10 fotos de Lauterbrunnen, vilarejo que inspirou Tolkien a criar Valfenda

Quem conhece o mundo criado por J. R. R. Tolkien sabe que vários dos locais que vemos em suas obras são inspirados em lugares reais. Um desses pontos icônicos, que vemos tanto nos livros como nos filmes de “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, é a cidade de Valfenda – um dos últimos redutos dos elfos na Terra-Média que Frodo e Bilbo conheceram.

Publicidade

Rivendell, como é conhecida em inglês, é um ponto totalmente seguro na Terra-Média (um local em que o mal não é capaz de penetrar). Além da natureza exuberando do vale, que é cercado por montanhas e cachoeiras que dão um ar paradisíaco ao lugar, toda a arquitetura da cidade élfica é integrada ao ambiente. Há poucas construções e todas elas acabam se entrelaçando com as árvores e com as montanhas de modo que tudo pertence a uma paisagem só.

O que muitos não sabem é que esse local fascinante é inspirado em um vilarejo real que o próprio Tolkien visitou quando jovem, em 1911, quando tinha apenas 19 anos. Estamos falando da cidadezinha Lauterbrunnen, um charmoso povoado no centro da Suíça que é um dos pontos mais famosos de todo o país. Localizado na região alemã da nação, Lauterbrunnen é um destino conhecido por quem busca paisagens bucólicas, inspiração, calmaria e estações de esqui.

Veja abaixo uma ilustração feita pelo próprio J. R. R. Tolkien de como é Valfenda:

Veja agora fotos de Lauterbrunnen, o vilarejo suíço:

1. Cachoeiras em meio ao vilarejo

Não é à toa que Lauterbrunnen também é conhecido como o “Vale das 72 Cachoeiras”. Aqui já começamos a ver as semelhanças claras com a cidade élfica de Valfenda.

2. Paisagens estonteantes ao redor

Os Alpes Suíços conseguem tirar o fôlego de qualquer um. Independente da época do ano, a visita a Lauterbrunnen sempre vai valer a pena.

3. Mesmo no verão, a neve é constante

O cenário pitoresco faz com que Lauterbrunnen pareça ter saído de um quadro ou de um conto de fadas. É como se estivéssemos na Terra-média mesmo. A cachoeira Staubbach, essa da foto, é a principal do vale, com mais de 300 metros de altura (e é a segunda maior da Suíça).

4. Um outro ponto de vista do vilarejo

Fãs de esportes radicais podem encontrar muitas atrações no vilarejo, já que além das estações de esqui e snowboard esse é um dos locais em que você pode praticar o Basejumping (esporte em que os paraquedistas saltam das montanhas e experimentam uma queda livre até certo ponto para então abrirem o paraquedas).

Publicidade

5. A cidade durante o inverno

Wengen é a estação de esqui ao lado de Lauterbrunnen, a 15 minutos, pertencendo à mesma região. O local não é frequentando somente por amantes do esporte, mas por todas as pessoas que também buscam sossego em meio às montanhas no inverno europeu.

6. A estação de esqui de Lauterbrunnen

Mais uma foto da estação de esqui. Dessa vez, podemos ver o teleférico e parte da descida da montanha.

7. Essa igreja é um dos ícones da cidade

Lauterbrunnen é pequena e pode ser explorada a pé ou de bicicleta. Prepare-se para se deslumbrar com as paisagens, descobrir cachoeiras e até conhecer um pouco da história local.

8. Não tem como se cansar dessas fotos, né?

As mais de 70 cachoeiras de Lauterbrunnen estão escondidas por toda a região. Enquanto algumas brotam em frente aos nossos olhos, outras só podem ser acessadas por trilhas específicas durante o verão.

9. Foto panorâmica das montanhas

Vendo essas imagens conseguimos entender os motivos de Tolkien para se inspirar e criar um reduto como Valfenda – um verdadeiro paraíso na Terra-média. É quase impossível não se sentir inspirado e revigorado com uma paisagem dessas, não é mesmo?

10. Outro ponto de vista de Lauterbrunnen

Impressionante, não é? Agora você já sabe que existe um cantinho da Terra-média aqui no nosso mundo. Preparado para fazer as malas e dar um passeio por Valfenda? Você não vai ver os elfos, mas garantimos que vai se deslumbrar muito.