Arequipa: o que fazer e onde se hospedar no paraíso histórico do Peru

Escrito por Natalia Petrin

Arequipa, conhecida como a “Cidade Branca” devido às construções que usam silla, uma pedra branca vulcânica, está localizada no Peru, e é o destino perfeito para aqueles que gostam de cidades históricas e de arquitetura.

Mas não é só isso, a segunda maior cidade do país é tranquila e possui um verão curto, porém bastante agradável, e inverno ameno.

Mapa de Arequipa

A cidade está localizada ao sul do Peru, rodeada por diversos picos.

Colonizada pelos espanhóis, Arequipa é onde, ainda hoje, reside grande parte da elite peruana, e foi nomeada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Está localizada aos pés de três vulcões, Chachani, Picchu Picchu e El Misti e está situada a 2400 metros de altitude. De seus vulcões, El Misti encontra-se adormecido, tendo a sua última erupção ocorrido no ano de 1985.

Como chegar

A cidade conta com aeroporto, mas para chegar em Arequipa do Brasil é preciso fazer conexões em Lima.

Além disso, para quem vai fazer um tour pelo Peru, é possível chegar ao terminal da cidade a partir de todas as outras cidades do Peru.

O que fazer em Arequipa

Em Arequipa é comum encontrarmos turistas mochileiros, mas também aqueles que procuram por conforto e viajam com mais dinheiro, tendo, portanto, atrações para diversos gostos.

1. Plaza San Francisco

A praça conta com uma igreja com bela arquitetura e com coral que costuma ser ponto turístico. Com clima interiorano, a praça reúne vendinhas de alimentos e de artesanato local.

2. Monastério Santa Catalina

Há quem diga que esta atração é imperdível. O Monastério tem o tamanho de um quarteirão e conta com ruas em seu interior. A visita fica muito mais interessante com a presença de um guia, mas vale a pena mesmo se não puder gastar com isso.

3. Museu de Artefatos Andinos

Neste museu com visita guiada, encontra-se a famosa Juanita, uma múmia que foi encontrada no ano de 1995, intacta.

A garota de aproximadamente 12 anos foi sacrificada ao topo de um dos vulcões em um ritual, e seu corpo ficou conservado por meio de congelamento através do tempo. Mas é preciso se planejar, pois no começo do ano, entre os meses de janeiro e abril, Juanita recebe manutenção em sua conservação, não sendo possível acompanhar sua exposição.

4. Plaza de Armas

A Plaza de Armas é a principal praça da cidade, enriquecida pela belíssima arquitetura espanhola e pela utilização das pedras brancas em suas construções.

Cartão postal da cidade, a praça conta com restaurantes, hotéis, lojas de artesanato, além da sede da prefeitura. É nesta praça, também, que ocorrem as principais festas da cidade.

5. Catedral

A Catedral encontra-se na Plaza de Armas. Sua construção é datada do século XVII e teve que ser reconstruída parcialmente diversas vezes em decorrência de terremotos.

Em seu interior, conta com detalhes em ouro e o altar maior, que foi fabricado na Itália com materiais como mármore e bronze.

6. Centro Histórico

O passeio pelo Centro Histórico de Arequipa vale muito a pena, como todos os centros históricos, mas possui seus diferenciais.

Com grandes casarões, igrejas e conventos, o centro histórico da cidade conta com excelentes opções gastronômicas locais e com muitos dos pontos turísticos da cidade.

7. Vulcões

Dentre os três vulcões da cidade, o El Misti é um símbolo da cidade, muito visitado por escaladores.

A visita vale a pena para quem gosta de caminhadas, já que elas poderão te levar a belas vistas de paisagens da cidade, bem como do Vale do Chili. O vulcão ativo teve registradas aproximadamente cinco erupções durante o século XX e garante um passeio bastante emocionante.

8. Mirador de los Andes

Localizado entre Chivay e Arequipa, o Mirador de los Andes, ou simplesmente mirante dos vulcões, é um passeio que deve entrar na lista dos turistas.

