35 lugares que você não imaginaria ver de perto com o Google Street View

Escrito por Bárbara Cristovão

Há alguns anos, o Google Street View vem expandindo suas operações, registrando fotografias panorâmicas em 360º de diversos pontos do mundo que não podem ser alcançados de carro – o principal modo de captura de imagens utilizado pelo serviço desde 2007. Agora o Google conta com o Trekker, uma mochila equipada com um sistema de câmeras que permite a captura de imagens a pé, onde nenhum outro veículo poderia circular.

Continua após o anúncio

Outro aparelho usado, dessa vez, para capturar o interior de museus, igrejas e atrações históricas em geral, é o Trolley, um equipamento menor, que pode passar pelas portas dos museus e contornar áreas mais estreitas. As câmeras do Street View também foram adaptadas para motos de neve e triciclos exclusivos, além de estarem presentes em viagens de barco e junto de mergulhadores, alcançando locais cada vez mais impressionantes.

Nessa matéria, trazemos dezenas de destinos que foram fotografados por esses diferentes métodos. O Google já mapeou a escalada e o topo de grandes montanhas ao redor do mundo, o fundo do mar em diversos pontos dos oceanos, o interior de vários sítios arqueológicos e as trilhas de safáris, cânions e florestas famosas em diferentes continentes. E você pode ver tudo isso no conforto da sua casa e, quem sabe, descobrir um novo destino que você nem sabia que iria querer visitar.

1. Floresta Amazônica, Brasil

Google Street View

Google Street View

O Google Street View percorreu diversas localidades da Floresta Amazônica, tornando possível que, do seu computador, você faça trilhas diferentes dentro da selva, passeie de tirolesa, navegue de barco por diversos rios, como o Negro e o Aripuanã, e ainda conheça de perto algumas comunidades, como a de Santa Helena, Abelha, Santa Maria, Sacará e Tumbira – todas às margens de grandes rios da região.

2. Igrejas do Brasil

Google Street View

Google Street View

É possível ver várias igrejas históricas católicas não apenas por fora, mas também por dentro. Faça um tour por dentro da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo, e pela Catedral da Sé e da Igreja da Consolação, na capital paulista.

3. Cristo Redentor, Brasil

Google Street View

Google Street View

Quem ainda não teve a oportunidade de subir no Morro do Corcovado, agora pode ter uma visão mais próxima do que é olhar a cidade do Rio de Janeiro lá de cima, como se estivesse visitando o grande cartão postal carioca.

O Street View ainda passou por outros pontos da Cidade Maravilhosa que não podem ser percorridos de carro, como o Sambódromo no meio do carnaval, o Jardim Botânico, as areias das praias de Copacabana e Ipanema, a Floresta da Tijuca e o alto da Pedra da Gávea.

4. Cataratas do Iguaçu, Brasil e Argentina

Google Street View

Google Street View

Outro grande cartão postal do Brasil foi percorrido pelos mochileiros do Street View: as Cataratas do Iguaçu. Você consegue andar virtualmente por várias plataformas do lado brasileiro e também pode dar uma espiada em como é o lado argentino das Cataratas, que tem como principal atração, a Garganta do Diabo, com um posto de observação logo acima da queda gigantesca.

5. Fernando de Noronha, Brasil

Google Street View

Google Street View

A ilha Pernambucana de Fernando de Noronha pode ter limite de visitantes presenciais, mas de visitantes virtuais não! Percorra algumas das praias mais bonitas do Brasil, como a Praia do Sancho, a Baía dos Porcos, a Praia do Leão e a Praia da Conceição, e descubra por que você precisa planejar a sua viagem para esse paraíso agora!

Com o Street View você ainda pode observar a vista de mirantes, além de mergulhar embaixo d’água em alguns pontos para observar de perto a vida marinha, inclusive os golfinhos!

