13 destinos nacionais incríveis e poucos conhecidos que você precisa visitar

Por
Atualizado em 15.09.23

Em um país de tamanho continental como o Brasil, é de se esperar que haja muitos destinos pouco conhecidos e verdadeiramente paradisíacos. Nessa lista, reunimos apenas 13 destes locais que muitos brasileiros ainda não ouviram falar, mas que valem a visita.

Publicidade

Alertamos que a maioria desses lugares não é de tão fácil acesso, mas, para os aventureiros de plantão em busca de paisagens quase virgens, isso não é um problema. No entanto, alguns destinos são mais fáceis de chegar e oferecem a possibilidade de um passeio inesquecível para quem busca mais comodidade.

1. Parque Nacional de Pacaás Novos, Rondônia

Criado para proteger diversos ecossistemas da Bacia Sedimentar Amazônica e espécies de animais raros restritos à região, o Parque Nacional de Pacaás Novos tem cerca de dois terços de sua extensão oficialmente pertencentes a antigos povoados indígenas.

Serras de mata densa, muitas grutas e cachoeiras, além do ponto mais alto do Estado, o Pico do Tracoá, a 1.230 metros de altitude, são os principais atrativos para os adeptos do ecoturismo, nesse local onde acontece a transição entre a Floresta Amazônica e o cerrado. O acesso ao parque é difícil, feito através de 60 km de estrada de terra até a sua entrada.

2. Cânion do Rio Poti, Piauí

Enquanto atravessa uma fenda geológica na Serra da Ibiapaba, entre o Piauí e o Ceará, o Rio Poti banha o cânion que recebeu o seu nome.

Com seus paredões que chegam a 60 metros de altura e contando com cavernas, abrigos naturais e rochas com inscrições rupestres, o local é pouco visitado e não é por acaso: o seu acesso é difícil e pode ser feito apenas a partir de estradas vicinais, cujo tráfego fica impossibilitado nos períodos de chuva. A principal entrada é feita pelo município de Castelo do Piauí, que fica a 184 km da capital Teresina.

3. Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí

Tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, o Parque Nacional da Serra da Capivara tem a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo e os mais antigos registros de artefatos humanos da América, datados de até 50 mil anos atrás.

São Raimundo Nonato é a base para visitar o parque e fica a 510 km da capital Teresina, com acesso via estradas de asfalto em bom estado, e a 380 km de Petrolina, no interior de Pernambuco.

4. Praia da Barra dos Remédios, Camocim, Ceará

Uma das mais belas praias do litoral cearense é praticamente deserta. O seu acesso pode apenas ser feito com o uso de bugues ou veículos 4×4 através das dunas, ou por trilhas com o acompanhamento de um guia local.

Publicidade

O encontro do Rio dos Remédios com o mar e as águas cristalinas rodeadas por dunas conferem o cenário paradisíaco ao local. Outras belas praias próximas e um passeio de lancha ou canoa até a Ilha do Amor são também boas pedidas para quem vai ao local.

5. Icaraí de Amontada, Ceará

O litoral do Ceará ainda esconde outra beleza quase intocada: a praia de Icaraí de Amontada, a 220 km de Fortaleza. Esse é um destino que não conta com infraestrutura maciça, mas apenas suficiente para um pequeno número de visitantes, com algumas opções de hospedagem e restaurantes.

Completam o passeio outras belas praias da região e voltas de bugue ou de carro 4×4 pelas dunas até atrativos próximos, como Jericoacoara, o Rio Aracatiaçu, os Lençóis Cearenses e Almofala, onde está uma Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de 1712.

6. Galinhos, Rio Grande do Norte

A 180 km de Natal há outra joia do nordeste brasileiro. A praia de Galinhos fica numa península cercada por dunas móveis e conta com belas praias desertas, piscinas naturais de águas quentes e ventos que favorecem a pratica de kitesurfe e windsurfe.

Quem vem de carro precisa deixá-lo no estacionamento da Prefeitura e pegar um barco ou ir até o destino de 4×4 pela praia. No passeio de barco, já se conhece mais da região, repleta de manguezais e salinas impressionantes. Devido à alta concentração de sal nas águas, com a extração desse composto, formam-se montanhas de salinas, que mais parecem montanhas de neve.

