10 atrações imperdíveis em Austin, Texas

Escrito por Carolina Catanzaro

Austin é a capital do estado do Texas, e pode se dizer que é um destino completo para todos os viajantes. O ar desencanado e alternativo, com um relevante e influente cenário artístico, em conjunto com as belezas naturais que cercam a cidade, atraem visitantes de todos os gostos e estilos.

Além de ocupar o posto de 4ª cidade mais populosa do Texas (e segunda capital nos EUA), Austin é também a cidade norte-americana que mais cresce no país.Com o slogan “Keep Austin Weird” — na tradução literal “Mantenha Austin Estranha” — os habitantes da cidade formam uma mistura diversificada de funcionários públicos e da área de tecnologia, universitários, músicos e uma comunidade LGBT vibrante.

Não pense duas vezes em incluir este destino texano ao seu roteiro; e chegando lá, não deixe de conferir essas atrações imperdíveis que ficam bem no coração da capital.

1. Visite o Texas State Capitol

Carolina Catanzaro

Texas State Capitol é o centro legislativo do estado. Inaugurado em 1888, este marco da capital é 4 mil metros mais alto do que a Casa Branca, em Washington DC. Muito do Capitólio, incluindo sua estrutura, a câmara do salão dos representantes e a sala de recepção do governador, permanecem idênticos ao projeto original construído no século passado.

Os turistas são sempre bem vindos a explorar o prédio por conta própria, usando os panfletos auto-guiados fornecidos pelo Centro de Visitantes do Capitólio (também disponível para download no site do Conselho de Preservação do Estado), ou podem reservar uma visita guiada gratuita, que geralmente dura cerca de 30 minutos. As excursões são oferecidas diariamente, e os viajantes também podem aprender mais sobre a história do Texas nas exposições. Os horários variam dependendo da temporada, então fique de olho no site oficial do local para planejar sua visita.

2. Explore a South Congress Avenue

Carolina Catanzaro

A Congress Ave (ou Avenida do Congresso), é uma importante via em Austin, no coração do centro da cidade, conhecida como Congresso do Sul, muitas vezes abreviada para SoCo.

O bairro localizado ao sul do Lady Bird Lake é uma excelente opção de passeio a pé para os visitantes, e um local popular entre os moradores. Esta avenida além de ligar pontos importantes da cidade, é também um ícone da história de Austin, refletida em suas butiques, restaurantes e galerias. Em sua extensão, você pode conferir as principais atrações contidas nesse roteiro.

3. Conheça mais sobre a história do estado no Bullock Texas State History Museum

Carolina Catanzaro

Bullock Texas State History Museum, como diz o nome, é um museu de história de propriedade do Conselho de Preservação do Estado do Texas. Sua principal missão é preservar e contar a história local, levando o nome do defensor de sua criação, Bob Bullock.

O museu fica a poucos quarteirões de distância do Texas State Capitol, e possui três andares com exposições interativas, com os temas terra, identidade e oportunidade, respectivamente. The Spirit Theatre apresenta o show Star of Destiny, uma apresentação com efeitos especiais que leva o público a uma jornada épica através da história do Texas, narrada pelo personagem de Sam Houston, soldado e político responsável pela independência do estado. Além das apresentações, diariamente o Teatro Texas Spirit também é usado pelo museu como um cinema multimídia com tecnologia IMAX, com projeção digital em 2D e 3D.

4. Dê uma passadinha no mural I Love You So Much

Carolina Catanzaro

O mural artístico I Love You So Much é com certeza uma das atrações mais populares da cidade. O grafite romântico foi feito em um muro próximo ao café Jo’s na Avenida do Congresso, pelo músico Amy Cook, natural de Austin. Ele revela que pintou a frase para a sua namorada, então proprietária do estabelecimento citado, Liz Lambert. Hoje, o icônico mural gera filas para selfies e retratos a qualquer hora do dia. Após o clique, aproveite para experimentar o café do Jo’s e continuar explorando o distrito.

5. Desbrave o universo alternativo da 6th Street

Sixth Street é o bairro histórico do entretenimento em Austin. A cena urbana e noturna pode ser comparada ao Bourbon Street de Nova Orleans, ou a avenida Augusta, de São Paulo. A área ao redor do bairro abriga muitos bares, clubes noturnos, estúdios de tatuagem e lojas de souvenirs desde a década de 1970. Mesmo durante a semana, é possível curtir música ao vivo e visitar as lojinhas; inclusive a Voodoo Doughnut. Com outras unidades em Portland (em Oregon), Voodoo é uma doceria famosa pelos seus deliciosos donuts em vários formatos e sabores, como o de vudus, símbolo da marca.

