Holambra: guia completo com roteiro e lindas fotos da cidade das flores

Escrito por Bruno Mendes

Situada nas proximidades de Campinas, Holambra é o típico recanto interiorano bucólico com características perfeitas para o visitante relaxar, respirar o ar puro e, claro, aproveitar as boas opções de lazer.

A sintonia da natureza com a ótima infraestrutura urbana é, de fato, um motivo para o município estar incluso no mesmo patamar dos principais destinos turísticos do Brasil, mas há outras razões para você escolher Holambra para a sua próxima trip. Confira este guia especialíssimo com imagens e informações.

6 coisas que você precisa saber sobre Holambra

  1. Holambra é conhecida como a cidade das flores e é a mais florida do país;
  2. Após a Segunda Guerra Mundial muitos holandeses foram para a cidade e deixaram muitos traços de da cultura deste pequeno país europeu;
  3. O nome Holambra deu-se com a união das iniciais dos nomes Holanda, América e Brasil;
  4. A culinária e a arquitetura da cidade são fortemente influenciadas pela imigração holandesa. Observar os contornos nas construções e presentear o paladar com as delícias típicas são atrativos certos;
  5. Holambra está situada a 140 quilômetros da capital paulista, ou seja, um passeio bate e volta é tranquilinho de se fazer;
  6. A Explafora é a principal exposição de flores ornamentais da America Latina e atrai milhares de turistas à Holambra durante o mês de Setembro.

O que fazer em Holambra?

Pequenina, Holambra tem em torno de 15 mil habitantes e ainda que seja tranquila e pacata, tem excelentes atrações para o visitante aproveitar por muitos dias e querer voltar mais vezes. Quer umas dicas? Inclua estes locais na sua programação, pois valem a pena.

1. Moinho dos Povos Unidos

Considerado o maior moinho de vento da América Latina, a atração é um dos xodós de Holambra. É um ótimo passeio para conhecer um pouco da serventia e história dos diferentes moinhos erguidos pelo mundo.

Não se esqueça de carregar o seu celular ou de levar a máquina fotográfica para fazer muitos registros do ponto mais alto da construção.

2. Deck do Amor

O romantismo não tem pouco espaço na cidade com tantas flores, logo, aos casais apaixonados, a boa da viagem é conhecer o Deck do Amor, situado na Praça Vitória Régia.

Contornado por área verde e pelo lago Vitória Régia, onde as capivaras adoram tomam um banho, o espaço tem um fundo musical ameno e um lugarzinho próprio para colocar cadeados, que simbolizam a força da união. Perfeito!

3. Rua Dória Vasconcelos


IStock

Na rua Dória Vasconcelos estão os principais restaurantes e distintos pontos comerciais de Holambra. Sabe aquela via aprazível, por onde moradores e turistas caminham por hobby, provam os pratos e fazem compras por diferentes cidades? Eis esta atração nas mais holandesa das cidades brasileiras.

4. Visitar um dos campos de flores

IStock

É impensável conhecer Holambra e deixar de ir ao menos um dia em algum dos campos de flores da cidade. Girassóis, rosas, cristas de galo, crisântemos e outros tipos de flores podem ser visitados ao contratar o serviço de uma agência de turismo.

5. Museu Histórico de Holambra

O Museu Histórico de Holambra fica pertinho da Praça Vitória Régia e é o melhor espaço da cidade para se conhecer um pouco da sua rica história. Além de observar objetos de antigos moradores, o visitante poderá acompanhar o passar dos anos do município contemplando as mais de 2000 fotos do acervo.

6. Praça dos Pioneiros

A Praça dos Pioneiros pode não ter nenhum diferencial e até ser considerada simples, mas não deixa de sintetizar a atmosfera de paz e harmonia sentida em cada esquina de Holambra, e é um ótimo lugar para sentar em algum dos banquinhos e bater papo.

7. Lago Nossa Prainha

O lago Nossa Prainha é o menor de Holambra e as suas margens são perfeitas para caminhadas contemplativas ao entardecer. Mais um local que destaca com exatidão o bucolismo do município.