7. Ilha de Boipeba, Cairu, Bahia

No Arquipélago de Tinharé, parte do município de Cairu, no sul da Bahia, está a Ilha de Boipeba, cercada, de um lado, pelo oceano e, de outro, pela desembocadura do Rio do Inferno. A ilha conta com uma variedade de ecossistemas, incluindo Mata Atlântica, restinga, dunas, manguezais e praias com coqueiros e recifes de corais, que abrigam grande variedade de vida marinha. O local ainda é um abrigo para diversas espécies da fauna, em especial as aves.

A ilha está a 45 minutos de barco de Valença, que, por sua vez, encontra-se a 300 km de Salvador.

8. Nobres, Mato Grosso

A 150 km de Cuiabá, com atrativos muito comparados aos de Bonito no Mato Grosso do Sul, a cidade de Nobres, no estado vizinho, traz uma riqueza ímpar de vida marinha em um verdadeiro santuário ecológico. Entre as diversas opções de passeio estão a visita ao Aquário Encantado, um aquário natural com água cristalina, além de balneários, lagoas, cachoeiras e grutas.

9. Abismo Anhumas, Bonito, Mato Grosso do Sul

A 23 km de Bonito, encontra-se essa caverna, acessível a 72 metros de descida vertical por rapel. Lá embaixo, os visitantes aproveitam a vista de belíssimas estalactites e estalagmites enquanto firmam os pés em um deck flutuante construído sobre um lago de águas que chegam a 80 metros de profundidade. No lago, estão dezenas de cones de calcário, alguns com 20 metros de altura.

Publicidade

No local, guias providenciam um passeio de bote inflável ao redor do lago e também é possível fazer flutuação com máscara e snorkel. O mergulho é reservado somente aos profissionais certificados.

10. Lopes Mendes, Ilha Grande, Rio de Janeiro

A praia de Lopes Mendes, em Ilha Grande, no município de Angra dos Reis, é considerada uma das mais bonitas do país. Na costa oceânica da ilha, a praia oferece três quilômetros de areia branca e fininha e um mar propício para a prática de surfe, com águas transparentes e de cor azul e verde. O local quase deserto oferece entre seus atrativos diversas trilhas, além da visita à capela antiga e à Lagoa da Coca-Cola.

O acesso a Lopes Mendes é feito através de barcos ou lanchas que saem de outros pontos de Ilha Grande, combinados ou não com trilhas a pé.

11. Vale do Itararé, entre São Paulo e Paraná

Na divisão entre São Paulo e Paraná, fica o Vale do Itararé, parte na cidade paulistana de Itararé e parte na paranaense Sengés. O local é cercado pela Mata Atlântica e ideal para quem curte ecoturismo. Lá é possível fazer trilhas, bóia-cross e rapel, além de desfrutar da beleza de diversas cachoeiras e cânions.

Uma curiosidade é que uma das trilhas passa por dentro de um túnel ferroviário de um quilômetro de extensão, por onde circulava, nas décadas de 40 e 50, o trem que ia de São Paulo a Montevidéu, no Uruguai.

12. Ilha de Superagui, Guaraqueçaba, Paraná

Parte do Parque Nacional do Superagui, a Ilha de Superagui fica a duas horas de barco da cidade de Paranaguá, no litoral paranaense. Apesar da pouca estrutura para receber turistas, o local conta com praias desertas e manguezais praticamente intocados pelo homem. O lugar é propício para a prática de pesca e para o passeio de barco, através do qual os visitantes avistam golfinhos e papagaios-de-cara-roxa, espécie típica da região.

13. São Francisco do Sul, Santa Catarina

A cidade mais antiga de Santa Catarina e o terceiro município mais antigo do país está a 196 km de Florianópolis e a 176 km de Curitiba. Esse destino oferece atrações para todos os gostos, tanto para os que buscam aventuras, quanto para quem busca a calmaria.

A cidade tem centenas de edificações da época da colonização portuguesa e o centro histórico oferece um passeio tranquilo e cultural. Outra grande atração do local são as praias, sendo as mais frequentadas a 17 km do centro, com dunas e restingas, algumas propícias para a prática de surfe e outras com boa infraestrutura para receber turistas em busca de um banho de mar mais calmo.