Cachoeira da Mariquinha: descubra a beleza desse destino no Paraná

Escrito por Liz Santana

A Cachoeira da Mariquinha é um local de conservação da mata nativa, com formações de arenito onde se configura uma prainha. A queda d’água de 30 metros é um dos principais atrativos, que encanta todos os visitantes por sua beleza natural. Então, se você está buscando um contato maior com a natureza, vai amar conhecer essa atração. Veja mais a seguir:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica a Cachoeira da Mariquinha

A Cachoeira da Mariquinha fica a 35 km do município de Ponta Grossa, no Paraná. O local fica dentro de uma propriedade particular e é bastante frequentado sobretudo pelos moradores da cidade, que vão pra descansar, tomar um banho de rio e curtir a natureza. Por isso, esse é o lugar ideal para fugir da agonia dos grandes centros urbanos.

Como chegar

Para chegar, é preciso passar pela Rodovia do Talco, na PR 513, a partir do km 18. Em seguida, o visitante passará pelo povoado de Passo do Pupo e percorrerá mais 1,4 km até chegar ao destino. Então, é só estacionar o seu veículo no local apropriado e fazer uma trilha rápida de cinco minutos.

O que você precisa saber antes de ir

A atração é perfeita para passar um dia, levar as crianças e se divertir. Mas, antes de ir, é muito importante que você tenha em mente que deve cuidar do meio ambiente para que o lugar continue preservado. Por isso, acompanhe as dicas que listamos para quem deseja conhecer essa prainha:

  • Onde comer: o local possui uma pequena lanchonete, que vende comidas e bebidas simples. Além disso, você ainda terá à sua disposição uma área para churrasco ou poderá levar os seus lanches.
  • Valor da entrada: as entradas custam R$ 30 (a inteira) e R$ 15 (a meia, para estudantes, professores e doadores de sangue apresentando a carteirinha). Crianças menores de 6 anos e idosos acima de 60 anos não pagam.
  • Horário de funcionamento: a Cachoeira da Mariquinha funciona das 8h às 20h, todos os dias da semana. No entanto, se puder escolher um dia, prefira os dia de semana e se encante com lindas paisagens.
  • Dificuldade da trilha: saindo do estacionamento, a trilha é de fácil acesso e geralmente leva-se até 5 minutos para chegar à cachoeira. Portanto, pode-se levar crianças e idosos, pois o percurso é supersimples.
  • Estrutura geral: o local possui área de camping para os mais aventureiros, além de mesas, chuveiros e pias – perfeito para quem vai passar mais de um dia.
  • O que levar: se você for passar apenas uma tarde, leve objetos pessoais. Se vai acampar, leve trajes de frio e itens essenciais para passar a noite.
  • Qual roupa usar: recomenda-se ir com roupas leves e tênis. Apesar de a trilha ser bem curtinha, quanto mais confortável você estiver, melhor será o seu passeio.
  • Atrações: uma das sensações da Cachoeira da Mariquinha é a possibilidade de fazer rapel. Portanto, se você ama esportes radicais, vai gostar dessa opção super-radical.

Agora que você já viu as principais informações sobre a Cachoeira da Mariquinha, confira outras dicas dos visitantes que estiveram no local. Não deixe de ver os vídeos um por um e tirar suas próprias conclusões sobre os encantos desse paraíso.

Vídeos sobre as belezas naturais da Cachoeira da Mariquinha

Antes de conhecer a cachoeira, é fundamental que você veja a opinião dos visitantes que estiveram na região. Anote todas as dicas que puder e vá preparado para passar um dia maravilhoso!

Vídeo incrível da Cachoeira da Mariquinha

Nesse vídeo, você verá o caminho até a Cachoeira da Mariquinha e descobrirá um pouco mais sobre esse lugar lindo.

Continua após o anúncio

Trilha para o paraíso

Conheça a trilha que leva à Cachoeira da Mariquinha, passando pelo Buraco do Padre. Saiba como chegar, veja os valores e muitas outras informações que serão valiosas para você.

Um pulo nas águas doces

Veja ótimas dicas sobre a Cachoeira da Mariquinha e outros pontos turísticos próximos do local. Desfrute também de lindas imagens feita pelos viajantes.

Agora que você já sabe como chegar, os melhores trajetos e o que fazer nessa atração, prepare a mochila com seus itens básicos e se planeje para passar um final de semana sensacional. Não se esqueça de chamar seus amigos mais aventureiros. Certamente, eles vão amar!

17 fotos incríveis da Cachoeira da Mariquinha

Olhar as fotos dos destinos que queremos conhecer é uma das melhores maneiras de nos sentirmos mais próximos deles. Por isso, se apaixone ainda mais pela natureza preservada e pelas belas paisagens desse local:

1. Prontos para um mergulho

2. Nas águas geladas

3. Da Cachoeira da Mariquinha?

4. Você vai se apaixonar

5. Pela queda d’água

6. Principalmente quando vista de cima

7. Descubra os encantos desde a trilha

8. Admire as espécies de animais no caminho

9. As cores que se formam

10. E outras imagens lindíssimas

11. Vá com os amigos

12. Ou faça o passeio a dois

13. Lá é um ótimo lugar para refletir

14. Relaxar

15. E aproveitar a paisagem

16. Então, fica a dica

17. Conheça já a Cachoeira da Mariquinha!

Não deixe de incluir a Cachoeira da Mariquinha na sua lista de viagens, pois você não vai se arrepender! E se estiver hospedado em Ponta Grossa, conheça também outros pontos turísticos da região.