Hanôver: feiras, eventos e diversão na linda cidade alemã

Escrito por Bruno Mendes

Hanôver, capital da região da Baixa Saxônia na Alemanha, é conhecida mundialmente por sediar importantes eventos e feiras. Disponibilizando excelente rede de hotéis, a cidade recebe todos os anos empresários, empreendedores e estudantes, que também estão lá para aproveitar todas as maravilhas turísticas.

Bombardeada intensamente durante a Segunda Guerra Mundial, Hanôver foi reconstruída após a ocupação britânica quando os conflitos acabaram. Hoje é interessante caminhar pelas ruas e observar a sua incrível infraestrutura, mesmo depois de tantos abalos. Pronto para um passeio surpreendente?

O que fazer em Hanôver?

É fácil ficar encantado por Hanôver, mesmo que seja menos badalada que cidades como Berlim, Frankfurt e Hamburgo. Confira estas atrações turísticas e veja que será um barato organizar a trip!

1. Neues Rathaus

iStock

O prédio da prefeitura de Hanôver é de enorme requinte arquitetônico e representa muito bem a ambição e até mesmo a exigência estética dos moradores locais. Após admirar – e fotografar – a parte externa, recomendamos subir até o topo da construção e contemplar a belíssima vista.

2. Centro Histórico

Uma aula de história completa sobre Hanôver. Não seria exagero definir desta forma um passeio pelo centro histórico, região que reúne os pontos turísticos mais famosos e congrega as mais representativas mostras urbanas da cidade.

Fachadas de residências em estilo enxaimel, praças, ruas estreitas e charmosíssimas e, claro, bons restaurantes para você recarregar as energias saboreando alguma delícia alemã com uma cervejinha de alta qualidade.

3. Ópera de Hannover

A imponente Ópera de Hanôver foi erguida entre os anos de 1845 e 1852. Após ter sido danificada durante a Segunda Guerra, foi reaberta em 1948, em um prédio de estilo clássico, ornamentado por estátuas de poetas e compositores famosos.

4. Museu Sprengel

Considerado um dos principais museus de arte moderna e contemporânea da Alemanha, o Sprengel foi inaugurado em 1979 e hoje é um dos melhores atrativos de Hanôver em questão de opções culturais.

5. Jardins de Herrenhausen

iStock


Hanôver está no grupo das cidades mais verdes da Alemanha e os jardins de Herrenhausen simbolizam perfeitamente todo o esplendor natural presente na área urbana. Pela magnífica estrutura do gramado há uma fonte com 70 metros de altura, chafarizes em partes menos visíveis e belos canteiros.

O mais bonito jardim barroco da Europa ainda conta com o Palácio Herrenhausen, utilizado hoje para a realização de congressos científicos. Dica: é evidente que o local estará radiante em qualquer hipótese, mas se ao acordar, você olhar pela janela do quarto do hotel e observar o dia ensolarado, não pense duas vezes e faça a visita nesse dia.

6. Linha Vermelha

iStock

Quem nunca encontrou dificuldades na hora de montar o roteiro de viagem? Em Hanôver será fácil passear pelos pontos turísticos, pois a cidade possui uma linha vermelha pintada no chão que conduz os visitantes a 36 atrações. A marcação tem um pouco mais de quatro quilômetros e quem seguir pelo caminho ainda terá em mãos uma espécie de roteiro informativo. Viu como é prático?

7. Rua Krammerstrasse


Com certeza você irá tirar mais de um dia para bater perna por Hanôver sem ter uma programação fixa em mente. A cidade é tão linda e charmosa que será ótimo caminhar sem compromisso e dar uma eventual parada em restaurantes e cafeterias.

Nesses dias, não deixe de passar pela encantadora rua Krammertrasse e admirar cada detalhe arquitetônico e sentir toda a atmosfera do entorno.

8. Erlebnis Zoo Hannover

Após alguns minutos no Erlebnis Zoo Hannover você vai entender porque esse parque temático recebe mais de 1,6 milhões de visitantes todos os anos e é considerado um dos mais bonitos da Europa. Durante o seu dia por lá, observe atentamente diversas espécies de animais, todos muito bem cuidados e vivendo em privilegiada harmonia com a natureza.

Se você ama apreciar a interação entre a flora e a fauna ou tem filhos pequenos, não deixe de conhecer esse diferenciado jardim zoológico.

9. Museu August Kestner

Aberto em 1889, o Museu August Kestner é o mais antigo de Hanôver. Nele, o visitante irá encontrar mostras da arte egípcia, medieval e greco-romana, além de exuberantes peças de design moderno.

Vale pontuar que o espaço recebeu este nome, pois August Kestner era um diplomata e colecionador de obras de arte. Depois de seu falecimento, seu sobrinho Hermann Kestner obteve as peças e junto com a coleção do senador e tipógrafo de Hanôver, Friedrich Culemann, formou o estoque do Museu Kestner.

10. Park der Sinne

Em bom português, ‘Park der Sinne’ significa ‘parque dos sentidos’, e a proposta desta ilustre atração é conectar todos os sentidos das pessoas à natureza presente. Sinta o barulho peculiar de cada inseto, o aroma das flores, confira o espetáculo das cores e muito mais.

Inaugurado em 2000, o parque está situado em Laatzen, uma pequena cidade que fica no distrito de Hanôver. Depois de entrar nesse parque é impossível não vivenciar uma experiência sensorial surpreendente. Que tal experimentar?

