15 faróis admiráveis espalhados por cidades litorâneas de todo o mundo

Escrito por Ana Beatriz Cardo

Considerados ícones do universo náutico, já que sempre foram o ponto de referência e segurança para os navegadores, os faróis funcionam também como atrações turísticas, pois costumam criar lindos cenários em praias belíssimas. Além disso, eles também são um marco de resistência nos dias atuais, principalmente devido ao mar agitado nos seus arredores.

Continua após o anúncio

Confira abaixo 15 faróis espalhados por cidades litorâneas de todo o mundo para você admirar:

1. Kiz Kulesi, Turquia

iStock

iStock

Também conhecido como “Torre da Donzela” ou “Torre de Leandro”, o farol Kiz Kulesi está localizado na costa de Istambul, na Turquia, e é um dos faróis mais bonitos do mundo, construído em 408 a.C, com o objetivo de controlar os navios persas entre o lado ocidental e oriental.

A Kiz Kulesi passou por diversas mudanças ao longo de seus anos. Após ter sido um farol por todo esse tempo, a torre foi desativada na década de 1980, e nos dias atuais seu interior foi transformado em um café e restaurante, com vistas magníficas da cidade.

2. Farol da Barra, Brasil

iStock

iStock

O Farol da Barra, situado em Salvador, foi construído em 1698 e é o mais antigo do Brasil, considerado símbolo da capital baiana. Ele servia para orientar as embarcações que chegavam à baía de Todos os Santos, que levavam açúcar e outras especiarias para a Europa.

Após as reformas realizadas nos séculos XVIII e XIX, a sua estrutura atual é de 22 metros de altura.

3. Farol de Neist Point, Escócia

iStock

iStock

O Farol de Nest Point foi construído em 1900 e se localiza no lado ocidental da famosa Ilha de Skye, maior do arquipélago das Hébridas, na Escócia. A caminhada até o farol conta com uma paisagem maravilhosa devido a vista de cair o queixo com as enormes falésias, além da própria construção histórica, que oferece também um ótimo momento para curtir o pôr do sol.

4. Farol de Cape Otway, Austrália

O Farol de Cape Otway foi construído em 1848 e é considerado o mais antigo da Austrália, situado onde o estreito de Bass e o Oceano Antártico se encontram.

Além de servir como sinal para os viajantes que chegavam ao país, ele também foi muito importante para evitar problemas como naufrágios, que eram muito comuns na região devido ao mar agitado, e é famoso por suas incríveis paisagens de penhascos e praias.

Hoje, o local recebe hóspedes nas antigas casas dos guardas ao redor do farol, com diárias a partir de R$ 500 para duas pessoas.

Continua após o anúncio

5. Farol de Lindau, Alemanha

iStock

iStock

Localizado no lago Lindau, fronteira da Alemanha com a Áustria e a Suíça, esse farol foi construído em 1856, em frente à estátua de Leão Bávaro, que foi esculpida em mármore para dar as boas vindas aos viajantes que chegavam ao local de barco.

Sua torre conta com 33 metros de altura e abriga um grande relógio, que pode ser visto por diversos pontos da cidade. Hoje, o local é aberto para visitantes que podem realizar um tour para conhecer mais detalhes sobre a construção histórica, a natureza local e o transporte marítimo da cidade.

6. St. Joseph Lighthouse, Estados Unidos

iStock

iStock

Esse farol localizado no lago Michigan é um dos mais visitados por turistas e fotógrafos de todo o mundo que procuram o local para admirar as formações de gelo tanto no farol, quanto na estrutura de seu cais, criadas a partir das ondas que batem na construção, quando a temperatura ambiente está abaixo de zero.

7. Torre de Hércules, Espanha

iStock

iStock

Também conhecida como Farol de Brigantium, a Torre de Hércules é a mais antiga em atividade do mundo, construída entre os séculos 1 e 2 d.C. Por esse motivo, muito do que vemos em sua estrutura atualmente não é mais inteiramente original, já que com o passar dos anos o local sofreu renovações e melhorias, e foi acrescentada mais uma torre.

Desde 2009, o farol faz parte da lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.

8. Farol de Promthep Cape, Tailândia

Construído em 1996 em homenagem ao Rei Bhumibol Adulyadej, este farol fica no topo da colina do cabo Promthep e se tornou o ponto turístico mais procurado na ilha Phuket, na Tailândia.

