35 coisas para fazer de graça em Nova York

Nova York é a capital do mundo. Tema de canções, cenário de filmes, A Big Apple é a viagem dos sonhos de muita gente, mas não é um destino barato. Com o dólar em alta, esse sonho fica ainda mais distante, mas o que pouca gente sabe é que a cidade tem a cultura tão viva em suas veias que é possível fazer uma série de programas sem precisar tirar um dólar do bolso. Confira nessa lista tudo o que você pode conhecer em Nova York sem gastar nada.

Continua após o anúncio

1. Tours na Brooklyn Brewery

Se você é fã de cervejas especiais, já deve conhecer os maravilhosos rótulos da cervejaria Brooklyn. Uma das mais importantes cervejarias dos Estados Unidos abre suas portas para o público todos os sábados das 13h às 17h e nos domingos das 13h às 16h. A cervejaria fica na 79 N 11th St, Williamsburg, Brooklyn

2. Prefeitura de Nova York

A Prefeitura de Nova York ocupa o mesmo belíssimo prédio desde 1812, sendo o prédio público mais antigo do país a manter sua função original. Nele, você encontrará impressionantes estruturas em mármore e conhecerá o local em que o corpo de Abraham Lincoln foi velado. Os tours são gratuitos, mas precisam ser marcados com antecedência neste link. Quando existe uma grande procura, o sistema de agendamentos é tirado do ar, por isso, vale a pena acompanhar a página.

3. Galerias do Chelsea

Se arte é o seu lance, você não precisa ficar preso aos museus. As galerias do Chelsea têm entrada livre e você não encontrará vendedores pressionando pela compra de uma obra. Neste link você pode conferir um guia completo das galerias locais.

4. Museu do Fashion Institute of Technology

O museu do Fashion Institute of Technology traz exposições rotativas de materiais feitos por estudantes de moda, atém de uma exposição fixa que traz um acervo selecionado entre mais de 50 mil peças e acessórios de moda, datando do século XVIII até o presente. O museu fica na esquina da sétima avenida com a 27, Garment District, Midtown West.

5. New York Public Library

Um dos mais icônicos prédios de Manhattan, a NYPL tem sua visitação liberada e a visita já valeria somente por sua arquitetura, mas a experiência não para por aí. Uma série de documentos históricos são preservados no local e a biblioteca conta com uma sala de exposições que renova com freqüência seu acervo. A Biblioteca Pública de Nova York fica na quinta avenida, esquina com a rua 42.

6. Federal Hall

O primeiro prédio do Federal Hall foi construído em 1700 como sede da prefeitura e, posteriormente, serviu como o primeiro edifício capitólio dos Estados Unidos. Lá, George Washington tomou posse como presidente, quando Nova York ainda era a capital do país. Infelizmente, o prédio original foi demolido e uma imponente construção tomou seu lugar, passando a funcionar como Casa da Alfândega de Nova York. Atualmente chamado de Federal Hall National Memorial, o prédio abriga um museu que celebra todos os eventos importantes que ocorreram no local. O Federal Hall fica no número 26 de Wall Street.

7. Federal Reserve Bank of New York

Já que estamos em Wall Street, que tal falarmos um pouco mais de dinheiro? Se você é um numismata ou simplesmente tem curiosidade sobre assuntos financeiros, pode conhecer o Federal Reserve Bank of New York na faixa. Você só precisa reservar com cerca de uma semana de antecedência o tour pelo acervo da Sociedade Americana de Numismática e conhecer o cofre que deixa até o Tio Patinhas morrendo de inveja: são nada menos do que 10.000 toneladas de ouro da reserva norte-americana. Clique aqui para fazer sua reserva.

8. Governor’s Island

O ferry que leva até a “Ilha dos Governadores” é gratuito. O local, que por muito tempo funcionou como uma base militar, é ideal para programas em grupo ou família. Lá existem espaços para piquenique, uma grande ciclovia, campo de mini-golfe e quadras de esporte. Os barcos saem no Battery Maritime Building, Lower Manhattan.

