20 cidadezinhas encantadoras para conhecer pelo mundo

Por
Atualizado em 12.01.24

Normalmente quando se procura um lugar para conhecer, as pessoas preferem já ir em grandes cidades ou até mesmo na capital dos países e estados. Porém, no interior existe muita coisa bela e pouco explorada. O que deixa tudo mais lindo, cuidado e preservado nessas cidadezinhas.

Publicidade

Em todo o mundo é possível encontrar essas cidadezinhas. E olha, é uma mais linda que a outra. Cada uma com sua própria característica, é possível achar minúsculos vilarejos com uma estrutura sensacional. Existem aqueles místicos, outros que ficam em todos de montanha e alguns cobertos de gelo e neve. As opções são as mais variadas possíveis e você com certeza vai se identificar com uma ou várias.

Veja essas bucólicas, lindas e delicadas cidadezinhas. Encante-se com o charme que elas vão te proporcionar só de ver a foto e saber um pouco sobre elas. E, quando puder visite. A dica é que tem muitas opções dentro do Brasil. Então, prepare as malas e pé na estrada. Esse mundo é bonito demais para ficar trancado dentro de casa.

1. São Thomé das Letras, Minas Gerais

Para começar, nada melhor do que escolher uma cidade brasileira que faz ligação direta com a mística Machu Picchu. Isso mesmo. Você não leu errado. Existe uma gruta em São Thomé que possui as mesmas características de uma que está lá na cidade peruana. O incrível é que nunca se chegou ao fim desse túnel. O que os místicos dizem é que ela termina exatamente na terra perdida do povo inca.

Mas não é só isso. São Thomé das Letras traz todo um misticismo em um vilarejo rodeado de lindas e apaixonantes cachoeiras. Não deixe de tomar a cachaça vendida nos pequenos negócios locais. São deliciosas. Com certeza você vai querer levar algumas garrafas para casa.

2. Colleta di Castelbianco, Itália

Essa incrível cidadezinha italiana é de encher os olhos de qualquer pessoa que passa por lá. Uma aldeia com arquitetura bem antiga onde as casas são todas feitas de pedra, sem pintura, nem nada. A história conta que ela foi construída na época de guerras no século XIII. As edificações de pedra eram para proteger o povo dos ataques feitos pelos Sarracenos, um grupo de muçulmanos da época da Idade Média.

A aldeia fica na Província de Savona, localizada na região da Ligúria, onde ficam os famosos Alpes Marítimos da Itália. Outro detalhe bem marcante são as cores das portas. Por ser a casa inteira cinza, normalmente elas são coloridas. As preferidas são as cores vermelha e azul.

3. Yangshuo, China

Localizada no sudeste da China, Yangshuo é conhecida como a cidade não conquistada pelo império chinês. Possui uma beleza natural incrível e um clima super bom, parecido com o de Florianópolis aqui no Brasil. É um local para você se desintoxicar do mundo, da poluição, dos males. Completamente limpo, um ar realmente fresco e a sensação de estar no paraíso. Vale muito a pena conhecer esse vilarejo perdido no meio da gigante China.

4. Gasadalur, Ilhas Faroé

Esse vilarejo possui apenas 20 habitantes. Já deu para entender o tamanho do local que se trata essa minúscula cidadezinha. Como isso não significa muita coisa, Gasadalur traz uma enorme beleza em torno das casas que rodeiam o lugar. É arriscado dizer isso, mas é a cidade mais bonita que existe no planeta.

Publicidade

Completamente verde, praticamente no pé de uma montanha, com uma vista incrível e uma cachoeira perfeita para dar o toque final a essa cidade que mais parece um papel de parede do Windows. Maravilhosa demais.

5. Cemoro Lawang, Indonésia

Um povoado que fica no nordeste da Indonésia é responsável por uma das vistas mais espetaculares do planeta. Ideal para quem curte esporte radicais e uma natureza para lá de exuberante. A altitude também é de perder o fôlego: são 2.217 metros que precisam de muita preparação para não passar por apertos. E o mais louco disso tudo é que a cidadezinha fica em cima de um vulcão ativo. E aí, você teria coragem de passar uns dias lá?!

6. Damüls, Áustria

Damüls é uma bela e montanhosa cidade localizada no estado de Voralberg, na Áustria. É o município que mais cai neve em toda a Europa. Todos os anos eles ganham essa ‘competição’. A média é de 9,30 metros de neve por ano. Também é um lugarejo muito importante por conta da sua natureza exuberante e excessivo verde, local ideal para descansar, respirar um ar puro e passar aquele friozinho gostoso junto da pessoa amada. Um destino essencialmente romântico e perfeito para um encontro a dois.

7. Riquewihr, França

Essa comuna francesa veio para mudar um pouco o estilo das cidades que estão aparecendo na publicação. Essencialmente urbana, ela fica na região da Alsácia, bem perto da Alemanha. Por isso o nome bem mais alemão do que francês.

A cidadezinha possui apenas 1212 habitantes e possui um charme indiscutível por conta da sua arquitetura medieval. As construções são maravilhosas e merecem vários cliques de recordação. É um dos mais belos vilarejos franceses e com certeza vale uma ou mais visitas.

8. Reine, Noruega

Os países nórdicos são especiais em muitos sentidos. A economia que é a melhor do mundo, os lugares com maiores índices de desenvolvimento humano, as principais educações do mundo e também as naturezas mais exuberantes que você vai encontrar em todo o globo terrestre. Reine é um exemplo disso, uma vila de pescadores que está bem próxima do polo norte.

Entre montanhas e um imenso lago, a cidadezinha traz alguns eventos importantes. A Coca-Cola, por exemplo, já fez alguns eventos de lançamento de refrigerantes lá nesse vilarejo. Um local necessário para conhecer e relaxar.