Continua após o anúncio

6. Museus da América Latina

Google Street View

Google Street View

Conheça por dentro alguns dos mais importantes museus do Brasil, como o Museu de Arte Moderna e o Museu do Futebol, em São Paulo, o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Várias outras instituições de preservação da história da América Latina podem ser visitadas, como o Museu Nacional de Antropologia, na capital do México, o Museo De La Reconquista, em Buenos Aires, o Museo Casa Concha, na cidade peruana de Cusco, e o Museo de Arte Contemporáneo de Bogotá.

7. Ilhas Galápagos, Equador

Google Street View

Google Street View

A cerca de mil quilômetros de distância da América do Sul, as lhas Galápagos, ao todo 19, passam por constantes atividades sísmicas e vulcânicas e ainda estão localizadas na confluência de três oceanos – a receita certa para uma vida selvagem única, com um dos ecossistemas marinhos mais ricos que existe. Não é à toa que o arquipélago serviu de inspiração para a teoria de evolução das espécies de Charles Darwin.

Com o Street View, você pode explorar diversos pontos das ilhas, principalmente de observação de animais, como as tartarugas-gigantes, que podem chegar a 400 quilos e quase dois metros, além de leões-marinhos e iguanas. Por fim, a câmera leva para alguns mergulhos embaixo d’água para observar de perto a vida marinha.

8. Machu Picchu, Peru

Google Street View

Google Street View

Um dos grandes patrimônios mundiais, Machu Picchu, também pode ser percorrido através do Street View. Ande pelo sítio arqueológico mais famoso do Império Inca, vendo de perto diversos pontos dessa imensa cidade em ruínas, como o Observatório Astronômico, o Templo das Três Janelas, o Templo do Condor, a Pedra Sagrada, o Templo Principal e a o Templo do Sol.

Outros pontos turísticos do Peru também podem ser vistos de perto, como o Cânion de Colca, a Basílica Catedral de Lima e o Monastério e Igreja de Santa Catarina, em Arequipa. Todas essas construções podem ser vistas virtualmente por dentro.

9. Yosemite, Estados Unidos

Google Street View

Google Street View

O Parque Nacional Yosemite, na Califórnia, abriga o El Capitan, um dos mais populares destinos do mundo para os escaladores. Com o Google Street View, você sobe nessa rocha de granito imponente, de 910 metros de altura, pegando carona com vários montanhistas, que fizeram diferentes registros para o Google, fotografando desde a base da montanha e retratando momentos pontuais da escalada até chegar ao seu topo.

Nessas subidas, você não vai percorrer todo o trajeto dos montanhistas, mas vai conferir algumas panorâmicas belíssimas de 360º nas alturas.

10. Grand Canyon, Estados Unidos

Google Street View

Google Street View

Um dos cânions mais famosos do mundo, o Grand Canyon, teve várias de suas trilhas mapeadas pelo Google. Você pode fazer diferentes caminhos entre as montanhas esculpidas e ainda passar por pontes do Rio Colorado.

No caminho para o cânion, muitos aproveitam para ver a Cratera de Meteoro, a 180 quilômetros dali. O Street View também oferece alguns ângulos de visão da imensa depressão, de 1,2 quilômetros de diâmetro, formada com um impacto ocorrido há 50 mil anos.

11. Pontos turísticos nos Estados Unidos

Google Street View

Google Street View

Vários outros grandes pontos turísticos dos Estados Unidos podem ser visitados através do Street View, como os arredores da Estátua da Liberdade e o interior do Central Park, em Nova York, além do interior do Sea World, em Orlando e em San Antonio, e o National Mall, em Washington, onde é possível ver de perto o Lincoln Memorial, o Monumento a Washington e o Memorial Nacional da Segunda Guerra Mundial.

Além disso, é possível explorar virtualmente diversos parques nacionais e lugares históricos dos Estados Unidos, como o Monte Rushmore, a Ilha de Alcatraz (que pode ser vista por fora e por dentro), o Monumento Nacional das Ruínas Astecas, com 900 anos de idade, e o Parque Nacional da Sequoia, com árvores de mais de 80 metros de altura.

