Belgrado: surpreenda-se com a incrível e histórica capital da Sérvia

Escrito por Sheila Almendros

Belgrado é uma das cidades mais antigas da Europa e sua história é marcada por grandes tumultos e guerras. Mas mesmo que boa parte de seu legado arquitetônico tenha sido destruído em meio a batalhas, é um destino que oferece muitas atrações, uma rica gastronomia e uma vida noturna bastante agitada. Conheça melhor a capital da Sérvia:

Mapa de Belgrado

Belgrado é a maior cidade da Sérvia e também a capital do país. Localizado na região sudeste da Europa, o município é banhado por dois importantes rios (Danúbio e Sava) e possui aproximadamente 1.700.000 habitantes. Sua distância das cidades Saravejo e Zagreb é de 293 km e 392 km, respectivamente.

História de Belgrado

Belgrado existe há mais de 7 mil anos, sendo o berço do Vinča, uma cultura pré-histórica de grande importância para a Europa. Já foi abrigo de gregos e celtas, colonizada por romanos, até ser definitivamente ocupada pelos sérvios a partir do século VII. Durante todos esses anos desde o seu surgimento, Belgrado sofreu com 122 batalhas, entre elas a Primeira e Segunda Guerras Mundiais, e foi reconstruída 44 vezes. Apesar de muitas construções antigas terem sido perdidas, a cidade ainda mantém viva a sua história em edifícios remanescentes, museus, monumentos, entre outras atrações.

Turismo em Belgrado

Conheça as principais atrações da capital da Sérvia que não podem faltar em seu roteiro:

1. Templo de São Sava

Localizado no planalto de Vračar, o Templo de São Sava é conhecido por ter sido o local onde os restos mortais de São Sava foram queimados em 1595 para quebrar o espírito sérvio. É a maior igreja ortodoxa da Sérvia, e também uma das 10 maiores do mundo. Sua construção nunca foi finalizada por completo, e algumas áreas são fechadas devido às obras ainda em andamento.

2. Kalemegdan – Fortaleza de Belgrado

A principal atração da cidade foi construída para servir de estrutura defensiva durante o período do século II ao XVIII, com localização estratégica entre os rios Danúbio e Sava. O complexo é uma das poucas construções históricas que ainda permanece intacta, dividido entre a Fortaleza de Belgrado (transformada em um museu), as Cidades Alta e Baixa (Gornji-Donji Grad), e o Parque Kalemegdan. Aproveite esta atração gratuita para assistir o pôr do sol da muralha: é imperdível!

3. Knez Mihailova Street

Essa é uma das vias comerciais mais importantes da cidade e, para melhor aproveitamento do passeio, deve ser desbravada a pé. Aproveite para conhecer as lojas, restaurantes, sorveterias, bares e todas as construções do entorno, que dão um charme maior ao local. Se o tempo colaborar, músicos e artesãos estarão espalhados pelas calçadas, dando um temperinho especial à região.

4. Museu Nikola Tesla

Esse pequeno museu tem em exposição algumas das invenções de Nikola Tesla, além de atrações interativas bem divertidas. As visitas podem ser guiadas (em inglês) com duração de uma hora e é recomendado comprar os ingressos antecipados, devido à grande procura. A entrada custa cerca de 4€ e o museu fica aberto de terça a domingo, das 8h às 20h.

5. Ada Ciganlija

Transformada artificialmente em uma península, a ilha fluvial Ada Ciganlija fica no curso do rio Sava e é comumente chamada de parque. O local possui uma extensa área verde, uma praia artificial, bares, restaurantes, aluguel de bicicletas e muitas oportunidades para a prática de esportes. Reserve um dia inteiro para desbravar a região, descansar e também curtir cada atração de Ada Ciganlija.

6. Museu Nacional da Sérvia

Após um período de 15 anos fechado, o Museu Nacional da Sérvia reabriu suas portas em 2018. São mais de 400 mil peças expostas, uma biblioteca de livros clássicos e um arquivo de documentos históricos, além de um vasto acervo com obras de arte assinadas por Claude Monet, Pablo Picasso e Edgar Degas, objetos históricos como moedas antigas, arte medieval e moderna da Sérvia. Anote os horários de visitação: terça, quarta, sexta e domingo, das 10h às 18h, e quinta e sábado, das 12h às 20h.

7. Museu da Iugoslávia

Conheça a história da Iugoslávia de uma forma diferente neste museu homônimo — a exposição conta com diversas imagens, entre fotos, painéis e temas publicitários, narrando a trajetória do antigo país na região dos Bálcãs na Europa em diversos segmentos, como economia, educação, cultura, entre outros. A atração ainda conta com uma sala especialmente dedicada ao líder Tito, com documentário, retratos e um mausoléu do estadista. Não espere encontrar uma atração tradicional por lá — o Museu da Iugoslávia é diferente de tudo o que você já viu antes!

8. St. Mark’s Church

A linda igreja de São Marcos, uma das mais importantes do país, é aberta à visitação gratuitamente. Sua antiga construção, menor e abrigada em outro local, foi bombardeada por completo em 1941. Um novo edifício bem mais amplo foi erguido no bairro de Palilula e atrai turistas de todo o mundo, além dos fiéis ortodoxos que frequentam assiduamente suas missas.

