20 cafeterias charmosas pelo mundo que você deve conhecer

Escrito por Bruno Mendes

Mesmo quem não gosta tanto de café não resiste à atmosfera agradável das cafeterias. E as cidades do Brasil e do mundo afora estão cheias delas. Algumas cafeterias são enormes, outras pequenas. Em cada uma delas, tanto a decoração das paredes, quanto a escolha dos móveis segue determinado padrão que dita o perfil do lugar. Portanto, cada coffee store tem a sua personalidade.

Continua após o anúncio

Aconchegantes, modernas, simples, sofisticadas, historicamente relevantes, pouco visitadas ou bem disputadas: cafeterias podem até ter estas diferenças, mas são todas muito especiais. Se aqui no Brasil você tem o costume de frequentá-las para tomar um cafezinho delicioso, ou mesmo bater papo com os amigos, ler e terminar aquele job no notebook tirando proveito do silêncio do local ou daqui a algumas semanas vai fazer uma viagem internacional: conheça estas 20 cafeterias super charmosas espalhadas pelo mundo. Quem sabe você não não saboreia um expresso em alguma delas?

1. Hotel Central e Café – Copenhague, Dinamarca

Este inusitado cafe/hotel possui dois andares: em cima apenas um quarto e embaixo um café que serve milkshakes, sorvetes orgânicos e um delicioso expresso. A decoração é retrô e o clima é bem descolado.

2. Café Iruña – Bilbao, Espanha

O cafeteria e restaurante Iruña existe desde 1903 e é uma das mais tradicionais de Bilbao. O ambiente é aconchegante e muito bonito, com utensílios decorativos que reforçam a sua importância história. Vale dar uma passada para saborear um café ou algum prato específico. Sem pressa, aprecie bastante!

3. Balzac’s Café – Diferentes cidades do Canadá e Estados Unidos

Com inspiração francesa, o Balzac’s é uma rede de cafeterias presente em diferentes cidades do Canadá e Estados Unidos. O nome do estabelecimento é uma homenagem ao excêntrico escritor francês Honoré de Balzac, inveterado apreciador da bebida. Os estabelecimentos têm ambientação que lembra os estilos cafés parisienses e servem tipos diferentes da bebida.

4. Café Majestic – Porto, Portugal

A belíssima fachada do Majestic já proporciona a melhor impressão possível deste café inaugurado em 1921. Graças ao requinte arquitetônico, ele foi considerado o sexto mais bonito do mundo e hoje é um dos símbolos culturais na cidade portuguesa. Se você quer tomar algumas xícaras e até provar maravilhas da culinária lusitânia enquanto contempla um ambiente que respira história, não pode deixar de conhecê-lo.

5. Café de la Paix – Paris, França

O suntuoso Café de la Paix é um verdadeiro presente à parisienses e turistas desde 1862. A cafeteria tem incrível arquitetura que conserva em cada detalhe as belezas típicas de outra época. Se você adora sentir o gostinho de história, é uma excelente ideia tomar um café nesse local que atrai um público bem eclético.

6. Café La Poesia – Buenos Aires, Argentina

Como o nome sugere, a cafeteria La Poesia é famosa por ser reduto de intelectuais da poesia, literatura e música. Embora ela tenha sido fechada por algum tempo, a efervescência cultural ainda permaneceu após a reabertura. O ambiente  do charmosíssimo café caracteriza-se pela perfeita mistura do rústico com o sofisticado.

7. Café de la Luz – Madrid, Espanha

Excelente lanchonete e cafeteria para uma parada entre um passeio ou outro pelos cantos madrilenhos. Simples, agradável e bem organizada, ela sempre enche e conserva a beleza arquitetônica das tradicionais construções europeias.

8. Caffé Florian – Itália, Veneza

Situado na famosa Praça de São Marcos, o Caffé Florian foi inaugurado em 1720 e é o mais antigo da Europa. Com diversas salas decoradas com objetos de diferentes épocas, a cafeteria é uma espécie de museu que conquista o visitante pelo paladar.

