Por Pablo Mingoti
Em 28.04.23
Originalmente nomeada como Conceição do Ibitipoca, a vila mineira localizada no município de Lima Duarte é mais conhecida por seu segundo nome. Esse destino é ideal para quem busca um contato mais próximo com a natureza, com diversas trilhas, rios e cachoeiras. Neste post, conheça “tudin” sobre esse lugar perfeito para passar as férias em Minas Gerais.
Publicidade
Conceição do Ibitipoca é um distrito da cidade mineira de Lima Duarte, que fica a 360 km de Belo Horizonte, 270 km do Rio de Janeiro e apenas 90 km de Juiz de Fora. Ao chegar ao destino, a natureza te espera com a Serra do Ibitipoca.
O aeroporto de Juiz de Fora é o mais próximo do município de Lima Duarte, onde fica Ibitipoca. Depois, basta alugar um carro e percorrer 90 km de estrada. Por falar nisso, a rodovia que passa pela cidade mineira é a BR-267. Porém, saindo de Belo Horizonte, o caminho é pela BR-040.
Uma viagem de ônibus pode não ser a melhor escolha, o tempo de trajeto é longo e há poucas linhas. Caso opte por esse meio de transporte, você deverá sair do Rio de Janeiro ou de Juiz de Fora. Porém, lembre que o ônibus que parte dessa última cidade não sai da rodoviária, mas do centro da cidade. O veículo é operado pela empresa Bassamar.
Por fim, vale destacar que a estrada que conecta o município de Lima Duarte até a Vila de Ibitipoca é de terra e tem 27 km. Há previsão de calçamento, mas ainda não foi finalizado.
A cidade de Ibitipoca apresenta uma atmosfera interiorana que só pode ser apreciada por aqueles que a visitam. No entanto, é importante lembrar que alguns dos serviços e comércios locais podem ser escassos, portanto, antes de embarcar nessa aventura, preste muita atenção nas dicas a seguir.
Do tupi-guarani, Ibitipoca significa “Serra Estourada”, por conta da quantidade de raios e relâmpagos na região. Inclusive, aqui vai uma dica final: o Parque do Ibitipoca não abre em dias de chuva. É possível que você tenha que reorganizar o seu passeio dependendo do clima.
Publicidade
A atração principal do local é o Parque Estadual do Ibitipoca, indicado como o 3º melhor parque da América Latina. No total, são 1400 hectares com trilhas, cachoeiras, cavernas e contato com a natureza. A guarita de entrada fica a 3 km do centro da cidade, por isso, separe mais de um dia para fazer os passeios disponíveis.
O circuito nada mais é que uma trilha de 5 km de extensão e o tempo levado para percorrê-la dependerá do seu ritmo. Portanto, reserve ao menos 4 horas para realizar todo o percurso, considerando a ida e a volta. Ao longo do trajeto, o visitante vai encontrar diversas maravilhas da natureza, como a Gruta dos Gnomos, o Lago das Miragens, a Ponte de Pedra, a Cachoeira dos Macacos, o Paredão Santo Antônio, a Prainha das Elfas, o Lago Negro, a Ducha e Lago dos Espelhos.
O trajeto do Circuito do Pião tem 10 km e é necessário cerca de 5 a 6 horas para percorrê-lo. As atrações desse circuito são o Monjolinho, a Gruta e Pico do Pião, a Gruta dos Viajantes, a Cachoeira do Encanto, o Poço do Campari, a Pedra Furada e as ruínas da Capela Senhor Bom Jesus da Serra, construída em 1932.
O circuito, famoso por uma belíssima cachoeira, é o mais longo de Ibitipoca, com 16 km de muita trilha e 8 horas de caminhadas e subidas. No caminho, você vai passar pelo Pico do Cruzeiro, a Gruta da Cruz, a Lombada (ponto mais alto do parque, com 1784 metros), a Gruta dos Fugitivos, a Gruta dos Três Arcos, a Gruta do Moreiras e a Cachoeirinha.
A Cachoeira Janela do Céu é um mirante difícil de descrever, mas é possível ter uma noção do local a partir de fotos: a mata fechada forma uma moldura semelhante a uma janela direto para o paraíso. Por questões de segurança, é comum encontrar guias indicando risco de queda.
Você pode acampar dentro do Parque Estadual de Ibitipoca, porém, é preciso pagar uma taxa de R$ 60 por noite. O aventureiro precisa armar a barraca em uma área específica, que possui banheiros, lanchonete, chuveiros e pias. É uma atividade diferente para fazer por lá, por isso, não perca a noite estrelada de Minas Gerais. Além do parque, há outros pontos de camping pela região.
O horário de funcionamento do Parque do Ibitipoca é das 7h até às 18h. Os visitantes têm um estacionamento à disposição, por R$ 25. Contudo, o local tem o limite de 50 vagas, que são liberadas por ordem de chegada. A estrutura inclui um centro de visitantes, loja de lembrancinhas e lanchonete.
Além do Parque estadual, o visitante pode desfrutar outras atividades, ideais para relaxar e se divertir. A seguir, confira a lista de pontos turísticos.