12. Ártico canadense

Google Street View

Google Street View

Você pode explorar a vida na neve em Iqalut, capital da região de Nunavut, que inclui quase todas as ilhas do ártico canadense.

A cidade fica na ilha de Baffin e o passeio do Street View mostra a paisagem coberta de gelo, os cães de trenó (que ainda são usados nos meses de inverno, principalmente para recreação), o exterior e o interior da Assembleia Legislativa, o interior do Centro de Visitantes da Costa do Ártico, o interior do museu e livraria Kitikmeot Heritage Society, as ruínas de uma igreja católica dos anos 1950, a primeira da região, e o interior da loja de souvenirs The Arctic Closet.

13. Miniatur Wunderland, Alemanha

Google Street View

Google Street View

A grande atração turística da segunda maior cidade da Alemanha, Hamburgo, é o Miniatur Wunderland, uma miniatura de ferrovias que percorrem um trajeto que simula várias cidades na Europa e América do Norte.

Percorra as miniaturas da Escandinávia, da Alemanha central, da região da Bavária (que inclui uma miniatura da original Oktoberfest), da Suíça, da Áustria e dos Estados Unidos, incluindo Las Vegas e o Grand Canyon. E, claro, o museu também traz miniaturas da própria Hamburgo.

14. Torre Eiffel, França

Google Street View

Google Street View

Quem nunca subiu na Torre Eiffel agora tem a chance de ter uma ideia da vista a partir de seus vários níveis de observação.

O Street View também passou perto de vários outros pontos turísticos da França, como o exterior da Catedral de Notre Dame, o interior do Palácio de Versalhes e as trilhas de seus imensos jardins, o movimentado bairro parisiense de Montmartre, o interior do Palácio de Fontainebleau, além de várias praias do litoral, outros castelos famosos franceses e até o resort de esqui em Chamonix, no Monte Branco.

Além de percorrer diversas pistas de esqui no Monte Branco, é possível ver a escalada de vários montanhistas na imponente montanha coberta de neve.

15. Canais de Veneza, Itália

Google Street View

Google Street View

Navegar pelos canais e passar por baixo das pontes de Veneza é um sonho de muitos amantes de viagens e felizmente é possível ver mais de perto um pouco desse lugar encantador, estando virtualmente a bordo de uma embarcação.

Também é possível visitar outros grandes pontos turísticos da Itália, como o interior do Coliseu, em Roma, o exterior da Catedral de Santa Maria del Fiore e os Jardins de Boboli, em Florença, os arredores da Catedral de Milão, além de muitas outras construções históricas no país.

16. Rio Tâmisa, Reino Unido

Google Street View

Google Street View

Suba a bordo de um barco e passeie pelo Rio Tâmisa, que corta a cidade de Londres, passando por baixo da famosa Tower Bridge, e tendo uma bela vista do Palácio de Westminster, onde estão instaladas as duas câmaras legislativas do Reino Unido e um dos maiores símbolos do país, a torre do Big Ben. A câmera ainda registrou de perto a roda gigante do London Eye, a partir da perspectiva de quem está no rio.

17. Beco Diagonal de Harry Potter, Reino Unido

Google Street View

Google Street View

Vários estúdios de televisão e cinema podem ser vistos por dentro com o Street View e um dos mais interessantes abertos a essa visita virtual é o Beco Diagonal dos filmes de Harry Potter, dentro do complexo da Warner Bros. Studio Tour em Londres.

18. Stonehenge, Reino Unido

Google Street View

Google Street View

Na região sul da Inglaterra está um dos maiores mistérios da humanidade: Stonehenge, uma estrutura que se acredita ter sido montada em épocas diferentes, a partir de 3.100 anos antes de Cristo. Com pedras que chegam a cinco metros de altura e 25 toneladas, o conjunto ainda suscita perguntas sobre como as peças foram transportadas e qual o propósito de sua disposição.

