Conheça 13 cidades curiosas e diferentes ao redor do mundo

Por
Atualizado em 17.10.22

É bastante comum identificarmos as peculiaridades dos lugares que conhecemos pelo mundo, já que os hábitos, culturas e pessoas mudam muito de acordo com a localização de cada país.

Publicidade

Se você acha que o lugar em que vive é muito normal, saia do tédio e não deixe de conhecer algumas das cidades mais diferentes do mundo. Muitas são incríveis e interessantes, e outras bem estranhas e até assustadoras. De um modo ou de outro, contudo, todas elas não deixam de ser instigantes.

Listamos abaixo 15 delas para você se surpreender. Confira!

1. Najaf, Iraque

Se você é uma pessoa medrosa, jamais considere morar na cidade de Najaf, no Iraque. Nela está localizado o maior cemitério do mundo, Wadi-Al-Salam, onde estão enterradas mais de cinco milhões de pessoas. Acredite ou não, os moradores de Najaf moram junto às sepulturas. Vai encarar?

2. Rennes-le-Château, França

Localizada no topo de uma colina, essa é uma pequena vila famosa por seus mistérios, como assassinatos não solucionados, tesouros guardados e rituais e segredos escondidos nas raízes do cristianismo. A curiosidade da cidade é que ela foi a fonte de inspiração para o escritor Dan Brown, que criou o seu controverso Código da Vinci.

3. Monowi, Estados Unidos

Já ouviu falar em uma cidade onde a população é de apenas uma pessoa? Se não, conheça a Monowi, localizada em Nebraska, que um dia já foi muito populosa, mas por algum motivo hoje restou apenas uma residente (Elsie Eiler, 77 anos), responsável por cuidar de um bar e de uma biblioteca pública para os visitantes.

4. Miyake-Jima, Japão

A ilha de Miyake-Jima, no Japão, é o local onde está localizado o Monte Oyama, um dos vulcões mais ativos do mundo que expele um gás venenoso e, por esse motivo, todos os habitantes da região devem usar máscaras de proteção o tempo inteiro.

Em 2000 aconteceu a pior erupção, quando a montanha liberou cerca de 10.000 a 20.000 toneladas de dióxido de sulfóxido todos os dias, tornando a ilha inabitável e obrigando as pessoas a deixarem suas casas para trás.

5. Centralia, Estados Unidos

Atualmente, cerca de dez moradores vivem pela cidade de Centralia, nos Estados Unidos, considerada uma das mais perigosas para habitar. Até então, o local estava deserto por conta da erupção de um incêndio, que misteriosamente queima por lá há décadas. Além disso, existem buracos ameaçadores na região, que ficaram famosos após um menino cair dentro de um em seu quintal, na década de 1980.

Publicidade

6. Coober Pedy, Austrália

Já pensou em visitar uma cidade subterrânea construída a partir de velhas minas abandonadas? Em Coober Pedy isso é possível. O local é conhecido por ser um ótimo lugar para viver, pois as atividades diárias não são prejudicadas pela grande incidência de luz solar típica na região. A cidade australiana é também muito famosa pelas pedras de opala que são mineiradas por lá.

7. Federação de Damanhur, Itália

A Federação de Damanhur é uma espécie de cidade subterrânea localizada no norte da Itália, que foi construída com base nos sonhos de um humanista radical muitos anos atrás. Popular por suas crenças não convencionais, ela cresceu e hoje conta com um grande número de casas ecológicas.

8. Vila de Kunming, China

Se você pensa que já viu de tudo nessa vida, é porque ainda não ouviu falar da Vila de Kunming, na China, que abriga apenas anões. Ela foi criada por Chen Mingjing, um empreendedor de 44 anos, com o objetivo de oferecer um local onde pessoas com nanismo pudessem viver em uma sociedade sem serem discriminadas.

Para morar lá, a regra é de não ultrapassar a altura de 1,30 metro e, além disso, a vila conta com uma infraestrutura de primeira, oferecendo até mesmo delegacia e brigada de incêndio adaptadas à altura dos moradores.

9. Hell, Estados Unidos

Como o próprio nome já diz (a tradução de Hell é inferno), essa pequena cidade situada em Michigan tem diversos restaurantes assustadores e diabólicos e atrações turísticas completamente diferentes do que estamos acostumados. Como já se pode imaginar, Halloween é o feriado preferido dos moradores.

10. Elista, Rússia

Elista, na Rússia, é extremamente popular entre os turistas por ser conhecida como a “cidade do xadrez”. O motivo disso é que um designer apaixonado pelo jogo o usou como tema para projetar toda a cidade, colocando até mesmo um tabuleiro enorme na praça central do local.

11. Manshiyat Nasser, Egito

Conhecida mundialmente como a “cidade favela”, Manshiyat Nasser é completamente coberta de pilhas de lixo. Além disso, não tem água potável, eletricidade e nem boas construções. Cada morador que habita o local é responsável por processar um tipo de lixo, incluindo metais, plásticos e outros objetos.

O maior motivo disso é que a cidade se tornou o coletor de lixo oficial da cidade de Cairo, no Egito, que não tem um sistema eficiente para descartar seus resíduos.

12. Colma, Estados Unidos

O motivo da cidade de Colma, localizada na Califórnia, estar na lista é apenas um: atualmente, há mais pessoas mortas do que vivas por lá (cerca de 1800 moradores contra 1,5 milhões de mortos).

Publicidade

Quase todos os falecidos moravam na cidade de São Francisco, porém na virada do século passado a cidade aprovou uma lei que baniu todos os mortos dentro dos seus limites. Desta forma, Colma aproveitou da oportunidade para conseguir uma renda extra e aceitou todos os recém falecidos da cidade vizinha.

13. Chefchaouen, Marrocos

iStock

Considerada uma das mais belas cidades do Marrocos, Chefchaouen se tornou uma atração turística, principalmente devido às suas ruas e casas azuis, que foram pintadas por seus habitantes judeus que moravam por lá na década de 1930. Outra razão da popularidade da cidade é que ela se tornou o centro de produção de drogas do Marrocos.

Se você é uma pessoa que adora novidades e curte viajar para lugares que ofereçam experiências diferentes com bastante aventura e bizarrices, escolha o país mais interessante da lista e programe as suas próximas férias. Sem dúvidas elas renderão muita história para contar!