Para chegar ao poço da água que despenca da Janela do Céu, é preciso utilizar uma estrada de terra externa ao parque. A paisagem é deslumbrante e você pode realizar passeios saindo da vila em jipes 4×4. Para tal, algumas pousadas locais, como a Ibitiaçu Chalés e Ecoturismo, oferecem o veículo.
Publicidade
Construções antigas e rústicas e vias feitas com paralelepípedos fazem do centrinho de Ibitipoca um local bem charmoso. A maioria dos serviços locais se concentra na Rua Olga Silva Oliveira, principal via da vila. Lá, você vai encontrar restaurantes, lojinhas de artesanato, uma igreja e o clássico clima do interior de Minas Gerais.
A igreja principal fica no centro da vila. Foi construída em 1768 e a construção se assemelha à arquitetura espanhola. Caso você opte por realizar uma visita à parte interna do local, certifique-se de verificar a disponibilidade em dias da semana. Uma curiosidade é que a estrutura foi erguida com pedras rejuntadas por meio de óleo de baleia.
Ibitipoca pode não ser o local para festas e baladas, mas os restaurantes e bares são as principais atividades noturnas disponíveis para os viajantes. O Bar do Firma é o local mais procurado para tomar bons drinks e é comum a proibição de fotos no estabelecimento. Além disso, você pode escolher outros locais para comer em Ibitipoca, como o Cabra da Peste, a hamburgueria Montanhês, o Zen Bar e Creperia, o Limoeiro Restaurante, o Tempo e Tempero, entre outros.
Também conhecida como Serra da Água Santa, o local é referência no ecoturismo, com cachoeiras, grutas e uma vista incrível do Parque Estadual de Ibitipoca. Visitantes costumam fazer um tour de jipe, acompanhados de guias credenciados. O pôr do sol é a atividade principal desse passeio.
A Comuna do Ibitipoca é muito mais que uma hospedagem. Trata-se de uma experiência com projetos sociais e ambientais. Os quartos são chalés que lembram engenhos e a gastronomia é requintada. Um hotel fazenda de luxo com tudo que o visitante precisa. Por isso, é uma atração à parte.
A Vila de Ibitipoca tem menos de 2000 habitantes. Portanto, espere tranquilidade fora do comum, principalmente ao cair da noite. É o local perfeito para férias.
O período ideal para conhecer Ibitipoca é entre os meses de abril e setembro, pois costuma ser mais seco. Entre novembro e março, o clima fica mais quente e as chuvas se tornam mais frequentes. No inverno, entre maio e agosto, faz bastante frio no local, por ser uma serra. Por isso, é indicado levar roupas mais quentinhas para se aquecer, principalmente ao cair da noite.
E se você sempre procura eventos locais e especiais, não deixe de visitar Ibitipoca em julho e agosto. Nesses meses, ocorrem festivais como o Ibitipoca Jazz, o Ibitiblues e o Ibitipoca Offroad, um encontro de rally.
Há diversas opções para se hospedar em Ibitipoca, como Airbnb e pousadas locais. A seguir, confira uma lista com melhores hospedagens, pousadas, chalés e hotéis para diferentes públicos e orçamentos.
A Vila de Ibitipoca reúne diversos restaurantes e opções para enganar a fome durante a viagem, por isso, não deixe de conferir a lista abaixo:
Além dessas opções, alguns hotéis e pousadas costumam ter restaurantes abertos ao público. Não deixe de conferir!
O sinal do celular pode ficar fraco em Ibitipoca. Por isso, tire muitas fotos e poste-as quando sobrar um tempinho, pois o local é perfeito para relaxar a mente e se conectar com a natureza – como você pode observar nas fotos abaixo.
Também é possível fazer outros roteiros que rendem ótimas fotos pela região, como a Rota do Antigo Ramal Ferroviário, a Serra da Rancharia e as cachoeiras do Pão de Angu e do Arco-Íris.
Prepare o fôlego, use roupas confortáveis e que possam ser molhadas e leve muita água e lanches. Com esse pack e o conteúdo dos vídeos abaixo, você estará verdadeiramente pronto(a) para desbravar Ibitipoca:
A youtuber Gê Viajando ficou hospedada na Comuna do Ibitipoca e fez o passeio principal da região, rumo à Janela do Céu. Esse é um vlog simples, mas ideal para conhecer o local. Aperte o play!
Nada melhor que receber dicas de quem realmente entende do assunto. Os Mochileiros de Minas percorreram cada cantinho do parque. No vídeo, os youtubers mostram todo cuidado que você deve ter para desbravar esse destino.
Nese vídeo, o canal Mochila Cheia conta todos os detalhes que um viajante precisa saber para ter as férias perfeitas em Ibitipoca. Você vai acompanhar as trilhas, dicas de hospedagem e curiosidades desse pequeno paraíso perdido em Minas Gerais.
Com certeza, você vai se encantar com Ibitipoca, afinal, esse é um destino que poucas pessoas costumam inserir no roteiro. Aproveite que você estará por essa região maravilhosa e conheça mais sobre o turismo em Minas Gerais, um estado perfeito para as férias.