Por Natalia Petrin
Arequipa, conhecida como a “Cidade Branca” devido às construções que usam silla, uma pedra branca vulcânica, está localizada no Peru, e é o destino perfeito para aqueles que gostam de cidades históricas e de arquitetura.
Publicidade
Mas não é só isso, a segunda maior cidade do país é tranquila e possui um verão curto, porém bastante agradável, e inverno ameno.
Índice do conteúdo:
A cidade está localizada ao sul do Peru, rodeada por diversos picos.
Colonizada pelos espanhóis, Arequipa é onde, ainda hoje, reside grande parte da elite peruana, e foi nomeada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Está localizada aos pés de três vulcões, Chachani, Picchu Picchu e El Misti e está situada a 2400 metros de altitude. De seus vulcões, El Misti encontra-se adormecido, tendo a sua última erupção ocorrido no ano de 1985.
A cidade conta com aeroporto, mas para chegar em Arequipa do Brasil é preciso fazer conexões em Lima.
Além disso, para quem vai fazer um tour pelo Peru, é possível chegar ao terminal da cidade a partir de todas as outras cidades do Peru.
Publicidade
Em Arequipa é comum encontrarmos turistas mochileiros, mas também aqueles que procuram por conforto e viajam com mais dinheiro, tendo, portanto, atrações para diversos gostos.
A praça conta com uma igreja com bela arquitetura e com coral que costuma ser ponto turístico. Com clima interiorano, a praça reúne vendinhas de alimentos e de artesanato local.
Há quem diga que esta atração é imperdível. O Monastério tem o tamanho de um quarteirão e conta com ruas em seu interior. A visita fica muito mais interessante com a presença de um guia, mas vale a pena mesmo se não puder gastar com isso.
Neste museu com visita guiada, encontra-se a famosa Juanita, uma múmia que foi encontrada no ano de 1995, intacta.
A garota de aproximadamente 12 anos foi sacrificada ao topo de um dos vulcões em um ritual, e seu corpo ficou conservado por meio de congelamento através do tempo. Mas é preciso se planejar, pois no começo do ano, entre os meses de janeiro e abril, Juanita recebe manutenção em sua conservação, não sendo possível acompanhar sua exposição.
A Plaza de Armas é a principal praça da cidade, enriquecida pela belíssima arquitetura espanhola e pela utilização das pedras brancas em suas construções.
Cartão postal da cidade, a praça conta com restaurantes, hotéis, lojas de artesanato, além da sede da prefeitura. É nesta praça, também, que ocorrem as principais festas da cidade.
A Catedral encontra-se na Plaza de Armas. Sua construção é datada do século XVII e teve que ser reconstruída parcialmente diversas vezes em decorrência de terremotos.
Em seu interior, conta com detalhes em ouro e o altar maior, que foi fabricado na Itália com materiais como mármore e bronze.
Publicidade
O passeio pelo Centro Histórico de Arequipa vale muito a pena, como todos os centros históricos, mas possui seus diferenciais.
Com grandes casarões, igrejas e conventos, o centro histórico da cidade conta com excelentes opções gastronômicas locais e com muitos dos pontos turísticos da cidade.
Dentre os três vulcões da cidade, o El Misti é um símbolo da cidade, muito visitado por escaladores.
A visita vale a pena para quem gosta de caminhadas, já que elas poderão te levar a belas vistas de paisagens da cidade, bem como do Vale do Chili. O vulcão ativo teve registradas aproximadamente cinco erupções durante o século XX e garante um passeio bastante emocionante.
Publicidade
Localizado entre Chivay e Arequipa, o Mirador de los Andes, ou simplesmente mirante dos vulcões, é um passeio que deve entrar na lista dos turistas.
De lá, é possível observar os vulcões El Misti, Chachani, Ampato, Sabancaya, entre outros, mas é preciso levar blusas, pois o local é bem frio.
Localizado a aproximadamente 2,5 km da Plaza de Armas, o Mirador de Carmen Alto é uma excelente opção para quem quer ver a cidade de cima, além de ter diversas opções de sucos feitos com frutas típicas da região.
Yanahuara é um bairro tranquilo da cidade, que com certeza vale a visita. Com construções coloniais belíssimas, as ruas são estreitas e tranquilas, e dá para conhecer as famosas construções de pedras brancas.
iStock
No Museu Arqueológico da Universidade San Agustín estão expostos, além de objetos de ouro e prata do período colonial, achados arqueológicos da cidade que pertenceram a povos como Nazca, Tiwanaku, Wari e Inca.
Existem ainda inúmeros pontos turísticos para conhecer em Arequipa, como o condor planando no Cânion, para quem gosta de acordar cedo, entre outros.
Um ponto importante do planejamento de sua viagem para Arequipa, é a região onde vai se hospedar.
Encontrar hotéis próximos à região central da cidade facilita muito nos passeios, que ficam mais próximos e mais acessíveis.
Com uma das mais belas vistas da cidade, o Hotel Katari está localizado na Plaza de Armas e tem uma excelente avaliação por turistas que passaram por lá.
O hotel Casa de Avila está localizado no centro histórico da cidade e conta com um jardim onde é servido um delicioso buffet de café da manhã.
Também localizado na região central da cidade, o Crismar Hotel
Localizado na área histórica de Arequipa, o Mirador Del Monasterio possui fácil acesso a diversos pontos turísticos da cidade. Ele é avaliado com o melhor custo-benefício por muitos visitantes.
Com piscina ao ar livre, o hotel Wyndham Costa del Sol Arequipa está localizado a 15 minutos a pé do centro histórico. Ele é uma excelente opção para quem procura conforto e descanso, além dos pontos turísticos.
Com decoração rústica, o Casona Plaza Hotel Arequipa está localizado a três quadras da Plaza de Armas, e conta com conforto e excelente custo-benefício.
Além dessas hospedagens, a cidade turística conta com diversas opções, desde as mais baratas, preferidas por mochileiros, até as mais caras e luxuosas para você desfrutar de muito conforto durante suas férias em Arequipa.
Se você ainda não se convenceu que Arequipa é um excelente destino para suas próximas férias, confira a galeria de fotos que selecionamos:
Arequipa, além de cidade turística, conta a história de uma civilização no Peru, construída sob a colonização espanhola, com pratos típicos, regiões encantadoras e uma cultura magnífica para conhecer e desfrutar de histórias. Um destino que vale a pena inserir em seu roteiro de viagens.