9 Chinatowns mais famosas e divertidas para visitar uma vez na vida

Escrito por Ana Beatriz Cardo

Se você tem vontade de conhecer a cultura e o povo chinês, porém visitar a China está fora dos planos, que tal se aventurar nas principais Chinatowns espalhadas pelo mundo? São bairros de diversas cidades repletos de imigrantes chineses onde você encontra lojas, restaurantes, cinemas, além de uma bela e decoração divertida, que é bastante comum no país asiático.

Continua após o anúncio

Confira abaixo as melhores Chinatowns e programe o passeio na sua próxima viagem!

1. Londres, Inglaterra

iStock

iStock

A Chinatown de Londres é uma das mais famosas, animadas e visitadas de todo o mundo, onde os turistas se deliciam nos restaurantes típicos, encontram em armazéns uma boa variedade de ingredientes chineses, experimentam doces, chás e cafés nas lojas ao redor e também se divertem ao assistir aos velhos sábios jogando tabuleiro.

A comemoração do Ano Novo Chinês de Londres é considerada a maior e mais atrativa (depois da China, claro) por milhares de pessoas, que se encontram nas ruas para carregar lanternas, dragões de papel e dançar até o sol se por.

2. Nova York, Estados Unidos

iStock

iStock

Localizada em Manhattan, a Chinatown de Nova York é a maior do ocidente e também uma das mais conhecidas do mundo, com opções de centenas de restaurantes e uma famosa feira de peixe. Além disso, o bairro conta com a maior concentração de chineses nos Estados Unidos e oferece uma boa variedade de tipos de comércio, desde produtos excêntricos e artigos inusitados até comidas orientais.

3. Manila, Filipinas

iStock

iStock

Também conhecida como Binondo, a Chinatown de Malina é a mais antiga do mundo e foi fundada em 1594 especialmente para os imigrantes da China que se converteram ao catolicismo. No local, são comemorados todos os festivais chineses.

4. Melbourne, Austrália

iStock

iStock

Por receber chineses há muitos anos, a cidade de Melbourne tem uma cultura já bastante viva, com inúmeros festivais, mercados de comida, feiras de artesanato, campeonatos de xadrez na rua e restaurantes de todo o tipo de comida oriental, além de um museu e um cinema.

No topo dessas festividades comuns na Chinatown, é liberado o Dragão Millenium Dai Loong, que ganha vida na Cerimônia do Despertar do Dragão na rua Little Bourke, com duzentas pessoas carregando a criatura de papel pelo tradicional desfile.

5. Bangkok, Tailândia

iStock

iStock

Essa Chinatown está localizada na parte mais antiga de Bangkok, onde encontram-se diversos ambulantes, lojas e restaurantes, além de muitos festivais locais na rua – sempre lotada de táxis e Tuk-Tuks.

Se você gosta de flores, não pode deixar de conhecer o Pak Klong Talad, mercado que vende em atacado flores frescas da exótica flora chinesa-tailandesa.

Continua após o anúncio

6. Paris, França

Além dos chineses, vivem também na Chinatown de Paris (são vários bairros, mas o mais famoso é no 13° arrondissement) imigrantes do Vietnã, Camboja e Laos. Também conhecida como Quartier Chinois, essa principal Chinatown oferece um agitado centro de atividades, com restaurantes de nível mundial, como o China Massena, lojas de doces chineses repletas de delícias em suas vitrines, além de um templo budista dentro de um estacionamento.

Os desfiles individuais do Festival de Primavera dos bairros ocorrem em datas diferentes, o que significa que você consegue assistir à celebração do Ano Novo Chinês do Macaco e sua grande e barulhenta apresentação de fogos duas vezes!

7. Yokohama, Japão

iStock

iStock

A cidade de Yokohama, que fica próxima a Tóquio, conta com uma Chinatown que oferece mais de 500 lojas, restaurantes, bugigangas chinesas (algumas de souvenirs para turistas) e salões de massagens.

Além disso, ela é conhecida por ter uma grande variedade de cozinhas, que inclui a cantonesa, pequinesa, de Xangai e de Szachwan. Experimente a culinária regional ao longo das celebrações da Apresentação Tradicional do Festival da Primavera, que acontece em fevereiro no belo Parque Yamashita-cho.

8. São Francisco, Estados Unidos

iStock

iStock

Fundada em 1848, essa Chinatown foi a primeira dos Estados Unidos conta com quatro bairros atrativos e divertidos. Além dos festivais e eventos típicos, você encontra por lá diversas feirinhas noturnas, decorações diferentes, lojinhas de souvenirs, como chaveiros do Buda e ímãs de geladeira de dragões, e opções ótimas de restaurantes para jantar e beber um bom vinho.

Outro passeio cultural bastante excêntrico na Chinatown de São Francisco é a nova geração de passeios fantasma, que guia os turistas fãs de terror pelo lado “sobrenatural” do bairro.

9. Amsterdam, Holanda

iStock

iStock

Na Chinatown de Amsterdam você pode se reunir com os amigos na Praça Nieuwmarkt para uma noite de danças, músicas e comemorações com os dragões típicos do Festival de Primavera, curtir os incríveis fogos de artifício, relaxar no He Hua Templo, um dos maiores centros religiosos budistas de toda a Europa, ou então visitar o Toko Dun Yong, um supermercado asiático que conta com um bar de macarrão e um estúdio de culinária, onde você aprende segredos da comida oriental.

 
   

PARA VOCÊ