Honolulu: descubra os encantos da charmosa capital havaiana

Escrito por Bárbara Costa

Localizada na costa sul da ilha de Oahu, Honolulu é a capital do Havaí e primeira parada daqueles que decidem visitar o arquipélago norte-americano. A região reúne tanto as belezas naturais das belíssimas praias e da cratera vulcânica Diamond Head quanto atrativos históricos e culturais.

Para completar, a cidade conta com uma estrutura completa de restaurantes, opções de hospedagem e lojas. A vida noturna de Honolulu também não deixa a desejar! A seguir, veja mais detalhes sobre a charmosa e acolhedora capital havaiana, cujo nome significa “baía protegida”.

Clima em Honolulu

Como o Havaí está próximo da Linha do Equador, as temperaturas não costumam oscilar muito no decorrer do ano, ficando na faixa dos 25º C a 27º C. Ainda assim, é possível dizer que há duas estações predominantes: o verão (maio a outubro, sem chuvas) e o inverno, que vai de novembro a abril, com algumas precipitações.

A baixa temporada do arquipélago corresponde aos meses de setembro a novembro — sendo uma boa opção para aqueles que querem economizar. Já a alta ocorre do fim de novembro até janeiro, quando o local sedia campeonatos de surf.

Onde fica Honolulu

Capital e cidade com a maior população do Havaí, Honolulu ocupa toda a ilha de Oahu. A distância de lá até Maui, a segunda maior ilha do estado norte-americano, é de aproximadamente 170 km.

Como chegar a Honolulu

Para ir até Honolulu partindo do Brasil, é preciso fazer pelo menos uma conexão nos Estados Unidos. De São Paulo, por exemplo, são 13 mil quilômetros de distância operados por companhias como American Airlines, Delta e United Airlines.

Geralmente, as conexões são nas cidades de Nova York, San Francisco e Dallas, ao passo que o desembarque final ocorre no Aeroporto Internacional de Honolulu. Quem já está nos Estados Unidos e deseja ir para Honolulu consegue as melhores ofertas partindo da Califórnia.

O que fazer em Honolulu

Mas e ao chegar a Honolulu? Quais atrações devem ser exploradas? Descubra a seguir!

1. Diamond Head

Trata-se do vestígio de uma erupção vulcânica que aconteceu há cerca de 300 mil anos. Na cratera que se formou, foi criado um parque nacional cuja principal atração é a trilha que leva ao topo da estonteante estrutura. Quem parte da praia de Waikiki deve percorrer aproximadamente cinco quilômetros para chegar até a base da cratera.

Você certamente vai ficar boquiaberto com o cenário durante a subida: quase todo o trajeto margeia o mar e proporciona belíssimas vistas da cidade aos turistas. A trilha é de nível fácil e tem apenas 1,5 km de extensão, mas não se esqueça de levar sua garrafa de água e o que for consumir!

2. Waikiki

Essa é a área mais agitada de Honolulu, com bonitas paisagens e uma boa infraestrutura para os visitantes. As águas cristalinas da praia atraem os praticantes de esportes aquáticos, como surf, canoa havaiana ou stand-up paddle, e também aqueles que querem se refrescar ou curtir algum dos bares e restaurantes dos hotéis à beira mar.

Quem deseja aproveitar a noite em pubs ou casas noturnas também encontra várias opções na região de Waikiki. A animação inclui ainda as famosas festas dos albergues locais, regadas a bastante cerveja.

3. Hanauma Bay

Considerada uma das praias mais bonitas dos Estados Unidos, Hanauma Bay impressiona pela preservação do meio ambiente e por sua história. Isso porque a baía se localiza na cratera formada por uma explosão vulcânica há milhares de anos. Atualmente, o local se transformou em um parque de pesquisa e conservação da vida marinha, com acesso limitado a três mil pessoas por dia.

A distância entre Hanauma Bay e Waikiki é de menos de 20 minutos, sendo que há linhas de transporte público que deixam na entrada do parque. Vale lembrar que é preciso consultar a taxa cobrada para entrar no local com antecedência. O horário de funcionamento também é limitado: até 18h (no inverno) ou 19h (verão).

4. Iolani Palace

Em meio aos atrativos naturais, os visitantes também encontram pontos históricos do Havaí em Honolulu. O Iolani Palace é o único palácio real que foi usado como residência oficial de monarcas em um território dos Estados Unidos. Em uma visita com headphones, você pode conhecer os cantinhos da construção enquanto ouve narrativas sobre a história do lugar.

Uma curiosidade é que a série policial Hawaii Five-O foi rodada no local, o que atrai os fãs à construção. O preço da visita de 45 minutos é 20 dólares, sendo que a pessoa tem acesso ao primeiro e ao segundo andar.

5. Pearl Harbor

Mais um programa cultural da região de Honolulu é o museu de Pearl Harbor. A base naval que ficou conhecida com os ataques recebidos pelos japoneses na década de 40, durante a Segunda Guerra Mundial, conta com um verdadeiro complexo histórico.

Por lá, você tem a chance de conhecer memoriais dentro de navios, aviões e submarinos, com exposições que narram a Segunda Guerra por meio de maquetes, vídeos e objetos. No USS Arizona Memorial, você é convidado a assistir a um vídeo sobre o período que antecede os ataques e ir pessoalmente a um dos navios afundados na ocasião. Imperdível, não acha?

