8 dicas para você evitar uma má surpresa ao reservar um hotel pela internet

Escrito por Dani Starck

Um hotel não é somente um local para dormir. A hospedagem durante uma viagem é parte importante da experiência, pois você precisa de um local acessível, seguro, confortável e limpo, para poder descansar e aproveitar bem os dias de férias no destino escolhido.

Continua após o anúncio

No entanto, como não cair na armadilha das reservas pela internet? Se nas fotografias oficiais tudo é lindo, veja estas dicas de como você pode aumentar suas chances de acerto e escolher um local agradável e confiável para ficar.

1. Sempre conferir as fotos de visitantes

Ao buscar um hotel, normalmente recorremos a sites de viagem para as reservas ou mesmo para visualizar as avaliações dos hóspedes. Essa prática é fundamental, principalmente por causa das imagens. As fotos oficiais do hotel sempre são bem produzidas e passam a ideia de um local excelente, mas é nas fotos dos viajantes que podemos ver a realidade do local. São nestas imagens que quartos sujos, problemas com vazamentos, mofo e outros aspectos aparecem — e acabam sendo decisivos para a sua escolha.

2. Dê uma volta pelo Google Street View

Fazer um passeio pelas redondezas do hotel é outra dica fundamental. Não basta saber que fica a “dois minutinhos do centro”, você precisa verificar se a área é bonita, limpa, segura e acessível. Use a função Street View, do Google Maps, a seu favor e passeie pela rua e pelos lugares mais próximos. Além de identificar os serviços que estão disponíveis por perto, você ainda pode conferir pontos de ônibus e, claro, saber como é realmente a fachada do hotel.

3. Desconfie de um site antigo demais

Esta dica não é uma regra, pois, muitas vezes, um website antigo pode esconder uma ótima hospedagem. No entanto, pode ser um forte indício de que o local não é modernizado, já que não se preocupa com este aspecto bem importante. Muitas vezes, um site antiquado também pode trazer fotos desatualizadas (ou seja, os locais podem estar mais deteriorados do que parecem), dados de contato antigos demais e até mesmo problemas na hora de efetuar a reserva através de um sistema pouco eficiente.

4. Leitura obrigatória: a opinião dos hóspedes

Assim como você já fez com as fotos do hotel, comparando as oficiais com as fotos de viajantes, leia também suas opiniões. Disponíveis aos montes nos sites de viagem, é através delas que você pode saber se o local é limpinho, se oferece um bom café da manhã ou se os funcionários são cordiais com os hóspedes. Fuja de locais com baixa pontuação e resenhas odiosas, pois elas não costumam errar.

5. Desconfie de superpromoções

Já diz o ditado: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Se você encontrar um hotel com preços que parecem ser bons demais para ser verdade, pode estar diante de uma grande cilada. Às vezes, os lugares podem fazer megapromoções antes de fechar as portas ou oferecem preços irrecusáveis em períodos pouco atraentes de viagem — períodos com problemas climáticos, feriados em que tudo estará fechado etc. Desconfie sempre e busque maiores informações.

6. Busque cadeias mais conhecidas

É claro que existem milhões de bons hotéis pequenos e familiares, prontos para receber seus hóspedes com muita qualidade. Mas, na mesma proporção, também temos hotéis cheios de problemas. Por isso, se você não conhece uma cidade, uma das dicas para reservar o hotel é buscar por cadeias bem conhecidas. Grandes nomes do mundo hoteleiro podem ser a garantia de que você está reservando um serviço que já conhece e, normalmente, têm preços em conta e boa localização.

7. Confirme sua reserva com um funcionário do hotel

Sites de reserva são ótimos e bastante práticos, é verdade. No entanto, para evitar uma péssima surpresa depois de chegar cansado de uma longa viagem, o ideal é sempre ter sua reserva confirmada por um funcionário do estabelecimento. Mesmo depois de receber uma mensagem com o código de sua estadia, tente entrar em contato direto com o hotel por telefone ou e-mail, para se certificar de que todas as informações foram passadas corretamente. Você também pode aproveitar para tirar eventuais dúvidas de forma mais objetiva.

8. Confira atentamente a lista de serviços oferecidos

Ao fazer sua reserva, uma série de serviços do hotel é apresentada e você deve ler cada item com muita atenção. O wi-fi é gratuito? Ótimo, mas ele está disponível somente nas áreas comuns ou também nos quartos? O café da manhã muitas vezes é oferecido, mas nem sempre está incluso na sua taxa de reserva. Confira se será necessário pagar a parte e qual é o custo adicional. Veja também as opções e custos de lavanderia e telefonia, condições para o uso das áreas comuns e tudo mais que estiver listado para você.

Estas foram algumas dicas que podem ajuda você a evitar dores de cabeça durante suas viagens. Você também pode conferir outras dicas de hospedagem e localização de seu hotel ou hostel neste link. Esperamos que estes aspectos ajudem você a ter uma viagem ainda melhor.