Algumas informações importantes

Aposto que você já conferiu as informações, observou as fotos e já está escolhendo os lugares para visitar, certo? Mas antes de elaborar os planos da trip, dá uma olhada nessas informações que serão úteis nos seus dias de lazer – e/ou trabalho – em Hanôver.

  • Localização: Hanôver é a capital e maior cidade da Baixa Saxônia. Situada nas margens do rio Leine, fica a 290 quilômetros de Berlim.
  • Clima de Hanôver: a temperatura média durante o ano em Hanôver é de 13ºC e ao longo dos 365 dias do ano normalmente varia entre -1ºC e 24ºC. Entre junho e setembro o clima fica em torno de 20ºc e entre novembro e março os casacos tornam-se imprescindíveis, pois os termômetros atingem marcas negativas facilmente. Dica: coloque mais de uma roupa de frio na mala, seja qual for o período que você escolher para viajar.
  • Visto: o visto para a Alemanha não é pedido para brasileiros que ficarão por lá até 90 dias depois do desembarque. Mas há algumas obrigações que o turista deve ter em mente: é preciso ter seguro de saúde, passaporte com validade de até 3 meses após o retorno para o Brasil e passagem de ida e volta.
  • Moeda: assim como em todas as outras cidades da Alemanha, a moeda utilizada é o Euro. A troca poderá ser feita em caixas eletrônicos ou casas de câmbio.
  • Idioma: embora exista o lógico predomínio do alemão em Hanôver, o inglês é compreendido por boa parte da população. O fato da cidade realizar importantes eventos e feiras internacionais facilita a vivência com outras línguas. Será tranquilo se virar por lá sem ter mínima noção do idioma nativo. Relaxa!
  • Voos para Hanôver: as companhias aéreas Latam, Azul, Avianca e Gol oferecem voos de algumas cidades do Brasil para Hanôver com escalas variadas. É bom ficar de olho no site das empresas para ter boas noções sobre a variação dos preços ao longo dos meses.
  • Anotou tudo? Agora você poderá seguir com os planos e partir para a viagem! Aproveite ao máximo com segurança e tranquilidade

    Onde se hospedar?

    Como já informado, Hanôver é uma cidade preparada para receber turistas, muito em razão dos tradicionais eventos que ocorrem todos os anos, dessa forma será fácil achar bons hotéis. Olha só estas cinco opções de hospedagens bem bacanas.

    1. Premiere Classe Hannover – $$

    O atendimento e localização não são os únicos bons atributos do Premiere Classe Hannover, um estabelecimento que proporciona estadia com excelente custo-benefício. O local dispõe de quartos confortáveis, equipe multilíngue, wi-fi e estacionamento gratuito.

    2. Kastens Hotel Luisenhof – $$$$$

    Localizado a poucos minutos de alguns dos melhores pontos turísticos de Hanôver, esse hotel de luxo é a indicação perfeita para aquele hóspede que não dispensa sofisticação e atendimento de altíssimo nível. Arquitetonicamente deslumbrante, o Kastens Hotel Luisenhof ainda tem um centro de bem estar e um elogiadíssimo restaurante.

    3. Hotel Klappenburg – Bed und Breakfast – $$

    Não é nada mal um pouquinho de luxo, mas poupar a grana no hotel e deixar para gastar nos passeios não é uma má ideia, confere? Se você pensa assim, pode escolher esse estabelecimento que não é caro e ainda oferece wi-fi gratuito e quartos com microondas e geladeira.

    4. Central-Hotel Kaiserhof – $$$$

    Esse hotel conta com traslado ida/volta até o aeroporto, serviço de lavanderia, restaurante/bar lounge e quartos de primeira. E além de estar muito bem localizado, possui um terraço que oferece magnífica vista de Hanôver.

    5. H+ Hotel Hannover – $$$$

    Você planeja levar o bebê na viagem? O H+ Hotel Hannover poderá ser uma boa opção de hospedagem, afinal disponibiliza berços nos quartos sem custos adicionais. Perfeito, né?

    Já sabe que você não terá problemas de estadia em Hanôver. Avalie as especificações de cada hotel e escolha aquele que atenderá suas expectativas.

    12 fotos de Hanôver que vão fazer você comprar as passagens imediatamente

    Para finalizar esse guia com chave de ouro, confira essa seleção com 12 imagens de Hanôver que irão fazer você querer viajar logo. Propomos um exercício: olhe-as com carinho e imagine cada momento do seu passeio.

    1. Os parques mais bonitos da Alemanha

    2. São muitos detalhes escondidos pela cidade

    3. Topa sair da dieta?

    4. Ah, você vai aproveitar esse sol nessa área verde!

    5. E conferir mostras arquitetônicas deste nível

    6. Caminhar pelas ruas de Hanôver sem compromisso é um privilégio. Arrisque!

    7. Mais comida? Claro que sim!

    8. Dá até vontade de morar nessas casinhas.

    9. Imagina só participar de uma feira de negócios neste cenário.

    10. Faça um passeio de barco e veja a cidade por ângulos especiais

    11. Céu azul, verão ameno, muita gente nas ruas

    12. No inverno Hanôver também é encantadora

    Hanôver é uma cidade de muitas feiras de negócios e convenções importantes e ao mesmo tempo congrega todos os elementos para satisfazer aquele visitante que só quer se divertir. Chegou a hora de você descobrir essa maravilha alemã!

PARA VOCÊ