Frankfurt: o que fazer na histórica e moderna metrópole alemã

Escrito por Bruno Mendes

Potência econômica alemã, um dos mais importantes centros culturais da Europa, carinhosamente chamada de “menor metrópole do mundo”.

Frankfurt é uma cidade repleta de museus e monumentos históricos suntuosos, mas ainda que seja clássica e tenha mais de mil anos de história, possui indústrias de ponta, arranha-céus modernos e vida noturna eclética.

Que tal curtir a impecável infraestrutura urbana da quinta cidade mais populosa da Alemanha? Elaboramos um guia para te ajudar a montar aquele roteiro nota mil. Frankfurt te espera!

O que fazer em Frankfurt

Uma certeza: você não irá ficar entendiado nessa viagem para o velho continente. Confira essa lista com alguns dos melhores pontos turísticos de Frankfurt e tente conhecer o máximo de lugares possíveis.

1. Casa de Goethe (Goethe House)

Foto: iStock

A casa onde nasceu o reverenciado escritor Johann Wolfgang Goethe, em 1749, é um dos mais importantes pontos turísticos culturais de Frankfurt. Nos quatro andares da charmosa construção, o visitante poderá conferir e ficar admirado com móveis, utensílios e todos os adornos característicos do século 18.

Se você ama literatura e é apaixonado por clássicos como “Os sofrimentos do jovem Werther”, “As afinidades eletivas” e “Fausto”, precisa conhecer esse espaço que também conta com uma biblioteca. Imperdível!

2. Main Tower

Foto: iStock

Um dos prédios mais altos de Frankfurt, o Main Tower possui uma plataforma de observação que proporciona visual deslumbrante em dias claros. Caso a intenção seja tirar várias fotos para postar no Instagram e compartilhar com os amigos, programe um dia para subir os 56 andares e observar o moderno centro financeiro da cidade, além de outras paisagens a 200 metros de altura.

No espaço cercado por vidro, há uma ampla área para os visitantes circularem confortavelmente e o andar 53 comporta um restaurante de primeira. Fazer uma refeição leve não é má ideia, concorda?

3. Ponte de Ferro Eiserner Steg

Foto: iStock

Construída em 1869, a ponte de Ferro Eiserner Steg está entre os principais símbolos de Frankfurt. Ela tem 74 metros de extensão e é voltada somente para pedestres, ou seja, dá para passear tranquilamente enquanto contempla a paisagem e faz registros fotográficos do entorno.

Essa é mais uma daquelas pontes que existem em tantos lugares do mundo, onde casais apaixonados penduram cadeados como forma de representar a solidez da união. Vale dar uma passada na região mais antiga do bairro Sachsenhausen e curtir esse atrativo.

4. Hauptwache

Foto: iStock


Atenção viajantes ansiosos pelo momento das compras: a Hauptwache, localizada próxima da estação de metrô homônima, na verdade é um prédio erguido no século 18, que funcionava como prisão e hoje abriga uma charmosíssima cafeteria.

A região por perto é badalada e recebe visitantes de todas as partes do mundo, afinal fica a poucos passos de vários estabelecimentos comerciais e aqueles bares descolados que todos gostam.

5. Jazzkeller

Clima intimista e peculiar, atendimento exemplar, jazz, muito jazz. Estas são algumas das credenciais do JazzKeeler, este vibrante espaço de lazer em Frankfurt, que precisa ser visitado por todos que gostam de ouvir boa música e tomar alguns drinks entre conversas descontraídas. O estabelecimento musical fica numa gruta de tijolos e abre todos os dias, menos nas segundas.

6. Kaiserstraße

A Kaiserstraße é uma rua movimentada localizada perto da estação de trem Hauptbahnhof. Eis um atrativo recomendado aos amantes de história, pois é uma das poucas regiões da Alemanha que concentram construções do século 18, não destruídas durante o governo nazista.

Entre lojas, lanchonetes e cafeterias aconchegantes, o visitante irá encontrar algumas sex shops e aquelas casas noturnas voltadas para o público adulto.

7. Museu de História Natural Senckenberg

Frankfurt é uma cidade economicamente importante e embora não deixe de conservar ares de metrópole séria e adulta, possui atrações que são a cara da criançada. O Museu de História Natural Senckenberg é um bom exemplo, pois apresenta uma das mais completas exposições de dinossauro da Europa e um belo espaço que mostra a formação da Terra, desde o Big Bang.

Lá também está alocado o maior acervo de aves do planeta: são mais de mil tipos de variadas espécies. Fauna, flora e muita informação interessante encantam pessoas de todas as idades nesse divertidíssimo espaço do conhecimento.

8. Grüneburgpark

Se a intenção for fugir um pouquinho do concreto e conhecer parte dos cenários naturais de Frankfurt, a boa recomendação é visitar o Grüneburgpark. Esse parque inaugurado em 2006, é o local preferido de maratonistas e corredores ocasionais da cidade. É fácil entender os motivos.

Além de amplo, ele é contornado por belas árvores e possui jardins que representam cada estação do ano. Em outras palavras, transmite toda a calmaria e energia que os atletas gostam. Por outro lado, mesmo se você não praticar esportes vai adorar sentir o ar puro, sentar na grama para fazer piquenique, ou ao menos bater papo com seus amigos.

9. Jardim Zoológico de Frankfurt

Ficou com vontade de conhecer o parque? Então sigamos com mais uma encantadora atração natural: o Jardim Zoológico de Frankfurt. Fundado em 1858, o espaço é muito bem conservado e comporta mais de 4500 animais de cerca de 500 espécies.

