Galway: saiba como aproveitar esta tradicional cidade irlandesa

Escrito por Sheila Almendros

A Irlanda é um pequeno país cheio de encantos, e Galway não podia ser diferente. A província é recheada de construções e monumentos históricos que narram a sua pacata história, além de manter uma natureza intacta de encher os olhos de qualquer viajante.

Saiba mais sobre este destino que inspirou Ed Sheeran a escrever a música Galway Girl, seus principais pontos turísticos, as vantagens de se fazer um intercâmbio na cidade, entre outras informações importantes para deixar a sua viagem ainda mais completa:

Mapa de Galway

Galway fica no oeste da Irlanda, capital do condado homônimo. Apesar de possuir apenas 80 mil habitantes, ela é a quarta cidade mais populosa do país. Sua distância de Dublin é de 208 km, de Cork são 196 km e menos de 100 km de Limerick.

Clima em Galway

O céu nublado é a principal característica dos dias em Galway, independentemente da época do ano, com verão ameno e longos invernos. As temperaturas médias são de 4°C a 19°C, nunca ultrapassando os 23°C ou -1°C, sendo uma cidade mais fria do que Dublin.

A melhor época do ano para curtir a cidade é entre junho e setembro, época em que o verão deixa o clima agradável e as férias escolares começam. Assim os passeios podem ser melhor aproveitados.

Intercâmbio em Galway

Galway é um importante pólo universitário, pois possui três grandes instituições de ensino superior respeitadas no país. Por isso, quem escolher esta cidade para realizar um intercâmbio, seja de um mês ou um ano, encontrará (e possivelmente conhecerá) muitos estudantes irlandeses, e também diversas pessoas de outros países que buscam aprimorar o seu inglês.

Comparada com Cork, Dublin e Limerick, o custo de vida em Galway é bem mais em conta, portanto, uma ótima escolha para quem também deseja economizar.

Motivos para fazer intercâmbio em Galway

Saiba porque Galway pode ser a melhor cidade irlandesa para você estudar inglês:

  • Galway mantém muito das tradições irlandesas, principalmente por seus moradores mais velhos, pois foi governada por 14 tribos durante a Idade Média. Você certamente encontrará algum senhorzinho falando na língua gaélica;
  • Galway é bastante cultural e agitada pelas atrações noturnas, pubs, eventos de artes visuais, mostras de cinema e os famosos festivais de música e dança que ocorrem na primavera;
  • Você terá muita facilidade em imergir no estilo de vida da cidade, não só pela hospitalidade dos irlandeses, mas também por poder trabalhar enquanto estuda;
  • O estudante que escolhe Galway para fazer intercâmbio é incentivado pelo governo local a ficar até um período de 25 meses no país.

Já pensou em estudar em uma província recheada de tradições, encontradas nas casinhas da idade média com portas coloridas e placas de pubs com nomes gaélicos?

O que fazer em Galway

Galway pode até parecer pacata aos olhos de seus moradores, mas os viajantes e estudantes que passam por lá acabam por agitar um pouco mais as ruas e principais pontos turísticos da província. Veja quais deles não podem faltar em seu roteiro:

1. Arco Espanhol

Os arcos de Caoċ e o Espanhol são as duas únicas construções restantes em Galway que foram erguidas em em 1584 para proteger o cais da cidade, entre a Torre de Martin à margem do rio Corrib. Por se tratar de uma atração histórica local, é uma parada obrigatória para qualquer turista.

  • Endereço: 2 The Long Walk.
  • Horário de funcionamento: 24 horas.

2. Catedral de Galway

Pertinho do Arco Espanhol está a Catedral de Galway, também conhecida como Catedral de Nossa Senhora Assunta no Céu e São Nicolau. Antigamente o edifício servia de prisão para a cidade, construído em 1900, mas foi convertido em igreja em 1958. A cúpula verde é a visão mais emblemática, mas o que chama mais a atenção nesta atração é o mosaico de John F. Kennedy, o primeiro presidente católico dos EUA, que se tornou bastante popular entre os moradores depois de sua visita à cidade em 1963.

  • Endereço: Galway H91 A780.
  • Valor de entrada: gratuita.

3. Museu da Cidade Galway

Fundado em 2006, o Museu da Cidade Galway está localizado logo ao lado do Arco Espanhol, e apesar de seu pequeno tamanho, possui um acervo caprichado de informações sobre a história da Irlanda e da província. Você encontrará fotos, objetos arqueológicos e até um submarino que emite os sons do fundo do mar e de animais marinhos. Uma atração especial para toda a família.

  • Endereço: Spanish Parade.
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h.
  • Valor de entrada: gratuita.