9. Tour guiado pela vizinhança do Grand Central Terminal

O terminal é belíssimo e a entrada, gratuita, já vale a visita, mas se você tiver um pouco mais de tempo disponível, faça o tour guiado de 90 minutos pela vizinhança. Além do próprio terminal, o guia irá mostrar prédios históricos, como o Chrysler Building. Os grupos saem toda sexta-feira, às12:30h e não exigem reservas. Basta encontrar o guia no número 120 da Park Avenue, localizado na esquina da Park Avenue com a East 42nd, em frente ao Grand Central Terminal. Apenas fique atento para datas comemorativas e feriados. Caso caiam em uma sexta-feira, o tour é cancelado.

10. Green-Wood Cemetery

Se você já viu o filme Gangues de Nova York, deve se lembrar da cena final que mostra um cemitério com vista para Manhattan. O cemitério ficcional vai desaparecendo ao longo da cena, indicando que hoje nada mais existe ali. O que muita gente não sabe é que, na vida real, existe sim um cemitério no Brooklyn com vista para Manhattan. O Green-Wood Cemetery é hoje o descanso final de mais de 600 mil pessoas. Fundado em 1838, lugar é o passeio ideal para quem gosta de arquitetura gótica. A entrada é livre, no número 500 da 25th St, Sunset Park, Brooklyn.

11. Central Park

Ok, é meio óbvio que a entrada em um parque é gratuita, mas nenhum outro parque tem o que o Central Park oferece. Se você tiver um dia livre, aproveite para conhecer os principais pontos do parque como o enorme Jacqueline Kennedy Onassis Reservoir (são 3,800,000 m3 de água), Strawberry Fields e o icônico memorial Imagine, em frente ao prédio Dakota, local em que John Lennon foi morto em 1980, e o Pond, um verdadeiro oásis verde mergulhado na selva de pedra.

12. High Line

Mais um parque que merece ser colocado nessa lista. Criado a partir da revitalização de uma antiga linha de trem, o High Line é um parque suspenso perfeito para se deslumbrar com a arquitetura da cidade, ter uma vista do rio Hudson, ver de perto uma obra do influente brasileiro Eduardo Kobra e relaxar depois de uma caminhada. Nos dias de frio, leve casacos a mais, pois o vento vindo do rio é bastante intenso. No verão, aproveite para se refrescar na água que corre em algumas áreas do piso do parque. O High Line corre paralelo à décima avenida, entre a Gansevoort Street e a 30th St.

13. Broadway de graça!

Se você visitar Nova York no verão, vai poder acompanhar o festival Broadway in Bryant Park. Diariamente, partes das mais populares peças da Broadway são apresentadas ao público gratuitamente, no Bryant Park. O parque fica nos fundos da New York Public Library e você pode conferir a programação no site oficial do parque.

14. Shakespeare in the Park

Outro programa anual irrecusável para os amantes do teatro, o Shakespeare in the Park começa no mês de maio e vai até agosto. Você vai assistir, gratuitamente, peças de Shakespeare com duração média de 3h, com intervalos entre os atos. Não é necessário reserva, basta chegar com antecedência ao Central Park. Encontre mais informações clicando aqui.

15. Old Stone House

A casa de pedra é uma réplica do que uma casa de campo de imigrantes holandeses parecia em 1699. No local, você encontrará um acervo histórico permanente sobre a A Batalha de Long Island, conhecida também como a Batalha do Brooklyn, que ocorreu agosto de 1776, conhecida como a primeira grande batalha na Guerra Revolucionária Americana. O local não cobra entradas, mas é sugerida uma doação de U$ 3. Você pode ter mais informações no site oficial do memorial.

16. Rockefeller Center

A entrada para o observatório é paga, mas você pode conhecer a área pública do prédio, que conta com uma série de obras de arte catalogadas neste link. O Rockefeller Center fica na 45 Rockefeller Plaza.