No local, não é permitido que os visitantes cheguem muito perto da estrutura, apenas podendo vê-la de uma certa distância, para manter a preservação desse Patrimônio Mundial da UNESCO. É possível caminhar entre as pedras somente em horário especial. Felizmente, o Google fez esse tour e traz uma visão que a maioria das pessoas, mesmo indo até lá, não consegue ter.

19. Burj Khalifa, Emirados Árabes Unidos

Google Street View

Google Street View

Até que sejam concluídas as construções do The Bride, no Iraque, e do Kingdom Tower, na Arábia Saudita, o título de prédio mais alto do mundo ainda é do Burj Khalifa, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O edifício tem 828 metros de altura e 160 andares, sendo possível, através do mapa virtual, ter uma vista impressionante de uma plataforma externa de manutenção no 73º andar. Outras vistas oferecidas pelo Google incluem decks de observação internos do 43º, do 124º e do 151º andares, de onde a cidade em volta está impressionantemente longe.

20. Mesquita do Xeque Zayed, Emirados Árabes Unidos

Google Street View

Google Street View

A bela e imponente Mesquita do Xeque Zayed, em Abu Dhabi, pode ser vista de diversos ângulos externamente e inclusive internamente com o mapa virtual, com destaque para o salão principal de orações, forrado com o maior tapete persa do mundo, com 5,6 mil metros quadrados.

A mesquita é a terceira maior do planeta, com capacidade para abrigar 40 mil pessoas entre suas 80 cúpulas brancas e mais de mil colunas cobertas de mármore branco.

21. Base do Everest, Nepal

Google Street View

Google Street View

O Acampamento Base Sul do Evereste, no Nepal, pode ter diversos pontos visualizados, graças a três montanhistas que levaram as câmeras do Google para esses 5.364 metros de altitude, em 2011. Hoje é possível fazer um passeio virtual por diversas partes desse campo base, além de ver o topo de outras grandes montanhas ao redor do mundo, como o Aconcágua, na Argentina, o ponto mais alto dos hemisférios sul e oeste e o mais alto do mundo fora da Cordilheira do Himalaia.

22. Monte Fuji, Japão

Google Street View

Google Street View

A mais alta montanha do Japão, o Monte Fuji, um vulcão ainda ativo (apesar de não entrar em erupção desde 1708), tem mapeada, além de trilhas no seu cume, diversos vilarejos e atrações em regiões próximas. É possível ver de perto as cachoeiras de Shiraito Falls e entrar na Funatsu Tainai, uma das várias cavernas de lavas solidificadas de uma erupção no século 9 antes de Cristo.

23. Petra, Jordânia

Google Street View

Google Street View

Entre o Mar Vermelho e o Mar Morto, na Jordânia, está o importante patrimônio mundial de Petra, localidade que se acredita ter sido habitada desde os tempos pré-históricos. A cidade, ocupada pelos nabateus, ancestrais dos árabes, a partir do século 4 antes de Cristo, já foi um ponto na rota entre viagens para a Arábia, o Egito e a Síria fenícia.

Representando o encontro entre as tradições do oriente com a arquitetura helenística, Petra teve parte de sua estrutura construída e parte dela esculpida na rocha, contando com várias passagens estreitas e desfiladeiros – e muito disso pode ser percorrido e visto por dentro em passeios virtuais.

24. Taj Mahal, Índia

Google Street View

Google Street View

Atraindo três milhões de visitantes por ano, o Taj Mahal, na cidade indiana de Agra, pode ser visto de vários ângulos virtualmente, sendo possível percorrer toda a área externa bem próxima da enorme estrutura. A câmera do Street View só não pode entrar no monumento.