4. Eyre Square

A praça central da cidade pode ser vista de longe graças ao Hooker, uma escultura que representa um barco de pescaria, mostrando a influência marítima na região. Lá também está o memorial para o John Kennedy, erguido em homenagem ao presidente americano responsável por estreitar os laços entre a Irlanda e os EUA. Aproveite a sua visita para dar uma esticadinha até o The Quay, a rua adjacente onde se encontram os principais pubs de Galway.

5. Shop Street

A principal via pública de Galway foi uma das primeiras ruas da cidade e reúne centenas de lojas, livrarias, pubs, entre outros comércios espalhados pelos edifícios históricos feitos de tijolos. Durante o seu passeio, possivelmente você encontrará alguns artistas de rua divertindo ainda mais o local.

6. Castelo Menlo

Construído em 1569 como residência da família Blake, as ruínas do Castelo Menlo ficam na margem do rio Corrib, e está aberto para visitação gratuita. Um incêndio provocou a destruição parcial do edifício, e mesmo sendo um local marcado por uma tragédia, sua beleza é o que mais chama a atenção de seus visitantes.

O mais impressionante desta atração é como a natureza reivindicou tanto a parte externa do castelo como os anexos, que foram totalmente encobertos por plantas nativas. O castelo não possui qualquer tipo de guia ou sinalização, mas é um local perfeito para fazer um piquenique e tirar lindas fotos.

  • Endereço: Menlo, Co.
  • Horário de funcionamento: 24 horas.

7. Merlin Park

Este incrível bosque rodeado por trilhas é um local perfeito para praticar caminhada, esportes ao ar livre, pedalar ou somente contemplar o entorno. O Merlin Park possui uma preservação genuína da natureza local, e mantém também as ruínas do castelo homônimo que pode ser visitado para um piquenique e também para vários registros fotográficos.

  • Endereço: Merlin Woods, Merlin Park.
  • Horário de funcionamento: 24 horas.

As atrações de Galway garantem diversão, cultura e entretenimento para todos os tipos de viajantes, e também para toda a família.

Onde ficar em Galway

Veja quais são os tipos de hospedagens que mais lhe agrada e conheça algumas sugestões para que seu descanso em Galway seja de qualidade:

Snoozles Quay Street Tourist Hostel – $

No coração de Galway está este moderno hostel com decoração alegre e jovial. Seus hóspedes podem contar com internet e café da manhã gratuitos, sala de jogos, câmbio de moedas, recepção 24 horas e quartos para família.

  • Endereço: 10 Quay St, The Latin Quarter.

The Nest Boutique Hostel – $

No The Nest Boutique Hostel você garantirá não só um bom preço mas também uma estadia em um lugar agradabilíssimo! Isso porque a incrível decoração do local é um convite ao conforto e hospitalidade. Conte com café da manhã, wi-fi e estacionamento gratuito, quartos para famílias e não fumantes, aluguel de bicicleta, armazenamento de bagagens e um serviço de primeira.

  • Endereço: 107-109 Upper Salthill.

Flannery’s Hotel Galway – $$

Pertinho da Praça Eyre está o Flannery’s Hotel, com um serviço completo de hospedagem por um preço justo. Os dormitórios contam com serviço de quarto, TV de tela plana e wi-fi gratuito. O local ainda oferece bar/lounge, serviço de lavanderia e recepção 24 horas.

  • Endereço: Old Dublin Rd, City East, Co.

Clayton Hotel Galway – $$$

O Clayton Hotel é a opção perfeita para famílias, casais em lua de mel e viajantes em vôo solo. Isso porque a vizinhança conta com muitos restaurantes tradicionais e sua estrutura oferece estacionamento e internet gratuitos, dormitórios simples ou nupciais, equipados com ar-condicionado, TV de tela plana e sacada. Aproveite o ótimo custo-benefício para se hospedar em um aconchegante hotel 4 estrelas.

  • Endereço: Monivea Road, Ballybrit.

The Twelve Hotel – $$$$$

O luxuoso The Twelve Hotel é a pedida perfeita para quem não abre mão de conforto e sofisticação em um só lugar. Os quartos possuem uma atmosfera relaxante, equipados com ar-condicionado, minibar, cafeteira e TV de tela plana. Conte ainda com estacionamento, café da manhã e wi-fi gratuitos, piscina, biblioteca para crianças, entre outras regalias.

  • Endereço: Barna Rd, Freeport, Barna, Co.

Seja um aconchegante hostel ou um luxuoso hotel, Galway oferece ao seu visitante uma variedade de tipos de hospedagem para todos os gostos.

