15 empregos para ficar de olho se você ama viajar pelo mundo

Por
Atualizado em 01.12.23

Se você é uma das pessoas que adora viajar pelo mundo, conhecer novos lugares e culturas, e viver experiências diferentes, saiba que oportunidades não faltam para isso, já que hoje existem diversos empregos e carreiras para quem dispensa trabalhar sempre no mesmo lugar, em um mesmo país.

Publicidade

Porém, é preciso também muita força de vontade para trabalhar viajando por aí, pois além da saudade de casa, é necessário suar a camisa para garantir uma boa vaga, afinal nem todos empregos no exterior podem ser considerados dos sonhos, não é mesmo?

Aqui abaixo estão os 15 melhores empregos para viajar pelo mundo trabalhando. Confira!

1. Au Pair

Se você adora cuidar de crianças e já cogitou a ideia de ser babá para ganhar um dinheirinho extra, considere a opção de trabalhar como Au Pair, onde você viverá com uma Host Family em algum país estrangeiro e cuidará das crianças, recendo um pequeno salário.

O bônus aqui é que você irá trabalhar e desenvolver uma segunda língua ao mesmo tempo. Porém, esse trabalho normalmente demanda bastante tempo, o que te deixa com poucas horas livres no dia.

2. Trabalhar em cruzeiros

Existem diversas oportunidades de trabalho disponíveis para tripulação de cruzeiros. Entre as opções, estão bartenders, garçons, recepcionistas, arrumadores de quartos, funcionários de limpeza, além dos responsáveis pelo entretenimento dos passageiros. Além do salário, o alojamento e as refeições costumam ser gratuitas.

3. Comissário de bordo

Apesar de ser um trabalho bastante óbvio em relação à viajar e conhecer novos lugares, para ser comissário de bordo não é tão simples quanto parece, pois existem exigências em relação ao seu perfil, como idade e altura, formação (é necessário ter ensino médio completo) e qualificações, como saber outros idiomas.

Além disso, é preciso também se formar em um curso da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), com duração de cinco meses e, após o término, prestar o exame final para testar os conhecimentos adquiridos.

4. Piloto de aeronaves

Assim como ser comissário de bordo, pilotar aeronaves também te traz a chance de conhecer em apenas uma semana mais de sete cidades diferentes, o que torna a profissão ideal para quem dispensa rotinas e deseja conhecer constantemente novas culturas.

Publicidade

Tornar-se um piloto de avião é muito mais difícil e pode demorar um longo tempo, pois é necessário fazer cursos teóricos e práticos específicos, além de obter certificados aprovados pela ANAC.

5. Professor de idiomas

Para se tornar um professor de idiomas, não é necessário muitos anos de estudo, porém pode ser que exijam uma certificação, que você pode conseguir com facilidade em torno de um mês. Basta você ser fluente em alguma língua, como português, inglês ou espanhol, apesar do inglês continuar sendo o idioma mais procurado. Depois de conquistar alunos, você pode até mesmo continuar dando aulas online à distância, quando partir para o próximo destino.

6. Produtor de eventos

O produtor de eventos pode trabalhar em diferentes áreas, desde produtoras de vídeo e músicas, até empresas que realizam e organizam shows, festas, mostras e festivais. O mercado é bastante amplo para este profissional, que é o responsável por todas as etapas relacionadas ao evento em questão.

Para trabalhar na área, é importante que você tenha conhecimentos de marketing, comunicação social e contabilidade.

7. Trabalho em embaixadas e consulados

Os diplomatas são responsáveis por cuidar dos interesses brasileiros no exterior e se ocupam de assuntos diversos como meio ambiente, educação, direitos humanos, segurança, temas sociais, entre outros.

Para se tornar um diplomata e trabalhar em embaixadas e consulados, é necessário ser formado em qualquer graduação, além de ter conhecimentos sobre idiomas, legislação, política internacional, economia, entre outros.

É um processo bastante rigoroso e exigente realizado pelo Instituto Rio Branco, órgão governamental responsável por oferecer o concurso e formar o diplomata.

8. Guia turístico para brasileiros no exterior

Se você é uma pessoa simpática, extrovertida e adora lidar com o público, uma boa opção de trabalho é se tornar um guia turístico, principalmente em cidades onde é difícil se virar só com o inglês, ou também para destinos de compras. É uma ótima oportunidade para mostrar às pessoas locais e detalhes sobre seu novo país. Consulados brasileiros têm guias credenciados.

9. Trabalho humanitário ao redor do mundo

Fazer trabalhos humanitários é a opção para quem visa ganhar experiências e realizações pessoais no lugar do dinheiro. Para isso, existem diversas opções de lugares onde os voluntários podem ajudar de diferentes maneiras.

Publicidade

Você pode trabalhar no Médicos sem Fronteiras, prestar serviços para o Peace Corps, ajudar na educação de crianças em Moçambique, ou até mesmo trabalhar em hortas biológicas, na Holanda.

10. Freelancer

Freelancer é o trabalho mais flexível que você pode arrumar enquanto estiver perambulando pelo mundo, isso por que você pode realizar inúmeras atividades, desde traduções, revisões de texto, escritas sobre variados assuntos, fotografias, vídeos, webdesign, produções, entre outras. Aproveite o Wi-Fi da cafeteria mais próxima e aproveite sua viagem trabalhando livremente!

11. Trabalhar em rede internacional de hotéis

A parte boa de conseguir um trabalho dentro de uma rede internacional de hotéis, é que poderão existir grandes chances de ser transferido para outros hotéis do mesmo grupo quando decidir mudar o destino e viajar. As vagas dentro de um hotel podem ser bem variadas, desde hostess, concierge ou recepcionistas, até funcionários de limpeza, arrumadeiras, bartenders e garçons.

12. Atleta

Se você é um bom aluno e craque em algum esporte, tornar-se atleta no exterior pode ser um bom caminho para iniciar uma vida profissional lá fora, pois muitas universidades oferecem bolsas para atletas, com direito à estadia, alimentação, passagem, e até mesmo salário, em alguns casos.

Se esse é o seu objetivo, saiba que é um processo trabalhoso, pois é necessário realizar diversos testes e exames, como o TOEFL, além de manter sempre as melhores notas na escola.

13. Intérprete

Se você possui fluência em uma ou mais línguas, tornar-se intérprete e se especializar em tradução é uma ideia perfeita para ganhar dinheiro viajando. Você pode fazer trabalhos desde acompanhar clientes e empresários em viagens, traduzir conferências, participar de grandes eventos, além de também fazer traduções simultâneas.

14. Geólogo

Se você se interessa pelo meio ambiente e pela Terra e sua história, tornar-se geólogo pode ser a sua melhor opção de trabalho, já que você poderá analisar riquezas minerais, elaborar estudos sobre os impactos ambientais, estudar poços de petróleo, prever inundações, terremotos e erosões, entre outras inúmeras atividades.

Além disso, o profissional também trabalha em obras de engenharia, como rodovias, ferrovias, túneis, metrôs e barragens.

15. Oceanógrafo

Se você é apaixonado por mares, rios, lagos e oceanos, aqui é o seu lugar, pois o profissional de oceanografia trabalha na pesquisa de seres animais e vegetais, do ambiente como um todo e dos processos marinhos, além dos fenômenos climáticos e da composição dos solos e da água.

As melhores oportunidades de trabalho neste mercado estão nas consultorias ambientais, que realizam serviços para grandes empresas, e nos projetos de conservação e proteção da biodiversidade.