15 coisas que um viajante experiente gostaria que você soubesse

Escrito por Nicole Dias

Quem ainda não colocou muito o pé na estrada, ou está prestes a fazer sua primeira grande viagem, provavelmente não é muito experiente no assunto e tem muito a aprender. Como não cair em uma cilada e não perder dinheiro? E como conseguir se divertir sem precisar gastar muito? Não se preocupe, o Viajali te dá a solução!

Fizemos uma lista certeira do que viajantes veteranos já aprenderam ao longo da vida. São sugestões desde a data certa para se jogar no mundo até o comportamento que você deve ter quando estiver em um país estrangeiro. Anote as dicas e prepare-se para viajar como um profissional!

1. Faça uma boa pesquisa antes de ir pro país desejado

Giphy

É importante saber se comunicar pelo menos um pouquinho no idioma do país visitado. Vale baixar um aplicativo de dicionário ou com expressões mais comuns — isso já ajuda. Também pesquise sobre as leis e costumes dos locais para não se meter em nenhuma fria!

2. Evite viajar na alta temporada

Giphy

Nos países da Europa, por exemplo, a alta temporada ocorre de junho a setembro, durante o verão. Feiras e congressos importantes também encarecem custos de viagens. Portanto, sempre busque mais informações antes de comprar suas passagens.

3. Deixe sua bagagem o mais leve possível

Giphy

Um viajante não deve levar mais do que consegue carregar. Portanto, organize as suas coisas de forma que consiga transportá-las sem muito esforço — e sem pagar por excesso de peso. Pesquise o que é permitido levar na mala de mão para não ter prejuízos na hora do embarque.

4. Não compre comida no aeroporto

Giphy

Os restaurantes e cafeterias dos aeroportos costumam ter preços muito, muito altos. Já pensou pagar mais de 30 reais por um sanduíche simples e um suco? A dica é levar seus próprios snacks para comer antes de embarcar: vale salgadinho, pão de queijo… o que você quiser. Vá preparado!

5. Não troque dinheiro no aeroporto

Giphy

Assim como fazer uma refeição no aeroporto pode sair caro, trocar seu dinheiro nas casas de câmbio do local pode não ser o melhor negócio. Também evite fazer a troca aos finais de semana ou perto de pontos turísticos. O mais indicado é procurar por agências bancárias com setor de câmbio.

6. Escolha o assento de acordo com seu estilo

Giphy

Embora não exista nenhum lugar 100% perfeito na classe econômica, é possível optar por um assento que combine com você. Quem tem medo de viajar de avião deve sentar perto da asa, onde se sente menos a turbulência. Os mais inquietos podem sentar no corredor, para levantarem quando quiserem.

7. Protetores auriculares podem salvar sua viagem

Giphy

Seja alguém conversando alto, um bebê chorando ou roncos fora do comum: alguns barulhos podem incomodar você ao longo da viagem. Portanto, tenha protetores auriculares ou fones de ouvido que isolem os sons externos. Assim você fica tranquilão!

8. Leve na mala uma extensão e um adaptador para tomada

Giphy

Atire a primeira pedra quem nunca passou pelo desespero da bateria de celular acabando. Esteja preparado! Tendo uma extensão ou régua, você consegue dividir tomadas com outros viajantes, seja no aeroporto, hostel ou hotel. Já um adaptador universal garante que você conseguirá ligar seus aparelhos pelo mundo.

9. Sempre tenha cópias dos seus documentos

Giphy

Você nunca sabe quando um imprevisto pode acontecer – e é bom estar prevenido! Seja sua viagem no Brasil ou fora dele, tenha cópias dos seus documentos. Muitos turistas digitalizam documentos como identidade, CPF, passaporte e visto. Também é interessante ter à mão suas passagens, reservas de hotéis ou comprovantes de pagamento.

10. Não guarde todo o seu dinheiro no mesmo lugar

Giphy

Uma parte com você, uma parte no cofre do hotel, uma parte com outra pessoa, uma parte no banco. Quando estiver viajando, coloque um pouquinho do seu dinheiro em cada lugar. Assim você não fica de mãos abanando caso aconteça alguma coisa. Também vale usar uma doleira ou pochete para guardar a grana com segurança.

11. Fuja de restaurantes perto dos pontos turísticos

Giphy

A melhor localização nem sempre é sinônimo de melhor preço ou qualidade. As opções de gastronomia mais próximas das áreas turísticas costumam ter valores bastante acima da média. Descubra onde os moradores fazem suas refeições! Dessa forma você pode comer algo típico e ainda pagar menos.

12. Se locomova utilizando o transporte público

Giphy

Os turistas mais experientes evitam ao máximo andar de táxi quando estão em viagem. Ao apostar no transporte público, você gasta menos e ainda pode ver muito mais do local que está visitando, seja a paisagem, seja o povo. Ande de metrô, de ônibus, de trem. Pesquise as melhores ofertas e possibilidades!

13. Não tenha vergonha de fazer perguntas

Giphy

Quem têm boca vai à Roma — ou ao local que quiser. Quando estiver viajando, não tenha medo de conversar com as outras pessoas. E não precisa questionar unicamente se estiver perdido. Peça dicas de restaurantes, de locais para conhecer, de boates, o que for!

14. Esteja aberto a novas experiências e mudanças de itinerário

Giphy

Geralmente viajamos com um itinerário básico daquilo que pretendemos conhecer. Mas quem se prende muito nisso pode acabar perdendo toda a diversão! Durante sua trip, permita-se fugir um pouco do que estava no papel quando surgirem oportunidades. Você pode se surpreender!

15. Faça um seguro-viagem e fique tranquilo

Giphy

Se sofrer um acidente já é ruim quando você está perto de casa, imagine em um país estranho? Tendo um seguro-viagem, você fica resguardado em diversas situações, como despesas médicas e hospitalares, além de assistência jurídica e mesmo um auxílio em caso de extravio de bagagens. Informe-se!

Você é um viajante experiente e tem alguma dica que faz a diferença nas suas trips? Coloque nos comentários e ajude quem está começando!

PARA VOCÊ