17. Saint Patrick’s Cathedral

Em frente ao Rockefeller Center fica a Catedral de São Patrício. A construção no estilo neogótico é surpreendente por fora e apaixonante por dentro. No site oficial, você encontra a programação musical da catedral e pode dar a sorte de ver uma apresentação gratuita do coral, tornando a visita ainda mais memorável.

18. Hispanic Society of America Museum & Library

Aqui você vai encontrar o maior acervo de arte espanhola fora da Espanha. A biblioteca é um espetáculo a parte, com seus mais de 600 mil exemplares de livros raros e manuscritos originais que contam a história da Espanha, Portugal, América Latina e Filipinas. O museu fica na Broadway & 155th St, Washington Heights.

19. Japan Society

Para os amantes da cultura oriental, a Japan Society é parada obrigatória. Os encontros para leitura e sessões de cinema geralmente são pagos, mas você pode ter acesso às exibições de arte gratuitamente. A sociedade fica no 333 da 47 St E, entre a primeira e segunda avenidas, Midtown East.

20. National Museum of the American Indian

A exibição foi originalmente organizada pelo Instituto Smithsonian, reconhecido como o maior complexo de museus do mundo, e transferida posteriormente para Nova York com seus mais de 800 mil itens. Com foco na cultura, essa é uma das melhores coleções de arte nativa dos Estados Unidos. O acervo fica no seguinte endereço: 1 Bowling Green, Lower Manhattan.

21. Ver a Estátua da Liberdade de perto

Todo mundo quer ver a Estátua da Liberdade de perto, mas você não precisa gastar os U$ 12 pelos barcos turísticos que levam até ela. O Staten Island Ferry é totalmente gratuito e leva de Manhattan até Staten Island, passando ao lado da Miss Liberty. Os turistas que optam por essa opção chegam em Staten Island e pegam o barco de volta para Manhattan. Lembrando que, neste caso, não existe parada na Elis Island, onde fica a estátua. O terminal para o ferry fica no Battery Park, Lower Manhattan.

22. Museum Mile Festival

No início de junho acontece o Museum Mile Festival. O evento é bastante festivo e comemorado pela comunidade local. Em um dia determinado, das 18h às 21h todos os museus localizados na Museum Mile, da quinta avenida, têm sua entrada liberada. Para suportar a enorme quantidade de pedestres caminhando no local, a quinta avenida é fechada para carros, permitindo também que artistas utilizem as ruas para suas apresentações. Entre os museus participantes estão o Guggenheim e o Metropolitan. Não é preciso reservar ou solicitar tickets com antecedência. Confira informações no site oficial.

23. MoMa

O Museu de Arte Moderna de Nova York é um dos mais famosos e importantes museus do mundo. Sua entrada normalmente custa U$ 25, mas é possível conhecer o acervo gratuitamente todas as sextas-feiras entre as 16h e 20h. Para evitar longas filas, chegue com antecedência ou após as 18h. O MoMa fica no 11 W 53rd St, entre a quinta e a sexta avenida.

24. Museu Americano de História Natural

Uma das mais impressionante coleções de história natural do mundo está a sua disposição gratuitamente. O museu apenas sugere um pagamento de U$25, mas você pode optar por não pagar nada ou, se preferir, escolher o horário em que as portas são totalmente abertas, entre 16:45h e 17:45h. O Museu fica na Central Park West com a 79th St, Upper West Side.

25. Orquestra Filarmônica de Nova York

Se você tem entre 13 e 26 anos, a Orquestra Filarmônica de Nova York tem ingressos gratuitos para você nos concertos de sexta-feira. Os ingressos para cada semana são distribuídos online, toda segunda-feira a partir do meio-dia. Como os tickets esgotam com velocidade, aposte no F5. Clique aqui para garantir seu ingresso.