6. Polynesian Cultural Center

O Polynesian Cultural Center fica a aproximadamente uma hora de Honolulu e é uma ótima opção para quem quer conhecer a cultura dos povos da Polinésia (que inclui o Havaí). Você vai se maravilhar já no caminho, pois a estrada é à beira-mar, com uma vista simplesmente linda!

A estrutura do parque inclui oito ilhas tropicais, com espetáculos, danças e passeios de canoas típicos de locais como Samoa, Fiji, Tahiti e Havaí. A entrada custa a partir de US$ 47,96 (crianças) e US$ 59,95 (adultos). Vai ficar de fora?

7. Makapu

Voltando às belezas naturais, Makapu é uma praia que oferece piscinas tranquilas e fácil acesso aos visitantes. De carro, são menos de 40 minutos do centro de Honolulu até esse cantinho paradisíaco da ilha de Oahu. Como as ondas são menores do que as da costa leste, o local é bastante procurado para a prática do surfe de peito e do bodyboard.

Não deixe de conhecer o Farol de Makapu, que fica a 180 m de altitude e requer uma subida de duas horas, mas compensa com uma belíssima vista da região. Além disso, entre os meses de abril a novembro, é possível avistar baleias jubarte por lá.

8. Lanikai Beach

Considerada uma das praias mais lindas do mundo, Lanikai tem pouco menos de um quilômetro de extensão e é bem rústica: não há banheiros, salva-vidas ou estacionamento por lá. Em compensação, as ondas são calmas e a faixa de areia é ampla, ideal para quem quer relaxar entre um banho de mar e outro.

A recomendação é visitar o local durante a semana, pois Lanikai recebe muitos turistas e moradores durante os fins de semana. Outra dica é aproveitar para conhecer a bela Baía de Kailua no mesmo dia, já que esse belíssimo lugar que fica bem próximo. Você não vai se arrepender!

Viu só como os atrativos de Honolulu incluem praias deslumbrantes, mas também programas culturais?

Intercâmbio em Honolulu

Como já era de se esperar, esse lugar tão acolhedor e repleto de belezas naturais é eleito por muitas pessoas que desejam fazer intercâmbio. Tanto adolescentes quanto universitários e profissionais em busca de capacitação encontram em Honolulu o destino perfeito para uma estadia produtiva e com muitas opções de lazer.

Além de aproveitar belíssimas praias e cenários exuberantes, o intercambista tem a chance de se aproximar da tradicional cultura havaiana, de um povo bastante receptivo e de uma agitada cidade. As atrações históricas se misturam às trilhas, ao surfe, às lindas praias e aos excelentes restaurantes.

Mas vale lembrar que o ideal é sempre comparar os valores e as instituições de ensino disponíveis no local onde você pretende fazer o intercâmbio com antecedência. Avalie também a distância do Havaí para o restante do território dos Estados Unidos. Afinal, ninguém quer se decepcionar ou frustrar suas expectativas, certo?

Em Honolulu, algumas das agências que podem facilitar sua estadia são: World Study, Mundial Intercâmbio, Egali e CI Intercâmbio.

Após analisar todos os seus objetivos com o intercâmbio e a estrutura que Honolulu tem a oferecer, a dica é: jogue-se nesse verdadeiro paraíso e aproveite cada instante por lá!

Dicas de quem já foi a Honolulu

Nada melhor do que seguir as sugestões de quem já conhece o destino que pretendemos visitar, não acha? Então, confira a seguir o que dizem os turistas que passaram por Honolulu.

Havaí de Navio! Mochilando em Honolulu

No vídeo, Diogo mostra sua passagem por Honolulu e dá dicas sobre o destino, incluindo desde a vantagem de fazer compras por lá até as comidas típicas e a praia.

Hawaii, Honolulu, Waikiki. FÉRIAS NO HAVAÍ – hotel, praia dia1 LUH YOSHI

Que tal acompanhar a chegada de Lu Yoshi a Honolulu? Ele dá sugestões úteis para sua estadia, inclusive de supermercados, lojas de souvenires, restaurantes e lojas.

MINHA VIAGEM MARA PARA O HAVAÍ

Gabriela Pugliesi e seu marido embarcam em uma aventura para o Havaí e mostram tudo neste vlog. Você pode conferir os detalhes da hospedagem escolhida por eles, além dos passeios e dos lindos cenários locais.

MEU PRIMEIRO DIA DE INTERCÂMBIO NO HAVAI #CIintercambio

No vídeo, a Mari conta tudo sobre o primeiro dia do seu mês de intercâmbio pelo Havaí, com imagens da casa onde ficará hospedada e da praia.

12 fotos de Honolulu para você arrumar as malas agora mesmo

Por fim, para que não restem dúvidas quanto à beleza local, veja algumas imagens de Honolulu que são de tirar o fôlego!

1. Para começar, que tal apreciar esse mar multicolor?

2. A variedade de cores também pode ser encontrada no céu

3. E nos fenômenos da natureza (que não são raros por lá)

4. Quando as diferentes tonalidades se misturam, o cenário se torna surreal

5. Parece um quadro pintado à mão, não acha?

6. Um passeio sob esse sol não seria má ideia

7. Imagina a sensação indescritível de nadar por essas águas?

8. Não há quem resista!

9. A região também conta com toda a infraestrutura para garantir o conforto que você merece

10. Além de atrativos recheados de História

11. E paraísos naturais

12. Tudo isso está logo ali, à sua espera!

Agora você já tem todas as provas de que a região de Honolulu merece ser incluída no seu roteiro, certo? Ou vai perder todas essas cores, uma estrutura completa e as belíssimas praias? Boa viagem e aloha!

PARA VOCÊ