8 dicas para escolher melhor o destino do seu intercâmbio

Por
Atualizado em 27.10.23

Quer fazer um intercâmbio mas não sabe nem por onde começar? Damos à você dicas fundamentais para iniciar o passo mais importante: escolher o destino que deseja ir.

Publicidade

1. Primeiro de tudo, você precisa ter em mente que idioma deseja aprender

Canva

Com essa informação, fica mais fácil saber quais os países que têm como língua nativa o idioma escolhido.

2. E qual o nível de conhecimento pela língua escolhida deseja adquirir

Isso vai determinar o tipo de curso que fará ou o tempo que precisará ficar em seu destino. Essa escolha será feita de acordo com o seu bolso e disponibilidade de tempo.

3. Saiba quais experiências que deseja extrair

Claro que aprender o idioma é o principal objetivo desta empreitada, mas saber o que espera dessa experiência também é fundamental. Assim você terá em mente se o seu destino será um local mais pacato ou uma grande metrópole.

4. Tenha em mente o quanto deseja e pode investir

Canva

Quanto maior for a cidade que escolher, os passeios que deseja fazer e o tempo que ficará, mais gastos você terá.

5. Pese as vantagens e desvantagens dos destinos que mais te agradam

Você odeia frio e no período da sua viagem é justamente quando neva? Mas em compensação o preço é muito bom e o curso se enquadra dentro das suas expectativas? Avalie se os pontos positivos do destino são maiores e mais favoráveis que os pontos negativos.

6. Veja quais destinos se enquadram na sua personalidade e estilo de vida

Você gosta de desbravar novos lugares, conhecer culturas totalmente diferentes da sua, curte a vida noturna ou ama a natureza? Para cada gosto há um destino ideal. Estude sobre isso.

7. Avalie que tipo de receptividade local você conseguiria lidar

Algumas pessoas precisam de receptividade acalorada, outras lidam bem com a frieza de alguns nativos. Estude com carinho esses pontos no momento em que for escolher para onde deseja ir.

8. … e pense nas suas limitações

Canva

Você precisa conhecer os seus limites e anseios para saber até onde pode ir, e para onde deve ir. Se a sua intenção é justamente ultrapassar os seus limites ou simplesmente estudar e conhecer novas pessoas e costumes. Determine exatamente o que deseja na hora de sua escolha, sempre lembrando que essa será uma das experiências mais importantes da sua vida, e por isso, não pode ser frustrante e nem decepcionante.