Boa notícia: você poderá observar crocodilos, leões indianos, girafas, macacos, rinocerontes e muitos outros representantes da vida selvagem em todas as épocas do ano.

10. Restaurante Klosterhof

Na hora de provar as delícias da culinária alemã, recomendamos o comparecimento ao tradicional restaurante Klosterhof, inaugurado na década de 1930. Marque um horário para saborear as deliciosas salsichas, batatas fritas e provar diferentes tipos de cervejas.

11. Opera de Frankfurt

A Old Opera House (conhecida como Alter Oper) é ponto turístico obrigatório para quem adora as atrações mais clássicas. Erguida em 1880, a construção é ornamentada com exuberante arquitetura e recebe apresentações de dança, concertos e variados shows anualmente. É uma ótima ideia ficar atento à programação e comprar ingressos.

Contudo, se você não tiver tempo ou preferir economizar uma graninha para outros passeios, não deixe de passar em frente e admirar de perto mais um ilustre prédio de Frankfurt.

12. Zeil

Lembra da Hauptwache? A rua Zeil fica nas imediações da famosa cafeteria e é o melhor centro de compras de Frankfurt. Ao longo da via existem várias boutiques de grife, lojas de departamento e um shopping moderníssimo que também enche os olhos pela sua arquitetura, o My Zeil.

Sejamos honestos: será preciso esvaziar a carteira para encher as sacolas de roupas, bolsas e acessórios caso você privilegie marcas famosas. Mas como existem opções daquelas lojas mais em conta, dá para fazer algumas aquisições e até levar presentes para a galera do Brasil.

13. Städel Museum

O Städel Musem congrega valiosa coleção de obras de arte e está no grupo dos museus mais importantes do mundo. Ao caminhar pelos corredores e salas, o visitante irá se deparar com peças de Picasso, Rembrandt, Monet, Botitticelli e tantos outros.

Após conferir as exposições, será uma sábia decisão ir ao restaurante, que fica ao lado do museu, para recarregar as energias com sabores alemães e admirar a vista de algumas partes da cidade.

14. Bairro Sachsenhausen

Se você é boêmio e admirador de paisagens urbanas históricas não poderá deixar de conhecer esse célebre bairro, situado na parte velha de Frankfurt. Pelas ruas de Sachsenhausen é impossível não se admirar com a beleza e conservação das casas e com certeza vai dar vontade de parar em algum dos muitos bares e restaurantes.

15. Palmengarten

O Palmengarten é mais um dos belos parques de Frankfurt. Aberto em 1871, foi tomado pelo exército norte americano durante a segunda guerra e só devolvido aos alemães na década de 1960. A restauração completa só aconteceu em 1992, e hoje o clima bucólico e os distintos jardins em estufas atraem moradores e turistas, especialmente nos dias mais quentes.

Algumas informações importantes

Imagem: Viajali

Gostou das atrações acima? Fique certo de que você fará outras descobertas por conta própria em Frankfurt. Mas antes de organizar a programação, dê uma olhada nestas informações úteis sobre o destino.

  • Localização: situada a 550 quilômetros de Berlim, é a maior cidade do estado alemão de Hesse.
  • Clima de Frankfurt: são os raros os dias de calor intenso em Frankfurt. Mesmo no verão, entre junho e agosto, os termômetros dificilmente ultrapassam os 22ºC, clima considerado frio para quem gosta de torrar na praia, mas super agradável para passear nos parques, fazer compras e caminhar pelos pontos turísticos históricos. No inverno, entre dezembro e março, as temperaturas variam entre 2ºC e -2ºC, ou seja, muito frio e neve. Resumindo: em qualquer época do ano que você for viajar para Frankfurt, coloque casacos na mala.
  • Visto: o visto na Alemanha não é solicitado para brasileiros que ficarão no país por no máximo 90 dias. De todo modo, é importante saber que para entrar no país é necessário ter passagem de ida e volta, seguro de saúde e passaporte que seja válido por pelo menos 3 meses depois do retorno ao Brasil.
  • Moeda: a moeda utilizada em Frankfurt é o Euro. Por lá, existe boa quantidade de casas de câmbio e de caixas eletrônicos.
  • Idioma: o alemão é a língua predominante em Frankfurt, mas boa parte dos moradores e vendedores são fluentes em inglês, portanto é fácil se virar pela cidade sem conhecer a língua nativa.
  • Voos para Frankfurt: as companhias aéreas LATAM, Condor e Lufhtansa oferecem voos diretos de algumas cidades do Brasil para Frankfurt.
  • Viu como será fácil organizar a sua viagem? Pronto, só falta procurar pelas melhores opções de hospedagem e adquirir as passagens.

    9 fotos de Frankfurt que irão fazer você antecipar o passeio

    Agora que você já obteve boas informações, confira mais algumas imagens de Frankfurt por perspectivas novas e conclua que será uma excelente decisão antecipar esse passeio.

    1. Arranha céus modernos e atmosfera bucólica

    2. Vanguarda e tradição no mesmo espaço

    3. A Frankfurt do belos parques

    4. Lugar perfeito para passear, sozinho ou acompanhado

    5. Se a ideia é caminhar, priorize os dias mais quentes

    6. Feirinhas de comidas, bares e restaurantes animam os turistas

    7. Um bom lugar para pedaladas

    8. Stand up paddle, barquinho ou caminhada?

    9. Voltará quando?

    O roteiro histórico por Frankfurt será tão divertido quanto outros tipos de passeios. A menor metrópole do mundo surpreende e merece uma visita. O que está esperando?

PARA VOCÊ