Barra do Sahy: guia com atrações, restaurantes e hospedagens

Escrito por Carla Brasiliense

Se você procura por um destino tranquilo para descansar durante a sua próxima viagem, coloque a Barra do Sahy em seu radar. Localizada no litoral norte de São Paulo, precisamente entre as praias da Baleia e Praia Preta, este paraíso natural é o local perfeito para tomar um banho de mar e praticar esportes náuticos.

A estrutura da Barra do Sahy é também bastante convidativa. Os bares e restaurantes mais elogiados de São Sebastião estão lá por perto, e há ainda ótimas opções de hospedagem para que você fique muito bem instalado durante os seus merecidos dias de descanso.

O que fazer em Barra do Sahy?

Até as atividades realizadas na Barra do Sahy proporcionam momentos relaxantes em meio a natureza. Saiba quais serão suas opções:

1. Rochedos do Canto Bravo

No canto sul da praia estão os Rochedos do Canto Bravo, que ganhou esse nome por formar uma piscina natural entre as pedras ao pé do Morro do Capocu. Mesmo sendo perigoso por conta dos rochedos, vale a pena redobrar o cuidado, e não só conhecer o local, mas também aproveitar para fazer um mergulho inesquecível.

2. As Ilhas

Da faixa de areia da Barra do Sahy é possível avistar As Ilhas, e chegar até ela é uma atividade bastante popular na região. A travessia pode ser feita de barco (o percurso dura em torno de 10 minutos), e em dias ensolarados e com o mar mais tranquilo, de caiaque ou stand up paddle. Você poderá curtir um dia relaxante debaixo do guarda-sol por lá, e ainda assistir um belíssimo pôr do sol.

Dica: se a ideia é não gastar muito, leve bastante bebidas e comidinhas para As Ilhas, pois a única barraca disponível oferece tudo isso por um preço não muito em conta.

3. Capela de Santana

A capela Nossa Senhora de Santana é de uma beleza singular, marcada por sua simplicidade e rusticidade. É possível avistar suas cores azul e branca logo da ponte de acesso, rendendo fotos impressionantes deste bucólico cenário.

4. Mata Atlântica

Um dos passeios mais procurados de Barra de Sahy é a trilha pela Mata Atlântica. Nela, o turista passará por um percurso impressionante, que leva a uma belíssima cachoeira. Não deixe de incluir esta atividade em seu roteiro, que pode ser feita por intermédio de uma agência local.

5. Rio Sahy

No canto norte da praia, está localizado o Rio Sahy, bem próximo da capela. Nele, além de curtir um mergulho em águas tranquilas, é possível realizar um passeio de barco, por apenas R$10 por pessoa. Uma ótima oportunidade para conhecer toda a natureza do entorno.

6. Pesca marítima

Pixabay

Se você é fã de pescaria, leve seus equipamentos, pois lá é o local ideal para praticar o esporte. Há diversas pessoas pescando peixes e siris com tarrafas, sem precisar avançar muito no mar, com a água na altura da cintura. Nem precisará de barco para você se divertir!

5 pousadas para se hospedar na Barra do Sahy

Aproveite para curtir ainda mais a região se hospedando nas melhores pousadas próximas à praia. Conheça cinco opções:

  1. Pousada Aroeira: Uma aconchegante e pequena pousada com 16 quartos, que contam com ar condicionado e um deck delicioso para passar a tarde. A pousada Aroeira fica próxima da praia e disponibiliza guarda-sois para seus hóspedes.
  2. Bico Verde: São 14 quartos grandes, piscina próxima do bar, sauna seca, jardim e um playground para as crianças se divertirem. Já imaginou acordar, abrir a janela e ter uma vista impressionante da natureza?
  3. Pousada Moryba: Com bastante área verde na parte externa da pousada, a Moryba tem 16 quartos aconchegantes com ar condicionado e uma decoração mais praieira. Se desejar ir passar o dia na praia, que fica bem próxima, solicite o guarda-sol na recepção.
  4. Pousada Ilhas de Juquehy: Uma pousada grande que conta com 24 quartos com varanda e rede para descanso, banheira para você relaxar, jardim e uma área comum de TV para todos os hóspedes.
  5. Pousada Piavu O local ideal para descansar e poder dormir até mais tarde, já que os quartos têm blackout na janela. Além de rede na sacada, um salão de jogos e fliperama, a pousada conta também com 3 piscinas externas e um bar perto.

5 restaurantes imperdíveis na Barra do Sahy

  1. Pizzaria Hakuna Matata: Uma pizzaria de ambiente confortável, com forno a lenha e muitas opções de sabores para você escolher. O ambiente é bem roots, com música ao vivo. Basta entrar, relaxar e comer.
  2. Restaurante Fundo de Quintal: Tudo começou quando a proprietária desejava abrir algo que aumentasse a renda da família, e então montou um restaurante nos fundos de sua casa, e deu tão certo que o Fundo de Quintal faz sucesso em Barra do Sahy há mais de 20 anos. Conte com um ambiente rústico, chão de areia e decoração com artesanatos de frutos do mar, enquanto você curte uma deliciosa refeição.
  3. Tiê Sahy: Especializado em frutos do mar e comida contemporânea, Tiê Sahy é um dos restaurantes mais chiques da praia. Ele fica localizado dentro da pousada que leva o mesmo nome do restaurante. Por ser um dos mais procurados da região, a sala de espera é bem preparada para você aproveitar o tempo, com bar, jogos, livros e revistas e uma lareira.
  4. Azul do Mar: Famoso por seus deliciosos lanches e também pelo “peixe do dia”. O Azul do Mar abre de domingo a domingo, com um cardápio bem variado, e por um preço acessível.
  5. Restaurante As Ilhas Netuno: Aqui você fará a sua refeição desfrutando de uma bela vista para o mar. Além do almoço e jantar deliciosos, o lugar também é bastante procurado para tomar uns bons drinks. O preço é um pouco mais alto, mas que todos os turistas afirmam valer a pena, especialmente pela paisagem de tirar o fôlego!

12 fotos da Barra do Sahy que vão te deixar de queixo caído

Você certamente desejará ir para a Barra do Sahy na primeira oportunidade, assim que conferir as imagens a seguir:

1. Mergulhe em um mar de água transparente

2. Pratique yoga com esta vista surpreendente

3. Olhe o mar e relaxe

4. Aprenda a surfar de verdade

5. E banhe-se nas piscinas naturais

6. Aproveite para fazer um ensaio fotográfico e eternize a sua viagem

7. Coma deliciosos frutos do mar enquanto relaxa

8. Praticar Stand Up é a pedida

9. E também um belo passeio de lancha pelas Ilhas

10. Que tal tomar um drink enquanto admira o mar?

11. Se encante com o pôr do sol

12. Relaxe o corpo e a mente

Gostou do que viu? Então prepare as malas, pois este paraíso está esperando por você!

PARA VOCÊ