7 destinos incríveis para quem ama Literatura

Por
Atualizado em 22.12.22

Viajar é sempre uma delícia, mas, se você também ama Literatura, já pensou em arrumar as malas e partir para destinos nos quais você poderá vivenciar um pouco mais das obras e vidas dos mestres da ficção? Neste artigo, reunimos 7 destinos para quem ama Literatura. Embarque conosco nessa incrível aventura!

Publicidade

1. Buenos Aires, Argentina

Em um de nossos países vizinhos, a Argentina, os admiradores da literatura latino-americana poderão visitar dois excelentes locais na capital portenha: a casa de Jorge Luis Borges e o café onde Julio Cortázar escreveu o seu romance “Os Prêmios” (1960).

O prédio da Fundación Internacional Jorge Luis Borges, localizado na rua Anchorena, 1672, foi onde viveu o famoso escritor argentino e sua família, entre 1938 e 1943. O espaço abriga o Museo Fundación Borges, que expõe alguns objetos pessoais de Borges, incluindo a sua coleção de bengalas, caixas, talismãs, prêmios, condecorações e livros raros.

No centro de Buenos Aires está localizado o café London City, onde o “grande cronópio” Cortázar escreveu seu romance “Los Premios”.

A Livraria El Ateneo, considerada a 2ª mais bela do mundo, também é visita obrigatória para os amantes da literatura.

2. Itabira, Brasil

Itabira, a 110 quilômetros de Belo Horizonte, é um importante destino literário, indicado principalmente para quem conhece e admira a obra de Carlos Drummund de Andrade.

Na cidade natal do poeta, o viajante poderá percorrer os “Caminhos Drummondianos”, que apresentam 44 placas-poemas localizadas nos lugares citados por Drummond em suas obras. O passeio ainda inclui uma visita na casa onde o grande poeta brasileiro viveu, além do memorial projeto por Oscar Niemeyer e do Centro Cultural Fazenda do Pontal.

3. Chile

O famoso poeta chileno Pablo Neruda é homenageado com três casas dedicadas à sua vida e obra. La Chascona, na capital Santiago, guarda pinturas e obras que o poeta ganhou de amigos.

La Sebastiana, em Valparaíso, está localizada na encosta de um morro e as paisagens da janela mudam a cada andar. E, por fim, Isla Negra, na comuna de El Quisco, está localizada de frente para o mar e está repleta de estátuas e coleções.

Publicidade

4. San Francisco, EUA

O Museu Beat, localizado em um bairro de San Francisco, é um tributo à geração de escritores que inspirou a contracultura dos anos 1960. O acervo, quase todo doado por amigos dos Beats, reúne manuscritos antigos, objetos pessoais, cartas, fotos, pinturas, discos e pôsteres.

5. Paris, França

Os cafés literários da charmosa Paris guardam memórias de grandes escritores da literatura do século XX. Locais como o Les Deux Magots e o Café de Floré recebiam as ilustres visitas de Jean Paul Sartre, Simone de Beuavoir, Ernest Hemingway e Jean Giraudoux. O Café de la Mairie também merece uma visita, pois foi lá que aconteceu o primeiro encontro de Sartre e Albert Camus.

Os apaixonados por literatura também podem visitar o Cemitério de Montparnasse, localizado no 14º arrondissement. O local é repleto de obras de arte é um lugar de peregrinação, pois lá descansam escritores e poetas como Julio Cortázar, Samuel Beckett, Guy de Maupassant, Marguerite Duras e Charles Baudelaire, além dos filósofos Jean Paul Sartre e Simone de Beauvoir.

O cemitério Père Lachaise também é mundialmente famoso por abrigar as sepulturas de Oscar Wilde e outras personalidades, incluindo Edith Piaf, Eugène Delacroix e Jim Morrison.

6. Praga, República Tcheca

Franz Kafka, autor de clássicos como “A Metamorfose” e “O Processo”, nasceu em Praga, capital da República Tcheca. Na cidade natal de Kafka foi construído um museu em homenagem ao escritor, que conta com cartas pessoais, diários e manuscritos do escritor, além de uma exposição com recursos áudio-visuais que busca descrever e reproduzir a Praga imaginária de Franz Kafka.

A capital da República Tcheca também é o endereço da Biblioteca do Mosteiro de Strahov, considerada uma das mais belas do mundo.

7. Dublin, Irlanda

Uma das atrações imperdíveis da Irlanda é o “Literary Pub Crawl”, algo como um tour literário de bar em bar e outros lugares históricos da capital irlandesa. O passeio conta com intervenção de atores que podem recitar um poema em forma de biografia, uma biografia em forma de poema ou apenas fazer um comentário bem-humorado.

Em Dublin também está a Universidade de Trinity, que é ponto de encontro dos apaixonados por Oscar Wilde. O escritor estudou na instituição e morou perto dali, em uma casa que hoje funciona como museu.

Publicidade