Permacultura: como se hospedar em 6 paraísos brasileiros sem gastar nada

Escrito por Vanessa Herrmann

Existem várias maneiras de conhecer lugares novos economizando. Uma delas é através da troca de trabalho por hospedagem. No Brasil, existem pousadas, hostels e até mesmo fazendas que estão de portas abertas para quem quiser praticar a permacultura, um sistema que consiste em criar ambientes sustentáveis, e de quebra, ainda ganhar uma cama para uma noite tranquila de sono.

As opções estão espalhadas por todo o país e contam com diferentes tipos de acomodações, mas o trabalho é basicamente o mesmo em todas: ajudar com plantação, bioconstrução, limpeza e organização. Com apenas 5 horas de trabalho diárias, é possível ter um bom tempo livre para conhecer pontos turísticos e paisagens de tirar o fôlego.

1. Ibiraquera, Santa Catarina

iStock

Localizado em Ibiraquera, Santa Catarina, o Abacate&Music Bio Hostel fornece hospedagem gratuita para pessoas que estejam dispostas a trabalhar por 5 horas diárias, por 5 dias na semana. O trabalho consiste em ajudar na limpeza, jardinagem, preparar refeições, fazer compras e outras atividades nesse estilo. Você ainda ganha frutas, legumes, macarrão e arroz para preparar suas refeições. Também é possível escolher entre acampar no jardim, dormir em um quarto compartilhado ou até mesmo pegar um quarto duplo, se você estiver em casal.

Confira mais informações aqui.

2. Chapada Diamantina, Bahia

iStock

Já na Chapada Diamantina, é possível ajudar o Diego, um fazendeiro, na manutenção de mudas, atividades relacionadas à plantação e até mesmo ensinar algumas coisas para o seu filho de 4 anos, como línguas, música ou arte. Nessa casa você terá acesso à internet, opção entre uma cama para dormir ou espaço para acampar e cozinha disponível para preparar suas refeições. É preciso trabalhar aproximadamente 3 horas por dia, por 3 ou 4 dias por semana.

Confira mais informações aqui.

3. Itaipuaçu, Rio de Janeiro

iStock

Em uma pequena propriedade rural, localizada em Itaipuaçu, região de Niterói, você pode ajudar uma família de 4 pessoas a cuidar de uma plantação de alimentos orgânicos e árvores frutíferas. O trabalho é de aproximadamente 4 horas diárias, por 5 dias na semana. A propriedade conta com três casas, uma delas está disponível para quem for trabalhar por lá. Além da estadia sem custo, você ainda vai aprender técnicas de cultivo de orgânicos, alimentação saudável e crudívora, ioga e meditação.

Confira mais informações aqui.

4. Recife, Pernambuco

iStock

iStock

Essa é uma opção de hospedagem em uma fazenda localizada próxima a Recife. É preciso trabalhar aproximadamente 5 horas por dia, 5 dias por semana com bioconstrução e permacultura. Você terá um quarto, acesso à internet e cozinha para preparar suas próprias refeições.

Confira mais informações aqui.

5. Jericoacoara, Ceará

iStock

iStock

Em uma casa em Jericoacoara, alguns amigos que cansaram da cidade grande estão transformando o quintal em um sistema de permacultura. O processo consiste em tratamento de água, secador solar, horta, captação de água de chuva e minhocário. Você pode escolher entre dormir em uma barraca ou em uma rede. O trabalho é de aproximadamente 4 horas por dia e ainda ganha café da manhã.

Confira mais informações aqui.

6. Alto Paraíso, Goiás

iStock

Ao lado da Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso é uma cidade que muitos turistas procuram como ponto para aproveitar a natureza. Escolhendo o Treehouse Jungle Paradise, você pode dormir em tendas ou quartos de bambu, e se der sorte, ainda pode ficar em uma das casas da árvore que o local disponibiliza para seus hóspedes. O trabalho é feito 5 horas por dia, 5 dias por semana e consiste basicamente em limpar e organizar as instalações.

Confira mais informações aqui.

Por intermédio da permacultura é possível conhecer lugares novos sem pagar hospedagem e ainda aprender sobre maneiras conscientes de plantação e construção. Como as horas de trabalho são poucas, você terá muito tempo para aproveitar o local escolhido. Seu bolso e o meio ambiente agradecem.

PARA VOCÊ