Gramado: conheça os encantos da Suíça brasileira, na Serra Gaúcha

Escrito por Carla Brasiliense

Gramado é uma cidade também conhecida como a Suíça brasileira. Sua arquitetura é a que mais chama a atenção dos turistas, composta por casinhas em estilo enxaimel, ruas floridas e parques repletos de araucárias e pinheiros. Esse ar europeu que caracteriza a cidade deve-se ao fato de que o local foi colonizado por descendentes de açorianos, e imigrantes alemães e italianos, entre os séculos XVIII e XIX, e ainda preserva suas origens não só nas fachadas de seus edifícios, como também em sua cultura e costumes. Você se sentirá fora do Brasil durante esta viagem!

A gastronomia local também possui um merecido destaque quando se trata do que há de bom em Gramado. Diversos restaurantes compõem um roteiro perfeito para quem não dispensa uma bela refeição. Sem dúvidas é um lugar ideal para ir em qualquer época do ano, cheio de atrações para todos os gostos. Confira a seguir um guia completo que promete deixar a sua viagem ainda mais completa:

Onde fica Gramado?

Gramado é uma aconchegante cidade localizada no estado do Rio Grande do Sul, mais precisamente na Região das Hortênsias. Com muito verde, muitas flores e muito amor no ar — inclusive, o destino é muito escolhido por casais em lua de mel, e por quem procura por um local romântico para comemorar datas especiais.

Quando ir à Gramado?

IStock

Ao contrário do que a maioria pensa, Gramado é linda em qualquer época do ano. Durante o inverno, a cidade fica mais movimentada, proporcionando aos turistas diversas atividades, e também um dos eventos mais famosos de lá: o Festival de Gramado.

Mas vale lembrar que nas outras estações há festas, eventos e inúmeras atrações pela cidade, como o Natal Luz, que ocorre no fim do ano, enchendo as ruas de cores e muito brilho, diversos restaurantes e lojas de chocolates irresistíveis que ficam abertos durante todas as temporadas, e até um parque temático, o Snowland, que fará qualquer visitante se sentir no inverno, enquanto esquiam e brincam com a neve.

Como chegar em Gramado

IStock

É possível chegar até Gramado por aeroportos próximos da cidade: o de Caxias do Sul (70km) ou Porto Alegre (115km). Após desembarcar em qualquer um deles, você precisará pegar um carro, ônibus ou transfer que te leve até o destino.

12 atrações imperdíveis em Gramado para incluir em seu roteiro

Gramado é uma cidade repleta de encantos, com atividades e atrações para todos os tipos de viajantes. Confira a seguir seis opções que merecem a sua atenção:

1. Mini Mundo

O Mini Mundo é uma das maiores e mais antigas atrações de Gramado. Otto Höppner, dono do hotel Rita Höppner, começou a montar miniaturas detalhadas de cidades e paisagens no jardim de sua casa para os seus netos se divertirem, mas o seu passatempo favorito ficou tão perfeito que o projeto tornou-se aberto ao público em 1983. Imagine que delícia que era passar as férias na casa do vovô?

2. Aldeia do Papai Noel

Em Gramado, o Papai Noel está presente o ano inteiro, para delírio da criançada! Além de conhecer a casa do bom velhinho, é possível ver também as renas de pertinho, dar uma voltinha de trenó voador (o passeio custa R$10) e brincar com a neve (feita de sabão).

3. Chocolate Prawer

Gramado é conhecida como a Suíça brasileira, e não é para menos. A cidade possui diversas chocolaterias, que merecem a sua visita em qualquer época do ano. A Prawer é uma das opções mais tradicionais, já que eles foram os primeiros a fabricarem e comercializarem por lá esta iguaria de forma artesanal, em 1975.

4. Snowland

Frio, neve e diversão é a combinação perfeita para uma viagem a Gramado, e na Snowland você conhecerá a primeira pista de esqui indoor das Américas. Você ainda poderá patinar no gelo, brincar no carrinho de bate-bate, ter umas aulinhas de esqui e curtir um simulador 7D. Uma atração divertida para toda a família.

5. Gramado Zoo

É no Gramado Zoo que você verá os 1500 animais mantidos em condições bem próximas de seu habitat, fora de jaulas e separados por vidros blindados, fossos e grandes viveiros, comportados em um terreno de 200 mil metros quadrados. O local foi incluído na categoria A do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) por garantir um trabalho de preservação e reprodução de espécies ameaçadas de extinção.

6. Rua Coberta

A Rua Coberta está localizada bem no centro da cidade, com bastante restaurantes e cafés. É o ponto mais badalado no inverno, pois recebe bandas para animar os turistas durante a temporada, além de eventos que acontecem durante o ano, como desfiles de moda, Feira do Móvel, Semana do Meio Ambiente, Exposição Nacional de Orquídeas e apresentações de Natal.

