Cânion Itaimbezinho: conheça belezas e uma natureza impressionante

Escrito por Gabriella Soares

O Cânion Itaimbezinho é uma das melhores atrações para conhecer no Rio Grande do Sul. Essa famosa formação geológica, que só existe por causa da ação dos fenômenos da natureza por milhões de anos, reúne belezas naturais sem igual. Sua área preservada se estende por 5,8 km, com paredões de 720 metros. Conheça mais sobre esse um lugar magnífico!

Continua após o anúncio

Onde fica o Cânion Itaimbezinho

Localizado na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o Cânion Itaimbezinho fica no Parque Nacional de Aparados da Serra. Como referências, as principais cidades que ficam no entorno do cânion são Cambará do Sul, município mais próximo, e Praia Grande, a cerca de 50 minutos pela rodovia RS-427. Outro lugar próximo é o vizinho Cânion Fortaleza, outra bela atração do estado.

Como chegar

Para chegar até a sede do Parque Nacional de Aparados da Serra, onde sua aventura deve começar, é possível viajar pela BR-101, se você estiver partindo de Santa Catarina. De lá, é só entrar no acesso São João do Sul – Praia Grande, de onde é possível entrar no Parque. Se estiver no Rio Grande do Sul, acesse o trevo para Cambará do Sul até chegar na Estrada do Itambezinho.

A partir dos dois estados, é possível sair da capital ou do aeroporto local para pegar as rodovias até Cambará do Sul ou Praia Grande. É importante lembrar que as duas cidades ficam a cerca de 200 kms de Porto Alegre, então essa pode ser uma viagem um pouco mais longa.

O que fazer no Cânion Itaimbezinho

Com rica natureza e paisagens exuberantes, o local possui diversas atrações para fazer dessa uma viagem inesquecível – sobretudo para quem gosta de fazer trilhas, que são as principais atividades realizadas nessa região. Veja, abaixo, as principais opções do que fazer nesse lindo cânion:

1. Parque Nacional de Aparados da Serra

O parque é uma unidade de conservação que conta com mais de 30 mil hectares de natureza exuberante. O lugar é recheado de belas paisagens, que incluem o Cânion Itaimbezinho, quedas d’água, corredeiras e muita área verde. Para começar a aventura, a sede do parque é a primeira parada, já que conta com informações sobre a reserva, mapas e uma linda visão do local.

2. Trilha do Cotovelo

Para quem quer muita aventura, a Trilha do Cotovelo é uma ótima opção. O trajeto tem cerca de 3 km para ida e mais 3 para volta e pode ser realizado a pé ou de bicicleta, com áreas designadas para cada atividade. Como pode levar um pouco mais de tempo, a administração do Aparados da Serra proíbe que se comece essa trilha após as 15h.

3. Trilha do Vértice

A Trilha do Vértice tem extensão menor (com cerca de 1,5 km) e, por isso, é a mais indicada para quem vai viajar com crianças ou pessoas idosas. Não há grandes inclinações durante o trajeto, mas, ainda assim, é possível observar as belezas do cânion e algumas de suas cascatas. Além disso, há no caminho mirantes com bancos para descanso e vistas impressionantes de toda a área.

Continua após o anúncio

4. Trilha do Rio do Boi

Uma forma diferente de conhecer a região é pela Trilha do Rio do Boi, que pode ser cheia de aventuras. Nesse trajeto, os visitantes têm a oportunidade de conhecer a parte de dentro dos paredões do Cânion Itaimbezinho, que chegam a até 720 metros de altura. Como essa é uma trilha um pouco mais difícil, é aconselhável apenas para quem tem experiência e, mesmo assim, é necessário contratar um guia.

5. Mirantes

Os impressionantes mirantes do Cânion Itaimbezinho são uma constante em todas as trilhas. A maior parte deles possibilita a visão dos impressionantes paredões – alguns inclusive mais altos do que as formações de pedra. Outra paisagem comum nesses pontos do Parque de Aparados da Serra são as cascatas e quedas d’água que colorem um pouco a região e trazem um frescor para a aventura em meio à mata.

6. Cascata Seu Marçal

Com as águas do Rio do Boi, nasce uma das cascatas mais belas do Parque Nacional de Aparados da Serra: a Cascata Seu Marçal. Ela pode ser vista a partir do primeiro mirante da Trilha do Cotovelo e conta com cascatas menores ao redor, o que faz da paisagem ainda mais encantadora. Além disso, ao seu redor, é possível admirar as belezas impressionantes dos paredões do Cânion Itaimbezinho.

7. Cachoeira das Andorinhas

Essa é uma das maiores quedas d’água da região, com cerca de 300 metros de altura. Ela fica na área do Rio Arroio Perdizes, que é onde suas águas se originam. A cachoeira é visível a partir de diferentes mirantes do parque e é realmente um lindo complemento à paisagem, além de ajudar a refrescar o ar do Cânion Itaimbezinho.

O Cânion Itaimbezinho é um lugar apaixonante onde qualquer visitante pode encontrar muita beleza e aventura. Escolha a sua trilha, os lugares que deseja conhecer e aproveitar e não deixe de conhecer essa linda parte do Rio Grande do Sul. É uma viagem inesquecível e que vale a pena!

