12 imagens da ilha de Capri: um dos mais lindos cenários do mundo

Escrito por Bruno Mendes

É no golfo de Nápoles, perto da península de Sorrento, que o viajante poderá conhecer não apenas um dos lugares mais encantadores da Itália, como de todo o mundo: a ilha de Capri tem 10 quilômetros quadrados de praias de águas cristalinas, enormes falésias, grutas e interessantíssimo núcleo urbano com ótimos restaurantes e lojas sofisticadas.

Nas primeira horas em Capri, já é viável perceber que o privilegiado desenho geográfico da linha está harmonicamente incorporado às construções urbanas antigas e preservadas. Confira 12 registros fotográficos e algumas informações e curiosidades sobre esse ponto turístico italiano, que você precisa incluir na sua programação.

1. Capri é conhecida desde o império romano

iStock

O imperador Augusto, como qualquer outro mortal, ficou encantado pela ilha de Capri e no período do supremacia romana formou uma espécie de povoado por lá, porém, foi na época do seu sucessor Tibério, que Capri se expandiu e ficou conhecida.

Detalhe, uma das vilas construídas por Tibério, a Villa Jovis, ainda pode ser visitada! É claro que toda a região passou por significativas mudanças ao longo dos anos e o declínio de Roma foi inevitável, mas do mesmo modo que muitas cidades europeias, a ilha italiana mantém vivos muitos aspectos arquitetônicos de seus anos iniciais.

2. Ah, a Gruta Azul…

iStock

A Gruta Azul está entre os atrativos turísticos mais requisitados na ilha de Capri, em razão da beleza peculiar. Olha essa imagem! O que acha de fazer um passeio de barco por dentro dessa gruta, cujo arco para entrada tem somente 1 metro de altura, e apreciar os primeiros caminhos do percurso na escuridão completa, e depois ficar encantado com o tom azul e transparente das águas após a irradiação do sol.

O barquinho percorre os 60 metros de comprimento em memoráveis 5 minutos, parece pouco, mas é tempo suficiente para você guardar a experiência naquela gaveta da memória reservada aos melhores momentos de viagens da sua vida. Pode apostar!

3. O xodó de escritores, intelectuais e famosos em todas as áreas

iStock

Capri tem muitas mansões e até casas mais simples, que se tornam esplêndidas simplesmente pela interação com a natureza de toda a área. O encanto das vias e a atmosfera acolhedora de cada esquina, atrai artistas de diversos seguimentos; como a cantora Kathy Perry, o ator Samuel L Jackson e alguns que até têm casas por lá, como Mariah Carey e Sophia Loren.

Há grandes chances de você esbarrar em alguma de suas personalidades favoritas durante andanças pela ilha.

4. As curvas da Via Krupp

iStock

A Via Krupp é um caminho construído no final do século 19 em rocha viva, que percorre uma falésia do trecho mais alto ao mar em trechos curvilíneos, e coloca o visitante em perfeita proximidade com as rochas, vegetações e o mar transparente do entorno.

Encomendada pelo alemão Friedrich Alfred Krupp, para ligar a Marina Piccola até a região dos Jardins de Augusto, a rua pode ser classificada como uma das mais bonitas do mundo em razão do seu traçado, mas sobretudo pela localização.

5. A ilha de Capri é pequena e badalada

iStock

Pouco maior que a metade de Fernando Noronha, Capri tem aproximadamente 13 mil habitantes, incluindo a cidadezinha de Anacapri. Mas engana-se quem pensa que lugar é quieto, parado e somente bucólico, pois as festas rolam soltas nos iates e nas casas noturnas na própria ilha, que também tem muitos restaurantes badalados.

Agora olha só essa imagem! Há como pensar num dia chato pós-balada com a oportunidade de estender uma espreguiçadeira e relaxar nessa areia?! Nenhuma ressaca pode te derrubar com um cenário desse.

6. A praça principal de Capri

iStock

É da praça de principal de Capri que saem os ônibus para os pontos turísticos mais interessantes e lá também está a torre do sino, onde fica uma capela com celas utilizadas por franciscanos e frades. A área é cheia de lojinhas e um ponto de encontro interessante entre moradores e turistas de diversas partes do mundo.

7. O transporte para turistas é muito bom na ilha

iStock

Já que falamos que a praça principal é o ponto de partida para alguns destinos de Capri, é válido informar que a região é bem servida de transportes. Há táxis conversíveis, mini ônibus que circulam em intervalos de 15 ou 20 minutos entre o porto e a praça e também por outras áreas e o funicular, uma espécie de trenzinho com capacidade para 70 pessoas, que leva os viajantes para pontos mais altos.

8. Natureza, história e luxo

iStock

É impossível e impensável colocar Capri em um único pacote: ‘turismo para quem gosta de natureza’, ‘lugar de importantes espaços históricos’, etc. A ilha italiana mescla várias características e as melhores qualidades das regiões de natureza exuberante, com registros históricos e lugares luxuosos, para o turista que não abre mão do bom e do melhor em todos os sentidos.

Sim, a ilha de Capri é um lugar caro e está entre os destinos turísticos favoritos dos endinheirados. De todo modo, se há sofisticação, o tom singelo das ruas charmosas e das praias de águas cristalinas conquista qualquer turista.

9. Passeio de barco por Faraglioni

iStock

As formações rochosas Faraglioni são os pontos mais conhecidos da ilha e tem formatos diferentes, que irão encantar o visitante que optar por um passeio de barco na área. Será que essa imagem já serve como um ‘aperitivo’?

10. Rochas e o mar

iStock

Olha só esse pequeno túnel sobre as águas clarinhas. Fica difícil descrever em palavras a beleza de uma região que mesmo TÃO visitada, mantém aspectos puros e quase intocáveis, típicos daquelas áreas isoladas pelo mundo.

11. Farol di Punta Carena

istock

Localizado no extremo sul da ilha, o Farol di Punta Carena foi construído em 1866 e tem a segunda maior capacidade de iluminação entre todos da Itália.

A região da estrutura é muito procurada por banhistas, em razão do ambiente ensolarado por todo o dia, e por contemplar um snack bar e alguns bares que ficam abertos inclusive pela noite.

12. O até logo com gosto de ‘quero voltar’

istock

O anoitecer da ilha de Capri é a última imagem dessa lista e, mesmo que de maneira sucinta, não deixa de ser um convite para um retorno a esse especialíssimo destino do território italiano.

Sabe aquela recomendação de que na vida devemos fazer ‘escolhas certas’? Em relação aos lugares para viajar, Capri é uma delas.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS

PELA WEB