Erguido entre 1632 e 1653, com o trabalho de 20 mil homens, o Taj Mahal foi uma homenagem do imperador Shah Jahan em memória de sua esposa favorita, sendo que o imponente palácio de mármore branco foi edificado em volta do túmulo dela.

25. Grande Barreira de Corais, Austrália

Google Street View

Google Street View

As câmeras do Street View também mostram vários pontos embaixo das águas e um dos mais impressionantes mapeamentos desse tipo é da Grande Barreira de Corais da Austrália, próxima à Ilha de Heron, local onde é possível mergulhar virtualmente ao lado de tartarugas marinas e diferentes cardumes.

Outros pontos dos oceanos que é possível visitar são os arredores do navio de passageiros SS Yongala, que naufragou em águas australianas em 1911; o entorno dos escombros do navio de carga Liberty, que se encontra afundado próximo do litoral de Bali, na Indonésia; e as águas da Ilha Contoy, do México, onde foram fotografados, bem de perto, tubarões-baleia.

26. Ópera de Sydney, Austrália

Google Street View

Google Street View

Um dos maiores símbolos da Austrália, a Ópera de Sydney inaugurada em 1973, pode ter sua área externa visitada virtualmente e, principalmente, pode ter o seu interior visualizado. É possível percorrer o principal auditório, o Concert Hall, além de outros teatros internos menores, como Joan Sutherland Theatre, o Drama Theatre e o Studio, em um passeio virtual com o Street View.

27. Templo Angkor Wat, Camboja

Google Street View

Google Street View

Hoje uma região no Camboja, Angkor já foi a sede do Império Khmer, que viu seu auge entre os séculos 9 e 13. As ruínas, que fazem parte de um complexo de templos na região, são consideradas um dos tesouros arqueológicos mais importantes que existem, sendo uma das maiores estruturas religiosas já construídas.

Nesse passeio virtual, é possível andar por várias partes dessas ruínas, vendo de perto as imponentes torres, o templo de Bayon, a estátua de Vishnu, o Terraço dos Elefantes, as diversas representações religiosas esculpidas nas paredes e o templo de Ta Prohm, cuja árvore sagrada apareceu no filme Lara Croft: Tomb Raider, de 2001, com Angelina Jolie.

28. Pirâmides de Gizé, Egito

Google Street View

Google Street View

A única das originais sete maravilhas do mundo ainda de pé, a Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide de Gizé ou de Khufu, pode ser vista bem de perto, no nível do chão, com o Street View. Com sua construção tendo começado em 2.560 antes de Cristo, essa pirâmide foi a mais alta estrutura artificial do mundo até a inauguração da Torre Eiffel, em 1989. Presencialmente, é possível visitar o seu interior, mas essa perspectiva não está inclusa no passeio virtual.

Outras construções desse complexo milenar também pode ser vistos de perto com o Street View, como a Grande Esfinge de Gizé e as pirâmides de Miquerinos e Quéfren.

29. Belezas naturais da África do Sul

Google Street View

Google Street View

Para amantes de belezas naturais e observação de vida selvagem, o passeio virtual por vários pontos interessantes da África do Sul está imperdível. É possível fazer um safári no Parque Nacional Kruger, observando elefantes, girafas, leopardos, búfalos, rinocerontes, zebras e aves. Além disso, você pode subir no topo da Montanha da Mesa, que se eleva a 1.084 metros de altitude, servindo como o pano de fundo da paisagem da capital Cidade do Cabo.

Por fim, você ainda pode subir no topo do Cabo da Boa Esperança e da montanha Cabeça de Leão para ver belas paisagens do litoral no extremo sul do continente africano e andar virtualmente pelas praias de Sandy Beach, Sunset Beach, Clifton Beach e Cape Bay Beach.

30. Reserva Nacional de Samburu, Quênia

Google Street View

Google Street View

Passeie por trilhas da Reserva Nacional de Samburu, um grande ponto de safári no Quênia. A organização tem como objetivo preservar diversas espécies locais, especialmente os elefantes africanos, que são vítimas de caças ilegais, responsáveis pela morte de milhares desses animais nos últimos anos.

