Atacama: 13 atrações que você precisa conferir no deserto mais alto do mundo

Escrito por Nicole Dias

Se engana quem pensa que um deserto não pode ser um local cheio de atividades, experiências novas e paisagens de cair o queixo. O Atacama, por exemplo, é visitado por cerca de um milhão de turistas todos os anos — muitos deles brasileiros. O deserto mais alto e mais árido do mundo já se tornou um dos destinos mais sonhados da América do Sul, junto de locais como a Patagônia argentina e Macchu Picchu (Peru).

E você, tem interesse em desbravar tudo que este local tem a oferecer, desde os incríveis lagos de água salgada até as observações noturnas das estrelas? Então confira essa lista com informações e atrações para deixar sua viagem ainda mais inesquecível!

Onde fica o Deserto do Atacama?

Uma das áreas mais áridas do planeta, o Deserto do Atacama faz fronteira com o Peru e fica na região norte do Chile. O local também é próximo da Argentina e Bolívia, sendo possível escolher um destes destinos como rota de entrada.

Explorando o mapa local

Viajali

Em toda e qualquer viagem, é interessante que você tenha um mapa do destino a ser visitado. Isso ajuda o turista a encontrar as atrações que mais lhe interessa, e também a se deslocar com mais segurança. Quanto ao mapa do Deserto do Atacama, é possível perceber que seus principais pontos turísticos ficam espalhados pela região. Os vulcões ficam na parte leste, enquanto as termas e gêiseres se encontram mais ao norte. A parte gastronômica e o comércio ficam concentrados em San Pedro de Atacama, especialmente em torno da Calle Caracoles.

Quando ir ao Deserto do Atacama?

Embora alguns meses apresentem temperaturas bastante baixas, o Atacama é um destino que pode ser visitado o ano inteiro. Os meses mais amenos são de março, a maio, e de setembro a novembro. O inverno no deserto costuma ser mais movimentado de turistas, e na parte da noite as mínimas podem chegar a -14º.

O que fazer no Deserto do Atacama?

Bateu aquele interesse em saber mais sobre o deserto e suas belezas? Então veja essas 13 opções de passeios para lá de interessantes. O destaque fica por conta das paisagens de tirar o fôlego!

1. Gêiseres del Tatio

Essa é uma daquelas atrações que farão você sair da cama cedinho. Isso porque os Gêiseres del Tatio se encontram em plena atividade antes do amanhecer. O esforço compensa: a imagem dos pequenos vulcões expelindo águas quentíssimas é inesquecível. Os gêiseres ficam cerca de duas horas de distância do centro de San Pedro de Atacama, a uma altitude de 4.200 metros.

2. Laguna Cejar

Pixabay

Imagine boiar em meio a um cenário com montanhas e vulcões. É essa a ideia na Laguna Cejar, que tem mais concentração de sal que o Mar Morto. Independentemente do clima, a experiência não pode ser perdida — apenas tome cuidado para não respingar a água nos olhos ou na boca. No entorno da laguna existem vestiários e chuveiros para que os visitantes possam tirar o excesso de sal que fica no corpo.

3. Laguna de Chaxa

Os principais habitantes do entorno da Laguna Chaxa, localizada no meio do Salar do Atacama, são flamingos. É interessante fazer esse passeio com binóculos ou equipamentos com zoom para observar as aves, uma vez que é preciso manter uma certa distância em nome da preservação.

4. Laguna Meñique

Localizada dentro da Reserva Nacional dos Flamingos, a Laguna Meñique é um verdadeiro regalo aos olhos. Suas águas são geladíssimas e de um azul intenso, contrastando com as montanhas nevadas. Para visitá-la é necessário estar mais acostumado com a altitude – ela fica a 4 mil metros.

5. Ojos do Salar

Os Ojos de Salar consistem em duas crateras com águas profundas. O mergulho é permitido, mas só o faça se souber nadar. Existem diversas teorias sobre a formação desses buracos, de meteoros até águas acumuladas por causa de chuvas.

6. Pukará de Quitor

Localizado ao norte do Chile, trata-se de um sítio arqueológico, declarado Monumento Nacional do país. O passeio é altamente indicado para quem gosta de fazer um bom tour histórico. As ruínas têm mais de 700 anos!

7. Salar de Atacama

Pixabay

Maior depósito salino do Chile, o Salar do Atacama é quase um deserto branco salgado. É nessa área de 300.000 Km2 que estão localizadas diferentes atrações, como a Laguna Chaxa e os Ojos de Salar. É essencial assistir ao pôr do sol no local, sobre o vulcão Licancabur. Daquelas imagens que não saem da memória tão cedo!

8. Salar de Tara

Para conhecer o Salar de Tara é preciso que você reserve um dia inteiro e conte com a presença de guias experientes. O local fica a uma altitude superior a 4 mil metros, distante 140 quilômetros de San Pedro de Atacama. Lá é possível contemplar a flora, a fauna e os imensos paredões. Também é ótimo para tirar fotos maravilhosas.

9. San Pedro de Atacama

Pixabay

Você sabia que há habitantes no deserto? Sim! Em San Pedro, pequeno povoado do Atacama, vivem cerca de 6 mil pessoas. O povo é humilde e as casas são simples. Há minimercados – com preços altos – e opções de hospedagem. O centro da cidade fica na rua Caracoles.

10. Termas de Puritama

O verdadeiro oásis em meio ao deserto: nas Termas de Puritama o viajante encontra belas cachoeiras e oito poços de águas termais. É possível chegar ao local de carro ou fazendo trekking. O visual é deslumbrante.

11. Tour Astronômico

Já imaginou como é a noite no deserto? É um espetáculo! O clima colabora para que seja possível observar o céu em mais de 300 noites por ano! Contrate o SPACE (San Pedro de Atacama Celestial Explorations) e vá para Ayllu de Sólo. Trata-se de um observatório aberto ao público, considerado o maior parque de telescópios da América do Sul. Às saídas são diárias, no verão às 21h e no inverno às 19h.

12. Vale da Lua

Pixabay

Santuário da Natureza e Monumento Natural, o Valle de la Luna é composto por esculturas de rochas, imensos paredões, cânions e cavernas. O mirador da Cordilheira do Sal, o Anfiteatro e as Três Marias são os pontos que despertam mais interesse. É preciso pagar uma taxa de $ 2 mil pesos para acessar o Vale.

13. Vale da Morte

O Valle de la Muerte é um dos primeiros destinos de quem chega ao Atacama, já que fica bem pertinho de San Pedro. O cenário é repleto de montanhas e dunas, onde algumas pessoas praticam sand boarding. Prepare a máquina fotográfica, porque esse passeio merece grandes registros.

Anotou todas as atrações que pretende conhecer em seu passeio pelo deserto? Então não se esqueça de conferir essa lista com as 10 coisas que você precisa saber antes de viajar para o Atacama. Boa viagem!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS

PELA WEB