12 maneiras de evitar o estresse em viagens nacionais e internacionais

Saber como evitar o estresse em viagens é fundamental para que a temporada de lazer no Brasil ou no exterior transcorra dentro do planejado ou seja repleta de surpresas positivas. Infelizmente muitas pessoas têm dificuldades em encarar situações,digamos, imprevistas nos passeios, de um modo que os momentos de lazer caem por terra e as férias podem ficar tão ou mais chatas que os dias mais previsíveis do cotidiano.

Publicidade

O voo atrasou, o hotel não era lá essas coisas, as crianças perturbaram a viagem inteira, a ideia era curtir uma praia mas todos os dias de férias foram de chuva. Todo mundo já teve esses e outros micros e macros desgostos que podem ser evitados ou encarados com menos drama, certo humor e – por que não? – algumas doses de ironia!

O Viajali apresenta algumas dicas simples e eficazes para você deixar o estresse de lado nas suas viagens!

1. Resolva todos os compromissos de trabalho antes de viajar

iStock

Tem certeza que terminou aquele relatório? Ainda não? Conclua! Não vale a pena viajar sem ter resolvido as pendências do trampo, pois há o risco de certas preocupações virem à mente e o pior: o chefe ligar para solicitar algum dado numérico que você, naquele momento de descanso, não tem ideia do que seja.

Só embarque rumo ao seu destino após estar garantido de que todos os compromissos na firma foram resolvidos e que não há motivo nenhum para o big boss enviar mensagens ingratas para o seu WhatsApp, ok?

2. Vai com crianças? Não deixe de pensar nelas

iStock

Os pequenos gostam de ser o centro das atenções e quando a ideia é viajar com elas é bom se certificar de que o destino tem atrações divertidas. Você pode gostar de visitar museus, assistir espetáculos de balé e opera em teatros imponentes pelo Brasil e o mundo e degustar bons vinhos em seu passeio, mas e os seus filhos?

Escolha localidades com programações capazes de agradar todas faixas etárias. Visite áreas arborizadas, praias de águas cristalinas e alguns desses parques com personagens coloridos que a molecada adora, e assim a viagem será marcante para todo mundo. Confira essas dicas de lugares para viajar com crianças e tenha boas ideais.

3. Faça o seu planejamento financeiro com muita atenção

iStock

É quase impossível não gastar um pouquinho a mais em viagens bacanas, pois há sempre passeios instigantes a serem descobertos, normalíssimo. Por outro lado é preciso ter cuidado, porque não é NADA legal ficar no vermelho na volta para casa e ter que privar uma possível viagem posterior, em consequência do dano.

A dica é simples: faça cálculos de quanto você tem e pode gastar, anote os gastos em hotel, táxi, alimentação e em todas as atividades turísticas, para evitar que perca o controle financeiro. A regrinha antiga de sempre de ‘colocar tudo no papel’ nunca é falha!

Publicidade

4. Escolha as malas certas

iStock

Uma pergunta: a sua viagem será de quantos dias? É importante saber a duração do passeio para ter ideia da quantidade de roupas e acessórios que serão colocados na mala, ou melhor, será que REALMENTE você precisa levar uma mala? Uma mochila não seria mais prático? Pensa bem, é muito chato carregar muito peso sem necessidades.

Se a trip será para uma cidade praiana e consecutivos dias ensolarados são esperados, por qual razão colocar três calça jeans, duas camisas de frio e dois pares de botas na bagagem? Pausa para só mais uma regrinha antiga que nunca deixa de ser verdadeira na ocasião: há vezes em que ‘menos é mais’. Pense nisso!

5. Tenha boas noites de sono

iStock

O mal de muitos viajantes é querer curtir o máximo de atrações em pouco tempo e passar literalmente o dia inteiro na rua. Resultado: no dia seguinte as dores no corpo, sensação de esgotamento e até alguns níveis de irritações são evidentes.

É evidente que em viagens as noites de sono geralmente são mais curtas que o comum, mas não deixe de privilegiar o descanso. Recarregue as suas energias para o dia seguinte, e você terá muito mais ânimo e disposição nas atividades diurnas e noturnas, pode acreditar!

6. Ria de bobagens e não fique nervoso por qualquer contratempo

iStock

Nem é preciso tantos anos de vida para saber que os imprevistos hora ou outra dão o ar da graça e atrapalham planos e expectativas em diferentes situações da vida. É claro que em viagens não é diferente; a piscina do hotel pode não ser tão bonita como na foto, a cerveja da boate estar quente e cara, o amigo passar mal no primeiro dia de curtição, etc. Ok, sabemos que determinadas situações incomodam bastante, mas a pergunta que fica é: Por qual motivo absorver os percalços com tanto ímpeto e não valorizar as coisas boas que, MUITAS VEZES, acontecem nas situações mínimas?