Com o Street View, é possível ver alguns dos grandes mamíferos de perto, além de conhecer o campo de observação de elefantes, o campo de pesquisa Save the Elephants e observar o deslocamento dos guerreiros de Samburu às margens do Rio Ewaso.

31. Zoológicos ao redor do mundo

Google Street View

Google Street View

Além de mapear algumas trilhas que levam a animais selvagens na África, o Google percorreu o interior de diversos zoológicos ao redor do mundo, onde estão pandas gigantes, tigres e elefantes, entre diversas outras espécies.

Visite virtualmente a Base de Pesquisas para Reprodução de Pandas Gigantes em Chengdu, na China, e veja de perto esses fascinantes ursos. Também está disponível um passeio virtual pelo Zoológico de Toronto, no Canadá, um dos maiores do mundo.

Outros locais percorridos pelo Street View são o mexicano Zoológico de Zacango, o paulista Zoo de Americana, o Singapore Zoo, o taiwanês Shou Shan Zoo, o japonês Asahiyama Zoo, o australiano Zoológico de Taronga, o Zoo Aquarium de Madrid e o americano San Diego Zoo.

32. Ilhas remotas

Google Street View

Google Street View

Conheça de perto algumas das ilhas mais remotas que existem: o Arquipélago de Chagos, no Oceano Índico, com 55 pequenas ilhas, que formam um dos maiores atóis de corais do mundo; as Ilhas Pitcairn, um território ultramarino britânico na Polinésia, com área total de 47 quilômetros quadrados e uma população estimada de apenas 56 habitantes; e várias partes da Reserva Natural de Papahānaumokuākea, dos Estados Unidos, uma das maiores áreas marinhas protegidas do mundo.

33. Patrimônios Mundiais da UNESCO

Google Street View

Google Street View

Além dos diversos já citados nessa matéria, como as Pirâmides de Gizé, o Taj Mahal e o Angkor Wat, conheça de perto mais alguns locais tombados como Patrimônios Mundiais da UNESCO, como o Conjunto de Borobudur, na Indonésia, um dos maiores templos budistas que existem, construído entre os séculos 8 e 9; o imponente Templo Expiatório da Sagrada Família, em Barcelona, e a Catedral de Sevilha, que podem ser vistos por dentro; e a Igreja da Paz, em Swidnica, na Polônia, uma das três igrejas protestantes cuja construção foi permitida em territórios católicos na região da Silésia, na metade do século 17.

Visite também as ruínas de Pompéia, na Itália, a mina de sal de Wieliczka, na Polônia, onde há várias esculturas e quatro capelas esculpidas em sal, e a caverna de Jasovská, na Eslováquia, onde foram feitas muitas descobertas sobre os períodos paleolítico, neolítico e da Idade do Bronze.

34. Resorts de esqui

Google Street View

Google Street View

Você pode conhecer várias estações de esqui ao redor do mundo, incluindo resorts na Suíça, França, Espanha, Finlândia, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Percorra pistas de esqui e se aventure no gelo nesses passeios virtuais!

35. Antártida

Google Street View

Google Street View

Nem o extremo sul do planeta ficou de fora da lista do Google. Nesse passeio virtual pela Antártida, você vê de perto dezenas de pinguins e visita o interior do abrigo de Scott, abandonado desde no começo do século 20, quando foram feitas as primeiras expedições oficiais britânicas na região.

Também é possível explorar o terraço do Dark Sector Laboratory e ver de perto o BICEP2 e o South Pole Telescope, dois telescópios que investigam questões sobre a origem e expansão do universo. Por fim, você ainda pode conhecer o Polo Sul Cerimonial, um tributo à preservação da Antártida e à pesquisa científica, a apenas 180 metros do Polo Sul geográfico.

 
   

PARA VOCÊ