Com 50 metros de altura, o monumento segue o mesmo estilo da arquitetura da ilha com uma cúpula dourada e um museu náutico em seu interior. Além disso, por lá encontra-se também um altar budista, lojas de souvenirs, restaurantes e uma deslumbrante vista da baía, onde muitos assistem ao fantástico pôr do sol.

9. Peggys Point Lighthouse, Canadá

O Peggys Point Lighthouse é um dos principais pontos turísticos da província de Nova Escócia, no leste do Canadá. O local foi construído em 1915 e é operado nos dias atuais pela Guarda Costeira Canadense, que marca a entrada oriental da baía de St. Margaret.

10. Farol de Fanad, Irlanda

iStock

iStock

O Farol de Fanad, que conta com 27,5 metros de altura e foi construído em 1818 na beirada de um penhasco, devido às exigências de moradores do local após um trágico acidente onde afundou uma fragata da Marinha britânica vitimando todos a bordo.

Até os dias atuais, ainda se escutam histórias que envolvem o fantasma do capitão William Pakenham, que dizem que “passeia” nas redondezas nas noites de tempestade. Ele é um dos 12 faróis que fazem parte dos chamados “Grandes Faróis da Irlanda”, um roteiro turístico do país recém-criado.

11. Farol de Enoshima, Japão

Inaugurado em 2003 para celebrar o 100º aniversário da companhia elétrica da cidade, o Farol de Enoshima é um dos maiores do Japão e conta com uma forma de cone invertido, que proporciona uma bela visão de toda a Ilha de Enoshima.

Para chegar no alto da torre – que tem 40 metros de altura –, você sobe as escadas rolantes ao ar livre, conhecidas por lá como “Esuka”. Se preferir, pode também subir por escadas circulares que garantem uma vista panorâmica do monte Fuji, da Península de Izu, das montanhas de Tanzawa e Hakone, da Península de Miura e de outro farol igualmente famoso, o Yokohama Tower.

12. Farol de Tourlitis, Grécia

Construído em 1897, o Farol de Tourlitis está localizado próximo à costa de Chora, capital da ilha de Andros, na Grécia. O local ficou famoso por ter sido bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial e, em 1994, toda a sua estrutura foi restaurada.

13. Farol de Aveiro, Portugal

Além de ser apontado o maior de Portugal, o farol de Aveiro já foi também considerado o sexto maior de todo o mundo em alvenaria de pedra, continuando a ser nos dias de hoje o segundo maior da Península Ibérica e um dos 26 maiores do mundo.

O local, que foi construído entre os anos de 1885 e 1893 e passou por reformas em 1929, conta com 66 metros acima do nível do mar.

14. Farol de Svörtuloft, Islândia

Seguindo os costumes de faróis espalhados pela Islândia, o Farol de Svörtuloft também é colorido e conta com um dos tons mais populares por lá, o laranja vibrante. O local se eleva até a borda dos penhascos e proporciona uma paisagem de tirar o fôlego. Além disso, suas raízes se encontram em uma parede rochosa, na qual o mar bate com uma força “ensurdecedora”.

15. Farol de South Stack, País de Gales

iStock

iStock

Aberto sazonalmente para visitantes, o Farol de South Stack, construído em 1809, ainda serve para alertar os navios que passam sobre as rochas traiçoeiras do local. Quem estiver de passagem por lá pode subir até o seu topo e conhecer a famosa sala de máquinas, além de apreciar uma deslumbrante vista panorâmica dos arredores.

recomendados para você

    1
  • Site aponta quais são as companhias áreas mais seguras para 2017

    Site aponta quais são as companhias áreas mais seguras para 2017

  • 1
  • 8 dicas para escolher melhor o destino do seu intercâmbio

    8 dicas para escolher melhor o destino do seu intercâmbio

  • 1
  • 20 hotéis bastante incomuns ao redor do mundo

    20 hotéis bastante incomuns ao redor do mundo

  • 1
  • 10 tipos de passageiros mais irritantes

    10 tipos de passageiros mais irritantes

  • 1
  • 23 filmes sobre viagens para conhecer histórias incríveis

    23 filmes sobre viagens para conhecer histórias incríveis

  • 1
  • 8 dicas para você evitar uma má surpresa ao reservar um hotel pela internet

    8 dicas para você evitar uma má surpresa ao reservar um hotel pela internet

  • 1
  • 15 destinos pouco explorados para visitar antes que virem modinha

    15 destinos pouco explorados para visitar antes que virem modinha

  • 1
  • 10 dos teleféricos mais incríveis existentes ao redor do mundo

    10 dos teleféricos mais incríveis existentes ao redor do mundo