Restaurantes em Galway

Prepare-se para comer bem em Galway, pois o que não falta na cidade é restaurantes para todos os paladares. Confira algumas deliciosas sugestões:

The Dough Bros

No Dough Bros você garantirá uma refeição deliciosa por um precinho camarada. O local oferece pizzas individuais e tradicionais, feitas com ingredientes fresquinhos e variados. No menu há opções vegetarianas, veganas e sem glúten.

  • Endereço: Cathedral Buildings, 1 Middle St.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h às 22h.

U Liotru

Especializado na cozinha siciliana, o U Liotru é aquela parada obrigatória para um cafezinho acompanhado dos melhores quitutes. Mas não pense que a casa só oferece isso: o menu ainda conta com opções para o almoço e jantar. O Arancini e Cannoli são elogiadíssimos por quem já passou por lá.

  • Endereço: 20 Abbeygate Street Lower.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 21h.

Dela Restaurant

O Dela é um restaurante típico irlandês que oferece brunch, almoço e em alguns dias da semana, jantar. A decoração peculiar e aconchegante, juntamente com o ótimo atendimento, transforma o local em um ambiente acolhedor. Os vegetais utilizados pela casa são cultivados pela própria equipe e opções vegetarianas e veganas também marcam presença no menu.

  • Endereço: 51 Lower Dominick Street.
  • Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 15h e das 18h às 22h, domingo e segunda, das 10h às 16h.

Oscar’s Seafood Bistro

Especializado em frutos do mar, este restaurante típico irlandês possui os melhores mexilhões e ostras da região. O cardápio ainda conta com tamboril, pargo, caranguejo, solha, entre outras opções fresquinhas, entregues por pescadores locais diariamente. Após a sua refeição, não deixe de escolher uma das sobremesas oferecidas pela casa – são imperdíveis!

  • Endereço: 36 Dominick Street Lower.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 18h às 21h30.

West Restaurant

Situado no Twelve Hotel, o West Restaurant possui um cardápio sofisticado, com sabores e ingredientes tradicionais irlandeses, preparados de maneira inovadora. As opções variam entre peixe, lagosta, carne, frango e massa, tudo fresquinho e caprichado. O ambiente romântico chama a atenção de casais e famílias.

  • Endereço: The Twelve Hotel, Coast Road, Freeport, Barna, Co.
  • Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 18h às 22h.

Capriche na turnê gastronômica por Galway, porque não faltarão ótimas opções!

Dicas de quem já foi a Galway

Tome nota dessas informações importantes sobre Galway, dadas por quem já passou por lá a viagem, trabalho ou estudando:

Custo de vida em Galway

Este vídeo é para você que pretende fazer intercâmbio em Galway por um longo tempo e precisa saber um pouco mais sobre o custo de vida na cidade. A vlogueira dá explicações pertinentes de acordo com a experiência de vida dela na província.

Vida de Estudante em Galway

Saiba o que fez uma estudante brasileira escolher fazer intercâmbio em Galway: as características da cidade, quais foram os primeiros passos que ela tomou ao fechar o curso, como ela se organizou para viajar, entre outras informações importantes.

Turismo em Galway

Faça um rápido passeio pelos principais pontos turísticos de Galway com a vlogueira, que também conta algumas curiosidades e histórias sobre a cidade.

Dicas anotadas? Deu para notar que será muito fácil se apaixonar por Galway, não é mesmo?

Mais fotos de Galway que vão te arrancar suspiros

Confira os melhores registros da cidade encontrados no Instagram pela ótica de quem já passou por lá:

1. Em Galway você encontrará um pouquinho da história da cidade em cada canto

2. E muitas vezes você se sentirá em uma viagem do tempo

3. Mesmo com dias nublados, é possível curtir muito todos os passeios pela província

4. Espia só cada detalhe da Catedral de Galway

5. Nem parece que um dia o edifício já foi presídio, né?

6. Você também poderá conhecer muito da história de Galway no museu

7. E também nos monumentos espalhados pela cidade

8. Que tal conferir uma boa música irlandesa nas principais vias?

9. E contemplar paisagens únicas como esta

10. Aliás, no Castelo de Menlo você encontrará grandes surpresas

11. Mesmo que a natureza tenha tomado o local

12. Em Galway é possível encontrar diversos castelos preservados ou em ruínas

13. Que constrastam com as simples e charmosas casinhas coloridas

14. Galway mistura o melhor dos dois mundos: a natureza e sua grandiosidade

15. E a delicada urbanização carregada de história

A Irlanda possui encantos inesquecíveis para qualquer viajante, e Galway é um dos destinos que merecem a sua visita. E, se você estiver pensando em fazer um intercâmbio na Irlanda, confira nossas dicas.

PARA VOCÊ