Funchal: saiba o que fazer na capital portuguesa de Madeira

Escrito por Sheila Almendros

Declarada como cidade em 1500, Funchal é a capital do arquipélago de Madeira. É conhecida por seu movimentado Porto, adegas de vinho e atrações históricas, que são muito presentes por lá. Além disso, a cidade possui praias lindíssimas. Conheça mais sobre esse destino com nossa seleção de dicas de viagem e fotos incríveis!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Mapa de Funchal

Não há nenhuma ligação terrestre da Ilha da Madeira com o continente: o único acesso disponível é de avião, partindo de Lisboa ou de Porto diretamente para Funchal, através das cias aéreas TAP ou Easyjet. A cidade conta com o Aeroporto da Madeira Cristiano Ronaldo.

Quando ir

Os meses mais quentes em Funchal costumam ser de julho a outubro, sendo a época mais propícia para curtir a praia (incluindo novembro, que ainda conta com um clima ameno). Já dezembro é o mês mais chuvoso, o que impede os passeios ao ar livre.

O que fazer em Funchal

Veja o que não pode faltar na sua viagem e conheça as principais atrações da capital de Madeira:

1. Jardim Tropical Monte Palace

Em uma visita de aproximadamente duas horas, você conhecerá toda a estrutura do Jardim Tropical Monte Palace, com seus tradicionais azulejos, jardins orientais, o museu, o antigo hotel de luxo e todas as obras de arte espalhadas pelo complexo. Essa atração histórica pode ser acessada de teleférico ou de carro, e a entrada custa 12,50 € para adultos (crianças menores de 15 anos, acompanhadas por um adulto, não pagam).

2. Jardim Botânico da Madeira

Todos os dias, das 9h às 18h, você terá a oportunidade de conhecer cerca de 2500 espécies botânicas do mundo todo, 300 aves exóticas e 200 artigos indígenas da região. O Jardim Botânico da Madeira cobre uma área de 80000 m², e ainda abriga um Museu de História Natural e um teleférico, que o liga à Freguesia do Monte.

3. Centro Histórico

Caminhar pelo Centro Histórico é encontrar diversas atrações em uma só região. Contemple a arquitetura histórica, escolha a dedo um restaurante ou café, delicie-se com a atmosfera antiga e guie-se pela intuição sem medo de se perder. Caso queira ver tudo isso do alto, é só passear de teleférico!

4. Mercado dos Lavradores

É no Mercado dos Lavradores que você poderá comprar peixes, frutas exóticas, flores, entre outros itens e alimentos. A atração é perfeita para conhecer um pouco mais das especialidades de Madeira, mas vá munido de paciência, pois o local é repleto de turistas.

Continua após o anúncio

5. Sé Catedral do Funchal

A tradicional catedral da região, também chamada de Igreja de Nossa Senhora da Assunção, é classificada como Monumento Nacional desde 1910. Datado de 1514, o edifício é bastante visitado por moradores e turistas, e está aberto para visitação diariamente, das 7h às 18h45.

6. Praia Formosa

Pertinho do Centro Histórico, a Praia Formosa é uma ótima opção para curtir um dia relaxante, seja na areia, em um barzinho ou nos restaurantes. O ponto alto da orla é o pôr do sol: o local oferece uma visão privilegiada desse espetáculo da natureza.

7. Fortaleza de São Tiago do Funchal

Criada em 1614 para defender Funchal da invasão de piratas, a Fortaleza de São Tiago abriga desde 1992 o Museu de Arte Contemporânea do Funchal, além de um delicioso restaurante. Impressione-se também com a arquitetura histórica do edifício, seus labirintos de passagens e escadas e a linda vista para o mar. Abre de segunda a sexta, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.

8. Museu CR7

O museu do conterrâneo mais famoso de Funchal apresenta um acervo completo com imagens, acessórios e troféus colecionados pelo jogador Cristiano Ronaldo durante toda a sua carreira. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 10h às 18h.

9. Miradouro Pico do Barcelos

Procura pela melhor vista de Funchal? Vá até o Miradouro Pico do Barcelos. O local fica aberto todos os dias, das 8h às 22h, com acesso gratuito, e possui estacionamento e estrutura conservada. Aproveite para assistir ao pôr do sol e garantir momentos preciosos durante a sua viagem.

10. Complexo Balnear do Lido

Destruído por completo após um grande temporal, o Complexo Balnear do Lido foi reinaugurado em 2015, na região oeste de Funchal. São duas piscinas de águas salgadas, renovadas diariamente, além do fácil acesso ao mar, logo em frente. O local ainda conta com tobogãs, espreguiçadeiras e uma infraestrutura para atender adultos e crianças. Os ingressos individuais custam 5 €.

Gostou das atrações? Agora, é só decidir por onde começará a desbravar a cidade durante a sua viagem.

Onde se hospedar

Em Funchal, há opções de hospedagem para todos os perfis de viajantes. Conheça as melhores sugestões:

  • Casa da Praça – $$: o estabelecimento fica em uma das região preferidas dos turistas e possui uma ótima avaliação entre seus clientes.
  • Belvedere Boutique – $$$: a pousada é destinada somente para adultos, com vista para o mar e várias atividades disponíveis, como snorkel, mergulho com cilindro e pesca.
  • Museum House – $$$: pertinho da marina e da Catedral do Funchal, esse hotel é muito procurado por casais e pessoas que desejam fazer passeios a pé.

Com a hospedagem escolhida, basta fechar a viagem de vez e fazer as malas rumo a Funchal.

Mais fotos de Funchal para aumentar sua vontade de viajar

Aprecie sem moderação os registros a seguir: eles vão deixar você contando os dias para as férias!

1. Em Funchal, você conhecerá lindos jardins

2. Que fazem parte da história da cidade

3. E encantam todos os viajantes

4. O Centro Histórico comprova que Funchal é cheia de relíquias

5. E o charme da capital de Madeira pode ser visto de vários cantos

6. Você pode incluir o tradicional mercado da cidade em seu roteiro

7. E também a principal catedral de lá

8. Mas não deixe de dar aquela passadinha na praia

9. E se encantar com o que encontrará por lá

10. Espetáculos como este magnífico pôr do sol!

Anotou todas as dicas? Para deixar sua viagem completa, veja também mais informações e atrações na Ilha da Madeira.