De lá, é possível observar os vulcões El Misti, Chachani, Ampato, Sabancaya, entre outros, mas é preciso levar blusas, pois o local é bem frio.

9. Mirador de Carmen Alto

Localizado a aproximadamente 2,5 km da Plaza de Armas, o Mirador de Carmen Alto é uma excelente opção para quem quer ver a cidade de cima, além de ter diversas opções de sucos feitos com frutas típicas da região.

10. Yanahuara

Yanahuara é um bairro tranquilo da cidade, que com certeza vale a visita. Com construções coloniais belíssimas, as ruas são estreitas e tranquilas, e dá para conhecer as famosas construções de pedras brancas.

11. Museu Arqueológico

iStock

No Museu Arqueológico da Universidade San Agustín estão expostos, além de objetos de ouro e prata do período colonial, achados arqueológicos da cidade que pertenceram a povos como Nazca, Tiwanaku, Wari e Inca.

Existem ainda inúmeros pontos turísticos para conhecer em Arequipa, como o condor planando no Cânion, para quem gosta de acordar cedo, entre outros.

Onde se hospedar em Arequipa

Um ponto importante do planejamento de sua viagem para Arequipa, é a região onde vai se hospedar.

Encontrar hotéis próximos à região central da cidade facilita muito nos passeios, que ficam mais próximos e mais acessíveis.

1. Hotel Katari – $$$$

Com uma das mais belas vistas da cidade, o Hotel Katari está localizado na Plaza de Armas e tem uma excelente avaliação por turistas que passaram por lá.

2. Casa de Avila – $$$

O hotel Casa de Avila está localizado no centro histórico da cidade e conta com um jardim onde é servido um delicioso buffet de café da manhã.

3. Crismar Hotel – $$

Também localizado na região central da cidade, o Crismar Hotel

4. Mirador Del Monasterio – $$$

Localizado na área histórica de Arequipa, o Mirador Del Monasterio possui fácil acesso a diversos pontos turísticos da cidade. Ele é avaliado com o melhor custo-benefício por muitos visitantes.

5. Wyndham Costa del Sol Arequipa – $$$$$

Com piscina ao ar livre, o hotel Wyndham Costa del Sol Arequipa está localizado a 15 minutos a pé do centro histórico. Ele é uma excelente opção para quem procura conforto e descanso, além dos pontos turísticos.

6. Casona Plaza Hotel Arequipa – $$$

Com decoração rústica, o Casona Plaza Hotel Arequipa está localizado a três quadras da Plaza de Armas, e conta com conforto e excelente custo-benefício.

Além dessas hospedagens, a cidade turística conta com diversas opções, desde as mais baratas, preferidas por mochileiros, até as mais caras e luxuosas para você desfrutar de muito conforto durante suas férias em Arequipa.

Mais fotos para te convencer a visitar Arequipa

Se você ainda não se convenceu que Arequipa é um excelente destino para suas próximas férias, confira a galeria de fotos que selecionamos:

1. A arquitetura preservada do Bairro Colonial é encantadora

2. E os vulcões garantem um visual deslumbrante para as suas fotos

3. Mas não é só o bairro colonial que encanta com sua arquitetura

4. Nem só os vulcões que garantem fotos perfeitas pra guardar lembranças da viagem

5. As Pedras Brancas vulcânicas impressionam

6. Você não pode deixar de visitar o Monastério…

7. A Catedral de Cayma

8. nNm de dar umas voltas pela cidade à noite

9. Conhecer as graciosas e simpáticas alpacas

10. E ir ver o voo do famoso Condor de Arequipa

Arequipa, além de cidade turística, conta a história de uma civilização no Peru, construída sob a colonização espanhola, com pratos típicos, regiões encantadoras e uma cultura magnífica para conhecer e desfrutar de histórias. Um destino que vale a pena inserir em seu roteiro de viagens.

PARA VOCÊ