7. Museu dos Festivais de Cinema

Esta é uma parada obrigatória para os amantes do cinema! O Museu dos Festivais de Cinema foi inaugurado em 2016 para expor toda a trajetória dos mais de 40 anos do evento realizado na cidade, além de prestigiar filmes, atores e diretores de toda a América Latina. As atrações são interativas, e o acervo é formado por painéis, vídeos e até uma atividade em que o visitante monta um pequeno filme.

8. Memorial Casa Italiana

Localizado na Praça das Etnias (local que homenageia as três culturas colonizadoras de Gramado), o Memorial Casa Italiana conta com um acervo recheado de objetos e outros materiais que representam a cultura e os costumes do povo italiano. Prepare-se para fazer uma verdadeira viagem no tempo, carregada de história e conhecimento.

9. Museu Medieval Castelo Saint George

Falando em viagem no tempo, é no Museu Medieval que você emergirá mais ainda no passado, em um período no qual as pessoas andavam com armaduras e outros acessórios característicos da época. A recepção é feita pelo próprio dono do local, caracterizado como cavaleiro, e durante a visita você conhecerá uma coleção autêntica de brasões, espadas, facas, machados, mapas e pinturas, tudo isso abrigado em um castelo feito de pedra.

10. Igreja Matriz São Pedro Apóstolo

Inspirado no estilo arquitetônico romano, a Igreja Matriz de São Pedro é a mais conhecida e visitada de Gramado. Construída com cerca de 78 mil pedras basálticas em seus 860 metros de altura, a estrutura conta com vitrais sacros, pintados por Pedro Dobmeier e sinos que chegam a pesar mil quilos. Dica: Não deixe de conhecer a Fonte do Amor Eterno, logo ao lado da igreja.

11. Hollywood Dream Cars – Museu do Automóvel

Inaugurado em 1997, este museu do automóvel abriga um acervo incrível de carros datados dos anos 1920 até 1960, época de ouro do cinema hollywoodiano. Um passeio incrível para curtir com toda a família. Os ingressos custam a partir de R$60, e ainda é possível combinar o passeio com outras atrações, como o Vale dos Dinossauros, Super Carros, entre outros (saiba mais clicando aqui).

12. Rua Torta

A Rua Torta é uma ladeira toda em zigue-zague, bem arborizada e com bastante flores nas laterais, muito famosa por ser uma versão da Lombard Street, de San Francisco. É um local onde os turistas adoram visitar para tirar ótimas fotografias. Como fica próxima ao centro, será impossível você não dar uma passadinha por lá.

5 atrações próximas à Gramado que valem a pena conferir

  1. Tour por Canela: A charmosa cidade vizinha tem como atrações o Parque Caracol, Nova Petrópolis, Alpen Park e milhares de opções de restaurantes para você curtir uma tour gastronômica completa.
  2. Enigma Escape Game: O Enigma Escape Game, em Porto Alegre, é uma atração regada a diversão aliada a desafio. Será que você seria capaz de desvendar o enigma proposto pela casa e se salvar antes do tempo acabar?
  3. Central Sul Raft: Esportes radicais é a sua praia? Que tal curtir um rafting na cidade Três Corações? Melhor ainda se estiver calor, porque dá para se refrescar enquanto se diverte.
  4. Tour por Bento Gonçalves: A cidade com atmosfera romântica pede por um bom vinho! Dê um pulo até o Vale dos Vinhedos para apreciar a bebida, e aproveite a viagem para passear por Caminhos de Pedra, com suas 28 casas formadas de pedra e madeira. Você se sentirá no norte da Itália!
  5. Museu de Ciência e Tecnologia: Durante a sua visita à Porto Alegre, aproveite para aprender e se divertir neste museu todo interativo. Um passeio para a família inteira curtir junta.
  6. Tour por Antônio Prado: Conheça o centro histórico da cidade, a lindíssima igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, que foi construída em alvenaria de 1891, e a Escadaria da Fé, com acesso à Gruta Natural, que acolhe a imagem de Nossa Senhora de Lourdes.

O que comer em Gramado?

Gramado reserva os melhores restaurantes para saciar o paladar até mesmo dos viajantes mais exigentes. Veja os pratos tradicionais da região e conheça os estabelecimentos mais indicados para prová-los:

1. Fondue

IStock

O fondue combina perfeitamente com o clima de Gramado, não acha? Servido em diversas etapas, o prato conta com opções salgadas (queijo derretido acompanhado com pão, batatinhas, carnes de boi, frango ou porco, etc) e também doces (chocolate com variações de frutas). Uma refeição completa para curtir a dois ou com a família.