Hotéis e pousadas no Cânion Itaimbezinho

Se você deseja conhecer o Cânion Itaimbezinho e todas as belezas do Parque Nacional de Aparados da Serra com calma, o melhor é se hospedar por perto. E, como essa é uma grande atração turística, a região está cheia de opções de hotéis e pousadas para você escolher. Abaixo, reunimos algumas das principais. Confira:

  • Pousada Vó Celina – $: essa pousada fica na cidade de Praia Grande e conta com ar-condicionado, wi-fi, lounge compartilhado, serviço de transfer do aeroporto e café da manhã em estilo continental ou à la carte.
  • Chalés Alvorada – $$: também na área de Paia Grande, esses chalés contam com quartos com áreas de estar, vista para a montanha, ar-condicionado, TV de tela plana e wi-fi, além de buffet de café da manhã.
  • Cambará Eco Hotel – $$$: já na cidade de Cambará, a hospedagem nesse hotel inclui lindas vistas de um lago, jardins e montanhas, além de piscina e restaurante. Os quartos contam ainda com frigobar e opções para famílias.
  • Aires de Patagonia – $$$$: também na região de Cambará, essas acomodações contam com um lindo jardim, piscinas ideais para esportes aquáticos, restaurante e serviço de quarto. Além disso, animais de estimação são bem-vindos.
  • Parador Cambará do Sul – $$$$$: uma opção mais luxuosa em Cambará, essa é uma propriedade cercada pela natureza que oferece banheira de hidromassagem, sauna, restaurante e varandas com vista para a Mata de Araucárias.

Compare todas essas opções e escolha a acomodação que mais se aproxima do seu gosto e do seu orçamento. Independentemente do estabelecimento, o conforto é uma garantia, assim como a facilidade para realizar todas as suas aventuras e roteiros de ecoturismo!

10 dicas e cuidados essenciais para garantir sua segurança

Em todas as experiências de ecoturismo, é preciso lembrar que a segurança é o ponto mais importante da sua viagem. Assim, é possível aproveitar ao máximo sua aventura, além de respeitar o local que você está visitando. Pensando nisso, reunimos abaixo as principais informações que você precisa saber antes de chegar ao Cânion Itaimbezinho. Acompanhe:

  • O horário de funcionamento do Parque Nacional de Aparados da Serra é das 8h às 17h, de terça a domingo.
  • Vá com roupas leves, porque a caminhada pode fazer a sensação térmica subir, além de calçados confortáveis e próprios para exercícios físicos.
  • Para entrar no Parque Nacional de Aparados da Serra, não é preciso comprar ingresso: a entrada é gratuita.
  • Uma boa ideia é ligar para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para confirmar as informações antes de viajar. O número é o (54) 3251-1277.
  • Existe um estacionamento do lado de fora no parque que não é gratuito, mas é barato, custando cerca de R$ 5.
  • Não se esqueça de levar seu protetor solar e seu repelente. Em algumas trilhas, os mosquitos podem incomodar mais.
  • Também leve o seu lanche e a sua garrafa de água, pois não há lanchonetes ou restaurantes dentro do parque.
  • A viagem pode ser realizada com crianças, mas é preciso tomar cuidado, principalmente durante alguns trechos das trilhas.
  • Em alguns pontos das trilhas, há bancos em que você pode descansar e recuperar o fôlego, o que facilita a sua aventura.
  • Essa é uma unidade de preservação, então lembre-se de que é necessário cuidado e de que é proibido deixar qualquer lixo no parque.

Lembre-se de anotar todas essas informações e de se preparar para a sua viagem. Assim, você garante que a sua aventura aconteça exatamente como você deseja e com segurança para todos!

15 fotos encantadoras do Cânion Itaimbezinho para te convencer a viajar

Sem dúvidas, a maior atração de toda a região da Parque Nacional de Aparados da Serra é a sua exuberância natural. A mata preservada, as cascatas d’água, as cachoeiras, os mirantes e os impressionantes paredões do Cânion Itaimbezinho fazem qualquer viajante se apaixonar. Abaixo, confira algumas das mais belas imagens desse destino encantador:

1. A grandiosidade deste lugar impressiona qualquer um desde o início

2. Seus belos paredões são rodeados pela natureza

3. E existem maravilhosas quedas d’água de diferentes alturas

4. Que são lindas e oferecem um encanto a mais para os visitantes

5. Há também muita delicadeza em meio aos paredões do cânion

6. E trilhas para se aventurar e conhecer a reserva natural

7. Além das belíssimas vistas que os mirantes pelo caminho reservam

8. Esse, afinal, é um lugar encantador e cheio de natureza

9. Onde é possível aproveitar a paisagem e se aventurar ao mesmo tempo

10. O Parque Nacional de Aparados da Serra possui locais grandiosos

11. Beleza, engenhosidade e força da natureza são constantes entre eles

12. Há muita exuberância em meio a esses paredões

13. As rochas impressionam e o verde se espalha pela paisagem

14. O Cânion Itaimbezinho proporciona belas imagens ao entardecer

15. Que são ainda mais deslumbrantes à luz do pôr do sol na montanha!

Esse é um local realmente impressionante, não é? Aproveite todas as belezas do Cânion Itaimbezinho. E, para sua viagem ser ainda melhor, conheça também as melhores praias do Rio Grande do Sul e estenda um pouco a sua viagem de ecoturismo!