Canela: guia com atrativos e passeios pela maravilhosa cidade gaúcha

Escrito por Bruno Mendes

Localizada na Serra Gaúcha, a cidade de Canela mais parece um pedaço da Europa no Brasil. A belíssima natureza de todo o cenário harmoniza com o requinte arquitetônico de um local cujas influências do velho continente estão em toda parte. Resumindo: há muita beleza em cada trecho.

Além de disso, Canela disponibiliza vários atrativos que fazem a viagem valer a pena. Confira esse guia com ótimas indicações de um local perfeito para relaxar e se divertir:

O que fazer em Canela?

Uma coisa é certa: em Canela, você não vai ficar no quarto do hotel sem nada para fazer. A cidade é repleta de pontos turísticos interessantes e encanta por vários motivos. Quer uma dica? Inclua esses lugares na sua programação de viagem:

1. Parque da Cachoeira

O Parque da Cachoeira é um presente aos amantes daqueles recantos calmos e contemplativos. Situada a 18 quilômetros da região central de Canela, a atração é uma reserva ecológica com ótimas áreas para caminhadas, piqueniques e práticas de esportes. Caso o viajante queira sentir-se completamente imerso naquela natureza preservada e exuberante, é uma ótima ideia se hospedar em cabanas rústicas, ou apartamentos localizados no parque.

2. Alpen Park

O Alpen Park, como o próprio nome sugere, é um parque de diversões muito concorrido da serra gaúcha, e fica a 5 minutinhos da Catedral de Pedra. Tirolesa, arvorismo, passeios de quadriciclo, montanha russa e outras surpresas divertem os visitantes de todas as idades neste complexo de lazer, localizado no alto de um vale montanhoso.

3. Castelinho Caracol

Erguido entre 1913 e 1915, o Castelinho Caracol é uma das primeiras residências de Canela. Construído com madeira de araucária em um processo no qual não se utiliza pregos, o local conta com 18 ambientes e até hoje preserva utensílios e móveis dos antigos moradores.

4. Mundo a Vapor

O Mundo a Vapor é um parque temático que proporciona diversão e cultura. Por lá existem réplicas de uma série de máquinas utilizadas no contexto da Revolução Industrial e uma lojinha para o turista levar para casa aquelas lembranças perfeitas para presentear pessoas queridas.

5. Parque Fazenda da Serra

Nos mais de quatro milhões de metros quadrados do Parque Fazenda da Serra o turista poderá contemplar a natureza, passear a cavalo, deliciar-se com diferentes opções da culinária gaúcha e ainda conferir bons exemplares da cultura da região. Há mostras musicais, trajes típicos e o tradicional chimarrão entre os mimos.

6. Parque Estação Verde

Deu para perceber que são muitas as possibilidades de contato com as belezas naturais em Canela, certo? E sabe o que é melhor? Não tem como achar o passeio repetitivo, pois cada lugar apresenta a sua peculiaridade. No Parque Estação Verde, por exemplo, é possível fazer trilhas, passeios de jipe ou alimentar os animais.

7. Bondinhos Aéreos Parques da Serra

O Parque da Serra apresenta incrível diversidade da fauna e da flora, porém a principal atração são os bondinhos aéreos. Saindo de mirantes posicionados em distintas estações, o veículo permite que as pessoas apreciem o parque por uma perspectiva única.

8. Excursão em ônibus panorâmico entre Canela e Gramado

O BusTour entre as vizinhas Canela e Gramado é um passeio obrigatório para quem visita a Serra Gaúcha. No percurso de 8 quilômetros que separa as cidades, o veículo passa por 35 pontos turísticos importantes, para que os turistas vejam perto as paisagens to entorno, que são de tirar o fôlego.

9. Parque Terra Mágica Florybal

A incrível estrutura do Parque Terra Mágica Florybal faz com que a atração honre o seu nome, e é impossível que crianças e adultos fiquem indiferentes a tantas maravilhas. Com aura de um universo fantástico, o parque temático fica em meio às grandiosidades naturais de Canela.

10. Parque Vale dos Dinossauros

Gosta dos filmes do Steven Spielberg? O Parque Vale dos Dinossauros poderá até te provocar lembranças desta clássica saga, pois é possível encontrar em realistas representações mais de 30 espécies dos assustadores e instigantes animais pré históricos. Crianças e adultos se divertem por ali!

4 passeios gratuitos para você aproveitar ao máximo

  1. Caminhar pelo Centro de Canela: Bater perna pela região central das cidades talvez seja a maneira mais interessante de estabelecer contato inicial com aquele ambiente novo. O centro de Canela é belíssimo, e mesmo que você não gaste nada, irá aproveitar bastante o passeio.
  2. Praça João Corrêa: Localizada no Centro de Canela, a praça João Correa tem ambiente acolhedor que traduz e sintetiza a atmosfera bucólica tão presente no interior gaúcho. O espaço conta com parquinho infantil e parte da população local (e turistas também) possui o hábito de parar lá para tomar chimarrão e bater papo.
  3. Catedral de Pedra: O estilo gótico da construção e os 65 metros da torre da Catedral de Pedra de Canela atraem o olhar e surpreendem as expectativas de religiosos e até visitantes que não têm o hábito de visitar templos. Dê uma passada no Centro da Canela e não perca a oportunidade de tirar várias fotos desta atração.
  4. Largo da Fama: É válido passear pelo Largo da Fama e observar de perto as riquezas da arquitetura e o show de infraestrutura urbana de Canela. Se o seu orçamento está limitado, não se preocupe: esta é mais uma opção gratuita que irá proporcionar valor ao seu passeio.