9. Tašmajdan Park

Localizado na zona de reserva natural de Miocenski Sprud-Tasmajdan, este parque faz parte de um complexo histórico chamado Stari Beograd (Antiga Belgrado), e abriga diversos atrativos da cidade, como a St. Mark’s Church, o Parlamento Nacional, as faculdades de Direito e Técnicas e a estação de metrô Vukov Spomenik. Aproveite o lindo espaço arborizado para contemplar o entorno, praticar exercícios ou tomar um delicioso café.

10. The Millenium Tower – Gardoš Tower

Inaugurado em agosto de 1896 para celebrar mil anos de assentamentos húngaros na planície da Panônia, a Millenium Tower, também chamada de Gardoš, fica no topo de uma colina e oferece uma vista privilegiada da cidade. A entrada para o térreo do edifício é gratuita e há uma pequena exposição sobre a construção do local, mas o acesso ao observatório custa 2€ (e vale cada centavo!).

As atrações de Belgrado são repletas de cultura e história e vão garantir uma experiência incrível à sua viagem.

Restaurantes em Belgrado

A gastronomia da Sérvia é marcada pela influência tradicional dos Balcãs e a modernidade da cozinha europeia. Carnes, pastéis folhados e vegetais são encontrados facilmente nos cardápios dos restaurantes e agradam os paladares mais exigentes.

Com um nome altamente sugestivo, o Holesterol oferece um cardápio bastante distante da rota turística da cidade (os menus estão disponíveis somente em sérvio), mas que é bastante conhecido pelos moradores por oferecer refeições dividas entre alto e baixo índice de colesterol. Se a ideia é conhecer a famosa ćevapčići, uma salsicha típica da Sérvia, vá até o To Je To, pertinho da Praça da República. Já o Ambar, um restaurante bastante sofisticado, oferece 70 variedades de pratos tradicionais, que podem ser degustados enquanto você aprecia a melhor vista do rio Sava.

Faça um delicioso tour gastronômico pela cidade de mente aberta, a culinária de Belgrado pode parecer exótica, mas vale a pena se arriscar!

Onde ficar em Belgrado

Encontrar uma boa hospedagem em Belgrado que atenda exatamente às suas exigências não é uma tarefa difícil. As opções variam de acordo com a localização e tipo de estrutura.

O hostel Arkabarka oferece o melhor custo-benefício em uma estrutura completa. Conta com quartos com ar-condicionado, lareira e banheira, além do café da manhã e wi-fi gratuitos. No Balkan Hotel Garni, o hóspede terá serviço de quarto, suítes com sacada, frigobar e TV de tela plana, e ainda oferece câmbio na recepção. Para quem não abre mão de luxo e conforto, o Hotel Townhouse 27 ganhou certificado de excelência pelo Travellers’ Choice em 2019 e oferece serviço de concierge, translado para o aeroporto, restaurante e ainda é pet friendly.

Dicas de quem já foi a Belgrado

Confira os vlogs a seguir para anotar as melhores dicas de quem já foi a Belgrado:

O que fazer em um dia em Belgrado

Se a sua estadia em Belgrado for curta, esse vídeo é para você: tome nota das atrações que não podem faltar em um roteiro de um dia na cidade.

Fortaleza de Belgrado

Além de conferir o melhor cenário da Fortaleza de Belgrado, o casal fala do quanto se gasta com alimentação na cidade, como se comunicar com atendentes, como se deslocar com tranquilidade e o clima típico da região.

Vida noturna de Belgrado

Conheça a agitada vida noturna de Belgrado neste tour pela região central da cidade e surpreenda-se com as ruas lotadas de moradores e turistas de todos os cantos do mundo. Os atrativos são tantos que será difícil escolher um local só para conhecer!

Impossível não sentir ainda mais vontade de viajar depois de conferir esses vídeos, não é mesmo?

Mais fotos de Belgrado que vão te encantar

Já que imagens falam mais que mil palavras, vamos conferir alguns cliques irresistíveis da capital da Sérvia?

1. Belgrado é uma cidade que sofreu grandes destruições ao longo dos anos

2. Mas mesmo que poucas construções antigas tenham sobrevivido aos bombardeios

3. Há muito de sua história em diversos cantos da cidade

4. Praças e museus reconstituem muito de sua trajetória

5. E você poderá escolher conferir muitas atrações

6. Você encontrará muito da arquitetura clássica em cada edifício

7. E igrejas ortodoxas de grande importância para o país

8. Algumas foram construídas em grandes parques

9. E surpreendem com suas estruturas

10. Belgrado tem um charme indescritível em qualquer estação do ano

11. E pode ser desbravada de diversas maneiras

12. Até mesmo do alto

13. Desta maneira…

14. O moderno e o antigo se misturam com maestria

15. E transformam Belgrado em uma cidade ímpar

Belgrado é um destino incrível que garantirá uma experiência única durante a sua viagem. Aproveite cada segundo e volte para casa cheio de histórias para contar. E se você estiver fazendo um tour pelo leste europeu, conheça também Sarajevo.

PARA VOCÊ