Continua após o anúncio

9. Café les Deux Magots – Paris, França

A centenária cafeteria francesa é mais uma mostra da exuberância clássica da arquitetura do velho continente, mas ela é mais famosa por ter sido frequentada por figuras icônicas como Jean Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Ernest Hemingway e tantos outros intelectuais do passado e do presente.

10. Chuckys Coffee House – Sofia, Bulgária

A capital da Bulgária é um emergente destino turístico da Europa e desponta como uma das cidades mais agradáveis do leste europeu. Como um  bom amante de cafeterias, é lógico que você irá querer conhecer alguma se der uma passadinha no país. Em Sofia, a pequena Chuckys Coffee House é uma boa opção para saborear diferentes tipos de café. Ela é moderna e bem simpática.

11. Reddoor Café- Londres, Inglaterra

O Reddoor é um café muito aconchegante, daqueles que as mesinhas ficam bem próximas. O estabelecimento serve diferentes tipos de bolos, sanduíches e mais algumas opções gastronômicas que cairão muito bem entre um passeio e outro pela capital inglesa. Se você quiser passar mais tempo na cafeteria, poderá pegar um livro, que fica em uma prateleira estilosa, e ler em uma poltrona bem confortável por lá.

12. Café à Brasileira  – Lisboa, Portugal

Localizado na região mais artística de Lisboa, o  Café à Brasileira é cercado por outros cafés importantes, teatros e galerias de artes. Desde 1905 ele recebe visitantes portugueses e de várias partes do mundo, que absorvem um pouco da atmosfera cultural do lugar. Há em uma das mesas externas do café, uma belíssima escultura do poeta Fernando Pessoa.

13. Barrio Cafeteiro – Buenos Aires, Argentina

O Barrio Cafeteiro fica na movimenta Calle Florida, uma das ruas mais conhecidas da capital da Argentina. Com decoração moderna e bem estilosa, o café vendido por lá é obtido da Nova Zelândia . Vale apena descobrir esse novo sabor no país vizinho.

14. Café D’espresso – Nova York, Estados Unidos

Esta talvez seja a mais diferenciada cafeteria da lista. Os amantes de lindos designs e decorações inspiradíssimas, não podem deixar de passar no café d’espresso, que fica perto do Grand Central Station. No teto e nas paredes laterais, há um papel de parede que simula uma estante de livros, causando um efeito bem curioso.

15 .Callas Café – Budapeste, Hungria

O Callas é mais um restaurante que uma cafeteria propriamente dita, em razão do rico cardápio com as deliciosas receitas oferecidas. Mas é logico que lá o visitante poderá apreciar um cafezinho delicioso e sentir o clima acolhedor das melhores cafeterias.

16. Schwarzes Café – Berlim, Alemanha

Os pisos de taco, a pouca iluminação e a vela em cima da mesa conferem especial tom retrô a esse café simples e com muita personalidade. Excelente opção de passeio noturno na capital alemã.

17. Cafeteria Imperial – Viena, Austria

Viena é a cidade com algumas das principais cafeterias da Europa, afinal sair e tomar um cafezinho no final da tarde é um programa tipicamente vianense. O Café Imperial está localizado no histórico Hotel Imperial e é um dos mais elogiados na Áustria.

18. Cafeteria Chiquitito – Cidade do México, México

A agitada Cidade do México tem na cafeteria chiquito um bom local para relaxar e saborear a bebida quentinha. O ambiente é bem discreto e com decoração clean interessante. Vale a visita!

19. Philomene Café – Montevidéu, Uruguai

Pode-se dizer que o Café Philomene é um pedacinho da França na América do Sul. A decoração e o próprio clima do local, remetem a alguns daqueles cafés franceses, conhecidos por quem já visitou o país, ou mesmo observou em cenas de filmes. Puro charme.

20. Azahar Cafe – Bogotá, Colômbia

Nada mais justo que terminar essa lista, com uma sugestão no país que produz um dos melhores cafés do mundo. O Azahar Café é um local bem agradável para quem deseja apreciar a bebida sem precisar viajar para muito longe.