Certamente você ou determinado amigo irá passar por alguma situação engraçada e mesmo que a chuva caia no tão aguardado dia de praia, provarão pratos irresistíveis naquele restaurante de frutos do mar. Concentre-se nas boas situações e não deixe que as chateações sejam o norte da trip. Manter a negatividade distante é a lei!

7. Fique de olho na previsão do tempo

iStock

O próprio nome já diz, ‘previsão do tempo’, então mesmo que você viaje para uma região de praia em épocas de sol e pouca chuva é sempre bom lembrar-se da dica anterior e buscar novas maneiras de se divertir, pois há momentos em que chuvas repentinas caem quando menos esperamos. Por outro lado é útil observar a previsão para otimizar a programação e não correr o risco de vestir roupas erradas quando sair do hotel.

Ficar em alerta m relação à temperatura e as chances de chuva na cidade visitada, também é importante para ter mais noções do tipo de roupa que precisará incluir na mala.

8. Cuidado com os cartões e documentos

iStock

Perder cartões de crédito, débito e documentos pessoais como carteira de identidade ou passaporte são problemas realmente graves, portanto tenha muito cuidado com os itens em todos os momentos da trip. Ao sair do hotel certifique-se de que todos estão dentro de uma carteira segura e resistente, e se for ir à praia, piscina ou algum outro lugar em que existir contato com a água, deixe sua carteira em local seguro e, de preferência, perto de seus amigos ou familiares.

Publicidade

É muito importante disponibilizar a xerox dos seus documentos e vistos antes do embarque e que o passaporte esteva digitalizado no seu smartphone e computador pessoal. Se por algum infortúnio você perder ou ter o passaporte roubado, faça um boletim de ocorrência na polícia e procure a embaixada do Brasil para informar sobre o ocorrido, e assim um documento emergencial será solicitado.

9. Elabore o roteiro de viagem com antecedência

iStock

As surpresas surgem nas melhores viagens de nossas vidas e atividades improváveis quase sempre tornam o passeio inesquecível, mesmo assim não deixe de elaborar um roteirinho básico com os principais lugares para visitar e a estimativa de horário que você pretende passar em algum deles.

Sair sem planos é até legal, mas há sempre o risco de perder atrações interessantes por ter ficado um tempo a mais em determinado ponto turístico, dessa forma, sem ser completamente metódico(deixe tais características para a hora do trabalho) anote na agenda do smartphone o que pretende fazer na cidade ou país diferente.

10. Utilize aplicativos de idiomas em suas viagens internacionais

iStock

Ah como a tecnologia facilita a nossa vida em todas as situações! Hoje é muito mais fácil livrar-se dos problemas com idiomas estrangeiros graças aos bons aplicativos que dão aquela mãozinha no momento de pedir a conta no restaurante, agradecer e cumprimentar o transeunte após receber uma informação, paquerar na balada e em tantas outras situações em outras terras.

Há diferentes desses apps, como o famoso Google Translate, vS Tradutor, Jibbigo Tradutor, Verbalizeit, dentre outros. E para ter mais uma ideias de mais dispositivos que podem te ajudar bastante, veja só essa lista com 25 sites e aplicativos para ajudar e organizar a sua viagem.

11. Viaje em boas companhias

iStock

Junte seus melhores amigos ou mesmo colegas e conhecidos que sejam divertidos e positivos e parta para as suas férias. É MUITO mais fácil ficar longe de estresse se você tiver ao lado de pessoas tranquilas e relaxadas e em total sintonia com as melhores coisas da vida.

O ânimo e o estado de espírito de alguém são contagiantes, para o bem e para o mal, é por isso que você deve priorizar parcerias leves e de sorriso fácil e que a única mala razoavelmente pesada seja aquela com alças e cheia de roupas, ok?

12. Volte para casa com as melhores lembranças possíveis

iStock

Sentimentos bons, companhia de bons amigos( ou o seu amor, quem sabe?), organização sem paranoia e atenção a alguns cuidados são ingredientes essenciais para deixar o estresse longe durante todos os dias das suas férias. Conheça lugares encantadores, prove drinks e petiscos exóticos, visite áreas ‘não turísticas’ e seja criativo para pensar em uma atividade surpreendente.

O Viajali não tem a pretensão de oferecer’receita de bolo’, ou dicas conclusivas, mas estes pontos são importantíssimos para você evitar o estresse em qualquer tipo de passeio.

Já sabe, né? No calor ou no frio, na areia ou na neve, seja leve e divirta-se !