6. Curta um dos barzinhos na Rainey Street

Carolina Catanzaro

Essa é a rua oficial dos barzinhos em Austin, com opções para todos os estilos, de música ao vivo a restaurantes. Um dos locais mais interessantes para relaxar enquanto explora a cidade é o Container Bar. Com um conceito contemporâneo e casual, a casa é inteiramente composta de recipientes de transporte reciclado, empilhados em meio a um pátio arborizado — característica que deu origem ao nome do local. O Container Bar também é pet friendly, e conta com opções de aperitivos e variedades de cervejas que não vão ultrapassar o seu orçamento durante a viagem.

7. Não deixe de ir ao restaurante Oasis, em Lake Travis

Carolina Catanzaro

Oasis Lake Travis é conhecido como o maior restaurante ao ar livre do Texas, e é famoso por ser palco para um dos lugares mais lindos do estado para assistir o pôr do sol. E olhando a imagem, entendemos de cara o porquê. Localizado a três horas de distância do centro Austin, a visita ao restaurante com vista para o lago, que abriga até 2.500 pessoas, é muito procurado para cerimônias de casamento. Para não se perder no tempo enquanto admira a paisagem incrível, um sino anuncia a hora em que o sol começa a se despedir.

8. Experimente o sabor texano no Cooper’s Barbecue

Como muitos sabem, é praticamente impossível ir ao Texas e não experimentar seu legítimo barbecue. O estado é a terra do nosso clássico churrasco. O nome pode ser parecido, mas embora a apresentação e o estilo sejam um pouco diferentes, o sabor não deixa a desejar. Servido com diversas opções de guarnições, como batata, purê, salada ou macarrão com queijo, não tem como não se deliciar com este prato tradicional. Um dos restaurantes mais cobiçados para curtir essa experiência regional é o Cooper’s Barbecue, que quase sempre terá fila para entrar, mas você pode fazer o seu pedido no balcão, ou até se sentar ao redor do bar, e provar uma cerveja IPA enquanto aguarda. Não perca a oportunidade de experimentar essa refeição típica texana.

9. Volte a ser criança na Big Top Candy Store

Throwback e vintage, esse candy shop é pura nostalgia e tem literalmente o gostinho de infância. A loja é uma verdadeira viagem no tempo, com uma enorme variedade de guloseimas e maquininhas divertidas de doces (quem lembra?). De pirulitos a chocolates e milk shakes, a Big Top Candy Store, que também fica na Congress Avenue, é parada obrigatória para a hora da sobremesa — ou mesmo para fotos. Alguns doces são vendidos em tamanho família, afinal tudo é maior no Texas (e no restante dos Estados Unidos). Impossível não querer levar nada, nem que seja somente como uma recordação; e pensando bem, aqui até vale dar uma escapadinha da dieta.

10. Divirta-se ao ar livre no Barton Creek

Carolina Catanzaro

Kayaking é mais uma excelente opção de atividades ao ar livre em Austin. Existem diversos locais para o aluguel de caiaques, e os melhores ficam um pouco escondidos, próximo ao Barton Springs. Além de um passeio relativamente barato, a atividade é uma maneira fantástica de aproveitar a cidade. Ao longo de todo lago Barton, o cenário natural bem no meio da região central é admirável. Ao redor do parque também é possível realizar atividades de escalada, tubing e mergulho.

No Texas, a temperatura é sempre favorável para passeios. Se você curte explorar todos os pontos turísticos andando, isso não será problema em Austin, já que todas as atrações ficam bem próximas uma das outras. Reservar um hotel no centro da cidade é uma boa escolha. Assim como o Uber, o aplicativo de caronas Lyft também funciona bem por lá. Reserve um bom chapéu e protetor solar, caso esteja planejando visitar o estado entre os meses de junho e julho, pois esta temporada é o pico do verão americano, em que os termômetros alcançam até ou mais de 40 graus. No mais, é só curtir o que a região tem de melhor a oferecer.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS

PELA WEB