Onde comer?
Maison de la Fondue
Rua Borges de Medeiros, 2311.

Le Petit Clos
Rua Demétrio Pereira dos Santos, 599.

Carlitos
Rua das Hortênsias, 1040.

2. Galeto

IStock

As raízes italianas trouxeram o Galeto para a tradição de Gramado, e claro que não faltarão opções na cidade para você provar esta iguaria. Há até estabelecimentos que oferecem rodízio e também alguns acompanhamentos especiais, como sopa de cappeletti, salada de radicci com bacon, polenta frita ou assada e spaghetti.

Onde comer?
Nonno Mio
Rua Borges de Medeiros, 2070.

Casa di Paolo
Rua Garibaldi, 23.

3. Café colonial

A característica principal de um café colonial é a grande variedade de comidinhas postas à mesa, (como se fosse um brunch, sabe?), ideal para consumir antes de começar um dia repleto de passeios e caminhadas. Vai encarar?

Onde comer?
Bela Vista
Rua das Hortênsias, 3500.

Familia Ramm
Estrada Campestre do Tigre, s/n – Propriedade Rural.

4. Churrasco

IStock

O churrasco é uma atividade bastante tradicional no Rio Grande do Sul, e claro que em Gramado há ótimas churrascarias, com uma vasta variedade de carnes e acompanhamentos.

Onde comer?
Chama de Fogo
Rua Borges de Medeiros, 1350.

El Cordero
Rua Borges de Medeiros, 3017.

Onde ficar em Gramado?

IStock

A lista a seguir conta com opções de hotéis, pousadas e hostels, para todos os gostos e orçamentos:

Melhores hotéis de Gramado:

  1. Hotel Ritta Höppner: Localizado em um maravilhoso parque, o hotel dispõe de chalés com piscina térmica.
  2. Hotel Alpestre: Lindíssimo estabelecimento com mais de 100 quartos, spa, bar e lounge, piscina interna e externa, e recreação infantil.
  3. Klein Ville Gramado: São 70 quartos distribuídos em um charmoso e pequeno prédio, com piscina coberta, restaurante e uma lareira no saguão.
  4. Hotel Encantos Hortênsias: Perfeito para quem adora viajar mas não descuida da saúde, o hotel conta com uma academia e piscina coberta.
  5. Hotel Premium Gramado: Estabelecimento bem familiar, que dispõe de recreação para as crianças, duas piscinas externas e total infraestutura. Próximo ao Mini Mundo.

Melhores pousadas em Gramado

  1. Pousada Vila da Neve: O nome por si só já combina com o clima da cidade! A pequena pousada conta com apenas 20 quartos e um jardim para passeio. Bem intimista e aconchegante.
  2. Pousada Recanto da Ladeira: Aquela típica casa de campo, bastante arejada, iluminada e tranquila. A pousada tem 12 quartos e muito verde em volta.
  3. Pousada Gramadense: São 14 chalés coloridos por fora e de madeira por dentro que ficam distribuídos por um belo jardim. Se hospedar lá será um verdadeiro conto de fadas!
  4. Pousada Betânia: Pousada fofa e charmosa, com uma área externa bem arborizada. No saguão há uma lareira para os dias frios, e salão de jogos para garantir entretenimento em dias de chuva.
  5. Pousada Chalés da Montanha: Deliciosos e aconchegantes chalés, com bastante privacidade. A pousada dispõe de bicicletas grátis para seus hóspedes, além de um lindo terraço para apreciar a vista.

Melhores hostels em Gramado

  1. Hostel Britânico: Com opções de acomodações privativas ou partilhadas. Fica a apenas 800 metros do centro de Gramado.
  2. Gramado Hostel: Uma deliciosa casa inaugurada em 2002, com lareiras, 59 leitos com opções de suítes privativas ou para a família. O café da manhã é super elogiado e está incluído no valor da diária.
  3. Hello Hostel Gramado: Com ambiente mais sofisticado e opções de quartos individuais com cozinha. Sem falar da vista maravilhosa!
  4. Hostel Chocolatchê: Local aconchegante e próximo do centro. O hostel conta com uma sala ampla, decorada com sofás de pallets e violões, perfeita para proporcionar a integração entre os hóspedes.
  5. Hostel Casa do Rogerio: Uma grande casa toda de tijolinho por fora, uma ampla sala com lareira, espaço para piquenique e churrasco, piscina externa e bar.

Agora que você já conhece os melhores passeios de Gramado, onde comer e se hospedar, fica mais fácil programar e garantir a viagem dos seus sonhos. Aproveite!

PARA VOCÊ