9. Lençóis, Bahia

Voltando para o Brasil é hora de falar do estado mais charmoso do país. A Bahia traz um litoral de belezas indiscutíveis, mas para quem for ao interior a dica é conhecer a cidadezinha de Lençóis. Ela fica na conhecidíssima Chapada Diamantina. Já deu para imaginar o visual do lugar, não é mesmo?! Simplesmente maravilhoso.

Além disso, você conta com a hospitalidade baiana. A maioria das pessoas que visitam Lençóis ficam na casa de algum morador por um preço bem camarada. A praça da cidade também é super movimentada, com feira, eventos e muita cultura. Lugar lindo de se conhecer, pertinho de você e com um custo bem barato.

Publicidade

10. Vang Vieng, Laos

Esse vilarejo fica dentro de um pequenino país localizado na Ásia. Ela é rodeada pelo lindo e limpo rio Nam Song, além de possuir a sua volta a incrível paisagem de montanhas e muita área verde. Vang Vieng também foi alvo de uma expansão promovida pelos Estados Unidos na época da Guerra do Vietnã. Eles usaram a cidadezinha como uma de suas bases para a força aérea do país. É um local ideal para mochileiros e que possui altas possibilidades de esportes radicais e muito contato direto com a natureza selvagem e pura.

11. Colmar, França

Outra comuna francesa bem bonita é Colmar, próxima da divisa com a Alemanha. Sua beleza está exatamente na cultura e na arquitetura do lugar, bem parecida com as tradicionais casas alemãs, mas com um toque francês que faz toda a diferença. Ao visitar a região da Alsácia, você vai poder conhecer diversos lugarejos assim. Muito bom para aprender um pouco sobre a cultura tão forte desses dois países europeus.

12. Bled, Eslovênia

Ainda na Europa, Bled é um município que tem como maior característica o seu lindo e imponente lago. No centro dele você encontra uma ilha natural com um castelo dentro dela. Olha que coisa mais linda. É uma área de intenso turismo e que já é bastante conhecida pelos aventureiros da região. Se estiver pelos lados do leste europeu, vale muito à pena conhecer as belezas naturais de Bled.

13. Otranto, Itália

Localizado na região da Puglia, Otranto é uma cidadezinha que combina as belezas naturais com belos monumentos arquitetônicos. O vilarejo possui cerca de cinco mil habitantes e é um local bem calmo e sossegado. Excelente para passar uns dias bem longe da agitação e do estresse dos grandes centros urbanos. É, com certeza, uma das aldeias mais bonitas da Itália.

14. Qaqortoq, Groenlândia

Uma bela e fofa aldeia no frio extremo da Groenlândia. Essa é a charmosa Qaqortoq. Com apenas 3 mil habitantes, ela possui casinhas coloridas, no meio do mato, muito parecido com cenas de filmes da Disney, ou joguinhos fofos de videogame. Por incrível que pareça, essa cidadezinha é a mais populosa do sul da ilha e a quarta maior de toda a Groenlândia. Mas também com o frio que faz ela, era de se esperar que poucos arriscassem morar em um local desse, né?!

15. Shirakawa-go, Japão

Essa pequena aldeia japonesa traz o encanto também de suas construções fofas em equilíbrio com uma natureza selvagem e espetacular. Ela fica bem nos Alpes do Japão. Então, já dá para imaginar a beleza que ronda todo esse lugar.

As casinhas, uma atração certa na aldeia, são feitas de madeira e o telhado coberto por plantas de arroz. Elas são trocadas a cada cinco anos pelos moradores dessas residências tradicionais chamadas de gasshoku. Essa cidadezinha é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade.

16. Brantôme, França

Localizada na região da Aquitânia, essa cidadezinha traz a combinação da natureza com a arquitetura para se tornar completamente encantadora. Com apenas dois mil habitantes, é um local perfeito para descansar em meio a milhares de árvores e se vislumbrar com as perfeitas construções que fizeram ao redor de todo vilarejo.

17. Jiufen, Taiwan

Com uma bela arquitetura típica dos países tradicionais asiáticos, Jiufen é uma cidadezinha de fazer brilhar os olhos. O significado do seu nome é ‘nove porções’, o que dá todo o sentido místico que esse vilarejo possui.

Com uma história bem forte por conta da dominação feita pelo império chinês, o vilarejo guarda dentro de si toda essa riqueza cultural e também natural. Em volta da aldeia há muito verde e belas montanhas.

18. Corinaldo, Itália

Mais uma linda e pequena comuna italiana. Localizada na região dos Marche, ela possui cerca de cinco mil habitantes. Sua beleza está na arquitetura urbana da cidade que traz a sensação de estar dentro de uma pequena aldeia da Idade Média, o que, em parte, não deixa de ser uma verdade. É um dos lugares mais bonitos de toda Itália, considerada inclusive por publicações premiadas.

19. Lumiar, Rio de Janeiro

É um distrito que fica dentro da cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Seu charme está exatamente em ser uma cidadezinha típica brasileira, com coreto, praça principal, ambiente bem de interior mesmo. Ao fundo, as belezas da serra fluminense, com muitas árvores e frescor. Muitas cachoeiras, rios e corredeiras trazem a animação necessária para se aventurar no lugarejo. Uma vila incrivelmente linda bem no sudeste do país.

20. Mosela, Alemanha

Por último, um lugarejo lindo localizado na Alemanha. É um local com rica natureza, mas também uma região muito importante de vinícolas. Lá você vai provar maravilhosos vinhos, de altíssima qualidade. A ideia é fazer um passeio por toda a região do rio Mosel e conhecer cada uma dessas cidadezinhas lindas e muito bem cuidadas.