26. Jardim Botânico de Nova York

O Jardim Botânico de Nova York ocupa uma área superior a um milhão de metros quadrados. Além das plantas expostas de forma permanente, exposições temporárias de flores são atrações que valem a visita. a entrada é gratuita nas quartas-feiras durante todo o dia e nos sábados das 9h às 10h. O endereço é Bronx River Pkwy e Fordham Rd, The Bronx.

27. New York Historical Society

Fundado em 1804, ele foi o primeiro museu de Nova York. Atualmente, abriga uma enorme coleção permanente, que inclui pinturas, esculturas e artefatos históricos, além de receber exposições itinerantes. Os ingressos custam U$20, mas todas as sextas-feiras, das 18h às 20h, você pode pagar o quanto desejar pela entrada – ou escolher não pagar nada. A sociedade fica no 2 W 77th St e Central Park West, Upper West Side.

28. Bronx Zoo

O famoso Zoológico do Bronx abre suas portas todas as quartas-feiras no sistema “pague o quanto puder”. Ele fica no número 2300 da Southern Blvd, Bronx.

29. Brooklyn Bridge Park

Atravesse a ponte do Brooklyn a pé e aproveite a belíssima vista do Brooklyn Bridge Park.

30. The Morgan Library & Museum

Os apaixonados por livros têm mais um ponto obrigatório na Big Apple. O The Morgan Library & Museum tem sua entrada gratuita todas as sextas-feiras das 19h às 21h. Ele fica no 225 da Madison Avenue com a 36th.

31. Guggenheim

Um dos museus mais famosos do mundo, o Guggenheim já é, por si só, uma enorme obra de arte. Você pode pagar o quanto quiser para entrar no museu todos os sábados, das 17:45h até as 19:45h. Ele fica em frente ao Central Park, no número 1071 da quinta avenida.

32. Memorial e Museu Nacional do 11 de Setembro

Quem vivenciou o dia 11 de setembro de 2001 se lembra exatamente do momento em que soube sobre os ataques às torres gêmeas. O mais impressionante ataque terrorista da história conta com um museu e memorial às vitimas capaz de tirar o fôlego até mesmo de quem não se emociona com facilidade. Não é a toa que o lugar tem caixas de lenços gratuitos espalhadas por todos os lados. Lá, você verá as imagens icônicas que marcaram o episódio de terror e conhecer de perto as ferragens, caminhões de bombeiros e estruturas do edifício que foram capas dos jornais no mundo todo. A entrada é gratuita todas as terças-feiras a partir das 17h. O museu fica no local original das torres, no número 180 da Greenwich St.

33. Brooklyn Museum

Se você é apaixonado pelo Egito antigo, não pense que somente o Metropolitan vai te satisfazer. O Brooklyn Museum não é tão conhecido pelos turistas, mas é um dos maiores museus de arte dos Estados Unidos. Somente sobre o Egito, são mais de 4 mil peças em sua coleção permanente, incluindo múmias preservadas em sarcófagos. As entradas são gratuitas todo primeiro sábado do mês, das 17h às 23h. Além de conhecer o museu, você pode aproveitar as dezenas de programações culturais, como apresentações musicais, exibições de filmes e performances de dança preparados especialmente para os dias de gratuidade. O museu fica na 200 Eastern Parkway, Brooklyn.

34. The Jewish Museum

O museu conta com um fascinante acervo permanente de mais de 30 mil obras de arte e artefatos históricos sobre a cultura judaica. O museu tem suas portas abertas todos os sábados, durante o dia inteiro. O museu fica no 1109 da quinta avenida, esquina com a 92nd St.

35. Coney Island Boardwalk

Para curtir Coney Island, que fica pertinho de Manhattan, você só vai pagar a passagem até lá. O lugar é agitadíssimo nos meses de verão e uma ótima alternativa para uma caminhada, seja com a galera ou em um programa mais família. Pegue um sorvete e boa caminhada!