7 dicas para sobreviver a longas viagens de avião (mesmo na classe econômica)

Por
Atualizado em 22.09.22

Viajar pode nos levar a lugares maravilhosos e também é um teste de paciência para todos os viajantes. Muitas horas no avião, conexões intermináveis e os famosos imprevistos podem estragar toda a diversão. Com algumas dicas simples é possível prevenir incidentes e melhorar o desconforto durante o voo para você começar a curtir a viagem desde a hora que sai de casa.

Publicidade

1. Planeje tudo com antecedência

Bonde

Bonde

Planejamento é fundamental para qualquer tipo de viajante. Além de prevenir alguns acontecimentos chatos é possível economizar muito definindo tudo com antecedência.

Evite conexões apertadas quando comprar as passagens, faça check-in online e sempre esteja no aeroporto o mais cedo que puder. Quando começar a arrumar tudo que vai levar preste muita a atenção na previsão do tempo e leve sempre uma mala de mão com seus pertences mais importantes e algumas roupas, caso sua bagagem seja extraviada. Com atitudes simples você reduz as possibilidades de problemas e consegue curtir a viagem com muito mais tranquilidade.

2. Tenha o seu próprio kit sobrevivência

Canva

Organize uma bolsa ou mochila para levar no avião e coloque tudo o que precisa para se sentir confortável. Petiscos para enganar a fome, música, fones de ouvido, travesseiro, manta, meias, chinelo e máscara para os olhos são ótimas opções para conseguir se sentir um pouco mais confortável. A luz forte da TV de entretenimento de bordo deixa o cérebro alerta, por isso prefira livros e revistas para estimular o sono.

Hidratante e protetor labial ajudam a cuidar da pele que fica mais ressecada devido ao logo período no ar condicionado do avião.

3. Movimente-se

Exercícios simples e possíveis de fazer na própria poltrona ajudam o corpo a manter-se em movimento e previnem dormências e tensões. Sequências de movimentos circulares dos pés, ombros e pescoço ajudam a despertar o corpo e melhorar a circulação.

4. Escolha um passatempo

Além do conhecido entretenimento de bordo, você pode escolher outros passatempos para evitar o tédio durante as longas horas que passa no avião. Jogos portáteis, revistas, música e aquele livro que está enrolando para começar a ler podem ser excelentes escolhas para distrair e fazer o tempo passar mais rápido.

5. Evite bebidas alcoólicas e comidas pesadas

Ann Holm

Ann Holm

Uma pequena taça de vinho pode até ajuda-lo a dormir melhor, porém beber demais pode deixar seu corpo desidratado e você precisará de muita água, o mesmo vale para bebidas cafeinadas. Como a digestão fica mais lenta quando o corpo está em repouso, faça refeições leves para evitar enjoos e mal estar durante o voo.

6. Praticidade é tudo

Invista em bagagens fáceis de carregar e pense na quantidade para não sofrer entre as conexões dos longos terminais internacionais e no trajeto aeroporto – hotel. Escolha um “look aeroporto” muito confortável para usar durante a viagem. Roupas e sapatos apertados limitam o movimento e podem prejudicar a circulação durante o voo trazendo até consequências mais sérias para a saúde.

7. Em dia com o fuso

Adaptar-se ao novo fuso horário é a reclamação mais comum entre os viajantes. O famoso “Jet lag” pode resultar em cansaço, insônia e irritabilidade. Para evitar começar suas férias com o pé esquerdo procure “reprogramar” seus hábitos – como refeições e sono – alguns dias antes da viagem, de acordo com o fuso do destino. Respeite os novos horários inclusive no período que está no avião.

Com estas dicas simples é só relaxar e curtir a deliciosa aventura que é viajar.