Por Bruno Mendes
Atualizado em 17.03.23
Localizada na Serra Gaúcha, a cidade de Canela mais parece um pedaço da Europa no Brasil. A belíssima natureza de todo o cenário harmoniza com o requinte arquitetônico de um local cujas influências do velho continente estão em toda parte. Resumindo: há muita beleza em cada trecho. Confira um guia de viagem para aproveitar esse destino romântico e encantador!
Publicidade
Canela é um dos destinos de viagens para casal mais procurados da Serra Gaúcha e, para chegar a esse paraíso, há algumas opções. Saindo da capital do estado, Porto Alegre, o trajeto é de 130km. O mais indicado é o aluguel de um carro para facilitar o transporte até a cidade e chegar com mais tranquilidade aos pontos turísticos. Também é possível chegar na cidade de ônibus, o trajeto tem duração de 2h30min.
Uma coisa é certa: em Canela, você não vai ficar no quarto do hotel sem nada para fazer. A cidade é repleta de pontos turísticos interessantes e encanta por vários motivos. Quer uma dica? Inclua esses lugares na sua programação de viagem:
O Parque da Cachoeira é um presente aos amantes daqueles recantos calmos e contemplativos. Situada a 18 quilômetros da região central de Canela, a atração é uma reserva ecológica com ótimas áreas para caminhadas, piqueniques e práticas de esportes. Caso o viajante queira sentir-se completamente imerso naquela natureza preservada e exuberante, é uma ótima ideia se hospedar em cabanas rústicas, ou apartamentos localizados no parque.
O Alpen Park, como o próprio nome sugere, é um parque de diversões muito concorrido da serra gaúcha, e fica a 5 minutinhos da Catedral de Pedra. Tirolesa, arvorismo, passeios de quadriciclo, montanha russa e outras surpresas divertem os visitantes de todas as idades neste complexo de lazer, localizado no alto de um vale montanhoso.
Erguido entre 1913 e 1915, o Castelinho Caracol é uma das primeiras residências de Canela. Construído com madeira de araucária em um processo no qual não se utiliza pregos, o local conta com 18 ambientes e até hoje preserva utensílios e móveis dos antigos moradores.
O Mundo a Vapor é um parque temático que proporciona diversão e cultura. Por lá existem réplicas de uma série de máquinas utilizadas no contexto da Revolução Industrial e uma lojinha para o turista levar para casa aquelas lembranças perfeitas para presentear pessoas queridas.
Publicidade
Nos mais de quatro milhões de metros quadrados do Parque Fazenda da Serra o turista poderá contemplar a natureza, passear a cavalo, deliciar-se com diferentes opções da culinária gaúcha e ainda conferir bons exemplares da cultura da região. Há mostras musicais, trajes típicos e o tradicional chimarrão entre os mimos.
Deu para perceber que são muitas as possibilidades de contato com as belezas naturais em Canela, certo? E sabe o que é melhor? Não tem como achar o passeio repetitivo, pois cada lugar apresenta a sua peculiaridade. No Parque Estação Verde, por exemplo, é possível fazer trilhas, passeios de jipe ou alimentar os animais.
O Parque da Serra apresenta incrível diversidade da fauna e da flora, porém a principal atração são os bondinhos aéreos. Saindo de mirantes posicionados em distintas estações, o veículo permite que as pessoas apreciem o parque por uma perspectiva única.
O BusTour entre as vizinhas Canela e Gramado é um passeio obrigatório para quem visita a Serra Gaúcha. No percurso de 8 quilômetros que separa as cidades, o veículo passa por 35 pontos turísticos importantes, para que os turistas vejam perto as paisagens to entorno, que são de tirar o fôlego.
A incrível estrutura do Parque Terra Mágica Florybal faz com que a atração honre o seu nome, e é impossível que crianças e adultos fiquem indiferentes a tantas maravilhas. Com aura de um universo fantástico, o parque temático fica em meio às grandiosidades naturais de Canela.
Gosta dos filmes do Steven Spielberg? O Parque Vale dos Dinossauros poderá até te provocar lembranças desta clássica saga, pois é possível encontrar em realistas representações mais de 30 espécies dos assustadores e instigantes animais pré históricos. Crianças e adultos se divertem por ali!
Por estar a 830 metros de altitude e na região Sul do Brasil, Canela possui uma temperatura mais baixa que as outras cidades do entorno. Não é surpresa que turistas de todas as regiões amam aproveitar o friozinho de lá para tomar chocolate quente e passear com elegantes trajes de inverno entre as áreas turísticas.
Falando em inverno, a temperatura durante a estação fica entre 8 °C e 17 °C, mas não são poucas às vezes que o termômetro despenca para 0 °C, ou mesmo para temperaturas negativas. Nestas circunstâncias é muito provável encontrar neve. Se você deseja aproveitar este tempo, reserve uma hospedagem antecipadamente, pois o percentual de turistas é muito maior.
O verão em Canela não é quente como no Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador, mas são comuns os dias em que o termômetro registra entre 30 °C e 35 °C, portanto, não deixe de incluir em sua mala roupas leves, óculos escuros e protetor solar, principalmente se fizer passeios pela manhã e tarde, ok?
Publicidade
As imagens a seguir são uma pequena demonstração de toda a beleza que essa cidade tem a oferecer:
Confira alguns vídeos sobre passeiros e roteiros do que fazer em Canela.
Nesse roteiro de viagem, você vai ter um gostinho de como é a cidade de Canela e Gramado. Além de dicas de pontos turísticos, é possível entender um pouco melhor como funciona o transporte e deslocamento dentro das cidades.
Quer sair da rotina sem precisar tirar uma semana inteira de férias? Conheça Gramado e Canela em um roteiro de apenas 4 dias.
O passeio de Maria Fumaça começa na estação Bento Gonçalves, passa por Garibaldi e termina na estação Carlos Barbosa. Durante o passeio é possível experimentar um vinho ou suco de uva da marca Garibaldi.
Viu como o seu passeio por Canela tem tudo para ser especial? Não pense duas vezes e programe já a sua viagem para esse especialíssimo pedacinho do Rio Grande do Sul.