Onde se hospedar em Holambra?

Vai passar uns dias em Holambra e quer boas hospedagens pela cidade e adjacências? Listamos alguns hotéis e pousadas pelo próprio município ou em cidades próximas, caso você queira curtir mais de um dia este destino especial:

  • 1. Top Centrum Hotel: Situado pertinho dos principais restaurantes e lojas de Holambra, o Top Centrum Hotel tem apartamentos confortáveis com ar condicionado, wifi e frigobar. A fachada holandesa já dá as boas vindas antes de chegar à recepção.
  • 2. Holambra Garden Hotel: A mescla entre informalidade e conforto dão o tom do Holambra Garden Hotel, localizado na região central da cidade. Ótimo para o turista que não veio de carro ou mesmo deseja ficar a poucos passos das principais áreas de lazer da cidade.
  • 3. Hotel Matiz Jaguariúna: Situado na cidade vizinha (um pouco mais de 10 quilômetros de Holambra), eis uma opção mais interessante para quem viaja de carro e deseja conhecer municípios ao redor. A hospedagem conta com excelente piscina e café da manhã super elogiado.
  • 4. Vitória Hotel Convention Paulínia: Localizado a 20 quilômetros de Holambra, o Vitória Hotel Convention Paulínia é uma alternativa de hospedagem mais luxuosa e tem até campo de golfe. As acomodações primorosas e o café da manhã estão entre os itens mais saudados pelos hóspedes.
  • 5. Parque Hotel Holambra: Em perfeita adequação às nuances paisagísticas de Holambra, este hotel fica a apenas 3 minutos do centro de carro de Holambra. Conforto e beleza na medida certa.

Onde comer em Holambra?

A união entre o tempero brasileiro e o tradicional modo holandês de elaborar pratos conferem à Holambra destaque no campo da culinária. Veja só estes indescritíveis paraísos do paladar para você recarregar as energias entre um passeio e outro.

  • 1. The Old Dutch: Eis um restaurante tipicamente holandês para o viajante saborear as delícias da Holanda com o adicional sabor brasileiro. Receitas de batatas, croquetes, torta de maçã e muitos outros itens estão no cardápio. O ambiente é elegante, tradicional e o melhor de tudo: não tão caro.
  • 2. Casa Bela Restaurante: Localizado na Rua Dória Vasconcelos, a mais charmosa de Holambra, o Casa Bela Restaurante tem pratos típicos da Holanda, sugestões do chefe e comida vegetariana de primeira, como a salada de pupunha fresca ao molho de limão e a salada de folhas verdes, com queijo em crosta de amêndoa e molho de mel.
  • 3. A Orquídea Cafe e Restaurante: Local perfeito para aquele cafezinho no fim de tarde com amigos e familiares, o A Orquídea tem pratos executivos com sobremesa por excelente preço, ou seja, lugar ideal para comer bem, recuperar as energias e partir para novos passeios.
  • 4. Di Kome Food Truck: É difícil resistir a um hambúrguer artesanal bem elaborado, concorda? Pensando em uma alternativa rápida, prática e deliciosa, indicamos o Di Kome Food Truck. Saboreie lanches com ótima carne, queijo derretido e diferentes tipos de temperos. O lanche vegetariano é super elogiado!
  • 5. Sabor e Arte Holambra: O estabelecimento oferece a mais famosa picanha na pedra da região, além de agradar ao paladar de moradores e visitantes com a bisteca mineira, file à parmegiana e pratos com peixe e massa. Comer bem é a pedida!

Holambra é uma cidade receptiva todos os meses do ano, mas entre setembro e dezembro (período correspondente à primavera) as flores estão mais lindas e exuberantes, e os passeios poderão ficar ainda mais interessantes e vistosos.

Venha com seus amigos, parentes ou mesmo sozinho para o imprescindível passeio terapêutico. O pedacinho da Holanda no Brasil vai te conquistar.

PARA VOCÊ