano passado, o TripAdvisor divulgou os resultados de uma pesquisa pra lá de interessante: no Brasil, uma a cada quatro mulheres viaja sozinha, mas a história não para por aí! Elas gostaram tanto da experiência que planejam repetir a dose entre duas a quatro vezes em 2016. Os resultados são ótimos, pois demonstram uma mudança significativa no comportamento feminino. Nós, mulheres, nunca fomos incentivadas a explorarmos o mundo. Ao contrário: tudo o que a sociedade sempre esperou é que ficássemos sentadas aguardando pelo “príncipe encantado”. Ao que tudo indica, as mulheres brasileiras estão se libertando dessa visão e se aventurando mundo afora. Se você é do time que ainda não experimentou as maravilhas de viajar sozinha, esse texto foi feito para você! Temos certeza de que, depois dessa lista, você vai começar a planejar sua próxima viagem!

1. Viajar sozinha faz você ter jogo de cintura

Quando você está sozinha não tem remédio: você vai ter que se virar. Se um imprevisto acontecer e você tiver que mudar de planos de ultima hora, a decisão será apenas sua e esse tipo de situação vai te ajudar a crescer.

2. A liberdade é sua melhor companhia

Quer dormir até tarde? Você pode. Quer acordar cedo para ver o sol nascer? Você pode. Quer abandonar o resto do roteiro para ficar curtindo um lugar que você gostou? Vá em frente! Ficou a fim de jogar tudo pra cima e comer no restaurante mais caro? Você não precisa perguntar para ninguém. Viajar sozinha significa fazer o que te der na telha, na hora que você quiser.

3. Você vai ficar mais confiante

E esse tipo de atitude vai se refletir em tudo na sua vida, desde em sua postura profissional até a sua capacidade de negociação. Uma mulher que enfrenta o mundo sozinha enfrenta qualquer parada.

4. Vai alimentar sua criatividade

Viajar sozinha permite uma combinação única de introspecção e contato com novos costumes, novas culturas. Você vai ganhar novas referências visuais, auditivas e olfativas e terá o tempo e o silêncio necessário para absorver isso da melhor forma, o que ampliará sua criatividade.

5. A jornada é também do autoconhecimento

Viajar sozinha vai te tirar da sua zona de conforto e vai te colocar em situações jamais vivenciadas. Isso vai expor seus pontos fortes e fracos, um conhecimento que pode te fazer evoluir em muitas áreas da sua vida.

6. Vai fazer de você uma viajante experiente

Se você tem que se cuidar sozinha, você vai fazer isso da melhor forma possível. Viajar por conta própria significa também passar a conhecer todos os truques dos bons viajantes, ser prática e veloz nos procedimentos de aeroporto e saber se virar como ninguém quando está longe de casa.

7. Você encontrará boas companhias

Viagens sempre nos trazem bons amigos, mas você pode imaginar o que acontece quando duas mulheres viajantes independentes cruzam seus caminhos? Pois é, prepare-se para aquelas amizades que duram uma vida inteira.

8. Você vai voltar cheia de histórias para contar

Sabe aquela pessoa que vira o centro das atenções na roda de amigos? Aquela que sempre tem histórias incríveis de aventuras e coisas doidas pra contar? Sabe aquela pessoa que todo mundo quer ser amigo(a)? Você vai ser essa pessoa.

9. Você vai aprender muito mais do que se estivesse acompanhada

Você não está dividindo a atenção com mais ninguém, então você presta muito mais atenção no que acontece ao seu redor. Isso significa que você voltará para casa com um repertório muito mais extenso sobre os lugares por onde passou.

10. Você vai perceber que o seu emprego não te define

Não importa qual é a sua ocupação diária: deixar seu espaço para explorar o mundo sozinha vai te mostrar que você é muito maior do que você pensa. A verdade é que uma viagem solo é uma das melhores formas de empoderamento. Nada melhor do que voltar para casa sabendo que você é muito mais do que apenas aquela profissional, estudante, filha, namorada ou esposa que todos conhecem.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS

PELA WEB