É mole? EUA podem começar a exigir senha de redes sociais em entrevistas para pedir visto

No dia 07/02/2017 foi anunciado pelo secretário Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, John Kelly, que senhas das redes sociais e dados de navegação de interessados por um visto estadunidense podem ser solicitadas por consulados e embaixadas.

Publicidade

Segundo Kelly, a medida servirá para reforçar o controle de novos visitantes e também negar a concessão do visto para quem tiver atitudes suspeitas no Facebook e em outras mídias.

Quais são os países alvos?

iStock

Os países que poderão ser afetados por esta decisão são os que o governo americano taxa como perigosos, e de maioria muçulmana: Irã, Síria, Líbia, Iraque, Somália, Sudão e Iêmen. A ideia ainda não foi implantada, e segue como parte do mesmo projeto que tentou barrar a entrada de pessoas dos mesmos países como imigrantes ou refugiados nos EUA, e que foi suspenso temporariamente por ordem jurídica.

“Se eles não quiserem cooperar, então que não venham para cá. É muito difícil fazer controles verdadeiros nesses países, nesses sete países (…), mas se vierem queremos poder dizer os sites que visitam e que nos deem suas senhas para que saibamos o que fazem na internet” comunicou o secretario.
John Kelly também está a frente da construção do muro na fronteira com o México.