Cânion Fortaleza: trilhas imperdíveis no sul do Brasil

Escrito por Bruno Mendes

O Cânion Fortaleza, que tem paredões rochosos de 7,5 km de extensão e 900 metros de altitude, é uma suntuosa formação de encostas e vales da região Sul. Pretende contemplar paisagens de tirar o fôlego e fazer trilhas por regiões cercadas por rochas e área verde preservada? Então, olha só o que essa atração turística tem a oferecer:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Como ir para o Cânion Fortaleza?

Localizado no Parque Nacional da Serra Geral, o Cânion Fortaleza fica a 23 km do centro de Cambará do Sul (RS) e a 36 km do Cânion Itaimbezinho. Para chegar lá, é simples: só um trajeto de 300 metros separa o impressionante desfiladeiro do posto de fiscalização do parque. Não tem erro!

Trilhas para você fazer e amar o cenário natural

Há três trilhas no Cânion Fortaleza. Veja quais são as principais características delas:

1. Trilha da Cachoeira do Tigre Preto

Com cerca de 1,5 km, a Trilha da Cachoeira do Tigre Preto tem nível fácil e passa por grande trecho plano e uma subida curta, de onde é possível observar parte da queda d’água. Não perca a oportunidade de tirar belas fotos e, é claro, relaxar em meio às paisagens.

2. Trilha do Mirante

Ao fazer a trilha do Mirante, o viajante irá chegar ao ponto mais alto do Cânion Fortaleza e poderá contemplar mais de 90% do parque. São 1,7 km de subida de leve intensidade, até um ponto em que é possível ver os paredões rochosos e o Rio da Pedra por ângulos privilegiados.

3. Trilha da Pedra do Segredo

Depois de caminhar 500 metros após a passagem pela Cachoeira do Tigre Preto, você irá encontrar a Pedra do Segredo – uma estrutura de 5 metros de altura e cerca de 30 toneladas que se sustenta em uma base de menos de 1 metro. A caminhada até lá é leve e, geralmente, é feita em menos de 10 minutos.

E aí, ficou interessado em desbravar esses trechos montanhosos? Saiba que os passeios pelo Cânion Fortaleza podem ser feitos com ou sem o auxílio de um guia.

Hotéis e pousadas

Selecionamos três hospedagens para você descansar com o máximo de conforto entre um passeio e outro pelo Cânion Fortaleza. Confira:

  • Pousada Recanto Sul – $: situado em Cambará do Sul, esse é o local certo para quem deseja economizar na diárias e, mesmo assim, não passar perrengues. Tudo é muito aconchegante e organizado.
  • Raízes da Serra Pousada – $$: essa pousada de Cambará do Sul oferece ótimo custo-benefício e é muito elogiada por sua localização.
  • Cambará Eco Hotel – $$$$: imagina só ficar hospedado em um hotel com piscina e cercado por lagos, montanhas e jardins. Aqui está a escolha certa para quem não abre mão de um pouquinho a mais de comodidades.

Pode escolher um dos três estabelecimentos tranquilamente, pois você vai ser muito bem atendido. Vai ser fácil dormir pensando nas trilhas da manhã seguinte!

12 fotos encantadoras do Cânion Fortaleza para você viajar logo

Para finalizar, dê uma olhadas nessas imagens, escolhidas a dedo, da natureza incrível que você irá conhecer pessoalmente:

1. Olha esse contato com a natureza!

2. Lugar perfeito para contemplações

3. E para as suas aventuras

4. Um chimarrão vai cair bem, pode ter certeza

5. Toda a fotogenia da Cachoeira do Tigre Preto

6. Um presente para os olhos

7. A cada trilha, uma experiência nova

8. Inspirações para cliques não vão faltar

9. A paz de espírito que você procura

10. O que acha de programar uma aventura em grupo?

11. Aproveite para fazer um piquenique por lá

12. O Cânion Fortaleza é adorável!

Caso você tenha ficado impressionado com as paredes de rochas, vales e rios do Cânion Fortaleza, fique certo de que há mais motivos para conhecer Cambará do Sul. Boas aventuras!