5 restaurantes deliciosos em Canela

  1. Empório Canela: Bem localizado e muito aconchegante, esse bistrô tem preço condizente com a estrutura oferecida, e no diversificado cardápio há massas, peixes, risotos, etc. Bônus: O Empório Canela também funciona como antiquário e comercializa artigos retrô, como vitrolas e rádios antigos.
  2. Santê Bistrô: O elegantíssimo bistrô é uma excelente opção para o viajante mais exigente, afinal o menu do estabelecimento é muito elogiado. Boa notícia: os pratos são considerados fartos e o preço justo.
  3. Skillo Lanches: Caso você prefira o bom e velho “gostoso e barato”, é recomendável dar uma passada no Skillo Lanches, um estabelecimento simples e com deliciosas opções, como hambúrgueres, beirutes e até receitas com peixe e uma deliciosa picanha gratinada.
  4. Olímpia Restaurante: Um dos restaurantes de maior tradição de Canela e com vários prêmios culinários, o Olímpia possui um amplo cardápio, e é a sugestão perfeita para os paladares mais exigentes.
  5. Hamburgueria Me Gusta: Difícil encontrar quem não gosta de hambúrguer artesanal, concorda? Dentro dessa linha mais sofisticada a Me Gusta é a principal pedida da serra gaúcha. Deliciosas receitas guardadas a sete chaves te aguardam. Imperdível!

7 hotéis em Canela para você se hospedar

  1. Hotel Tissiani Canela: Bem próximo dos principais pontos turísticos de Canela, este hotel é uma opção econômica para os visitantes. O estabelecimento disponibiliza quartos confortáveis, recepção 24 horas e sala de jogos com fliperama.
  2. Encantos Canela Hotel: Esse hotel oferece excelente estrutura para famílias inteiras. Além de piscina interna, academia, restaurante/bar lounge, o lugar tem área de recreação infantil. Os pequenos irão adorar.
  3. Pousada Encantos da Terra: Situada no centro de Canela, esta pousada conta com excelente café da manhã e ótimos cômodos por um bom preço.
  4. Dom Ramom Pousada e Spa: Eis a hospedagem perfeita para viajantes mais exigentes. Localizada nas montanhas de Canela, esta pousada e Spa tem atendimento impecável, restaurante e acomodações que dão um show de conforto e decoração.
  5. Pousada Casa Rosa: Bucólica e confortável, esta pousada contempla um jardim encantador, piscina na área externa e lindos quartos.
  6. Hotel Pousada Blumenberg: Arquitetonicamente estilosa, a pousada tem café da manhã super elogiado, sala de estar com lareira e até uma pequena biblioteca com estilos diferentes de livros.
  7. Pousada Villa Alegro: Beleza, calmaria e conforto são alguns dos predicados que servem a Pousada Villa Alegro, que fica em um bairro nobre de Canela e está a poucos minutos do centro.

Clima em Canela

Por estar a 830 metros de altitude e na região Sul do Brasil, Canela possui uma temperatura mais baixa que as outras cidades do entorno. Não é surpresa que turistas de todas as regiões amam aproveitar o friozinho de lá para tomar chocolate quente e passear com elegantes trajes de inverno entre as áreas turísticas.

Falando em inverno, a temperatura durante a estação fica entre 8 °C e 17 °C, mas não são poucas às vezes que o termômetro despenca para 0 °C, ou mesmo para temperaturas negativas. Nestas circunstâncias é muito provável encontrar neve. Se você deseja aproveitar este tempo, reserve uma hospedagem antecipadamente, pois o percentual de turistas é muito maior.

O verão em Canela não é quente como no Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador, mas são comuns os dias em que o termômetro registra entre 30 °C e 35 °C, portanto, não deixe de incluir em sua mala roupas leves, óculos escuros e protetor solar, principalmente se fizer passeios pela manhã e tarde, ok?

10 fotos do Instagram para você se apaixonar ainda mais por Canela

As imagens a seguir são uma pequena demonstração de toda a beleza que essa cidade tem a oferecer:

1. Um pouco mais da arquitetura apaixonante

2. As nuances bucólicas de Canela podem ser vistas em cada esquina

3. Não faltam lindos parques na cidade gaucha

4. A magia dos parques temáticos abraça a natureza da cidade

5. Que tal um passeio ao entardecer?

6. Os aspectos virginais da natureza de Canela

7. A ensolarada cascata do Caracol

8. Vista noturna da Catedral de Pedra

9. Um lugar para um lanche contemplativo

10. Esta paisagem te convida para uma nova visita

Viu como o seu passeio por Canela tem tudo para ser especial? Não pense duas vezes e programe já a sua viagem para esse especialíssimo pedacinho do Rio Grande do Sul.

PARA VOCÊ