10 imagens impressionantes do Salinas Grandes, o deserto de sal da Argentina

Escrito por Lorena Costa

As Salinas Grandes é um enorme deserto de sal existente na Argentina e que compõe um território de 12 mil hectares puramente brancos e salgados. O local fica a 3550 metros de altitude, é extremamente brilhante e por conta disso tudo se torna um cenário perfeito para tirar inúmeras fotos, até porque o lindo céu azul combina perfeitamente com o branco reluzente das salinas.

Continua após o anúncio

Antes de ser as Salinas Grandes, essa região não era nem um pouco desértica, muito menos salgada. O que havia lá era um grande lago de água doce coberto por vegetação local da mais diversa possível. Porém, com o passar dos anos, o local começou a enfrentar terríveis épocas de seca, o que resultou no desaparecimento do lado, da vegetação e na transformação daquela área em um deserto.

As imagens são realmente incríveis, confira abaixo e prepare as malas para essa aventura digna de boas recordações.

1. Os caminhos de sal

iStock

iStock

Durante todo o passeio pelas Salinas Grandes, você vai encontrar esses caminhos que compõe linhas perfeitamente retas que ajudam na compreensão da infinidade do tamanho daquele incrível lugar.

2. As lindas Salinas Grandes

iStock

iStock

Nessa imagem acima é possível perceber toda a beleza do local que combina perfeitamente o branco do sal, com o azul do céu, para melhorar, uma montanha ao fundo que deixa o cenário mais perfeito ainda.

3. As pilhas de sal

iStock

iStock

Ao caminhar pelas Salinas Grandes, você vai observar essas pilhas de sal que os moradores juntam. Então, não estranhe ao ver essa pequena montanha, ela não está ali por causa de eventos naturais.

4. A estrada das lhamas

iStock

iStock

A Argentina é um país repleto por lhamas em todos os lados, nesse lindo deserto não seria diferente. Normalmente, elas preferem ficar em locais com mais vegetação e ainda é possível encontrar alguns pontos nas Salinas Grandes que tenha um pouco de verde, mas ao caminhar por lá, provavelmente você vai ver uma lhama relaxando em algum canto.

5. A perfeição da natureza

iStock

iStock

O bom de ir conhecer um lugar desses é prestar atenção nos mínimos detalhes de cada pedaço, por exemplo, ao observar o chão, você vai perceber que ele é cheio de divisórios, como se fossem fronteiras de estados desenhadas. Se você pegar o seu olhar e levar do mais perto até o horizonte, a imagem que vai se formar é tão linda quanto a da foto acima.

6. Os comerciantes das Salinas

iStock

iStock

Por ser um lugar muito visitado, você vai ver diversas pessoas vendendo os mais diferentes tipos de produto, mas o principal mesmo é água e alimentos. Normalmente, essas pessoas estão completamente cobertas para se proteger do sol, às vezes até com o rosto totalmente tampado.

7. O mistério por baixo do sal

iStock

iStock

O sal retirado pelos moradores deixa esses caminhos retangulares bem perceptíveis por todo o deserto. Além da beleza dessas perfeitas interações humanas, você vai perceber que os buracos ficam cheios de água, uma verdadeira piscina natural proporcionada por pequenos furos feitos pelos moradores locais.

Continua após o anúncio

8. As construções das Salinas Grandes

iStock

iStock

Outro momento marcante ao conhecer essas lindas Salinas Grandes é perceber as várias construções abandonadas que têm por lá. Um restaurante que não funciona há anos, uma espécie de capela, com símbolos religiosos e outras áreas que parecem serem feitas de tijolos de sal.

9. A infinita estrada

iStock

iStock

A beleza das Salinas Grandes está na sua harmonia entre tudo que é possível ver por lá. A montanha com vegetação, o deserto branco, o céu azul e a estrada escura faz uma mistura cromática fora do comum, criando até momentos sinestésicos.

10. As minas de sal

Salinas Grandes. Argentina.

Salinas Grandes. Argentina.

Não se espante ao observar o que a imagem acima mostra em pleno deserto de sal. Existem trabalhadoras e trabalhadores que lá vão todo dia tirar o seu sustento. Essas minas são mais comuns do parecem ser, e você vai vê-las por diversas vezes lá nas Salinas Grandes.

Para você que gosta de uma aventura cheia de mistérios, conhecer as Salinas Grandes é uma excelente opção para as próximas férias – até porque a Argentina é aqui pertinho do Brasil e as passagens áreas quase sempre estão em promoção. Planeje-se desde já e uma boa viagem.

recomendados para você

    149
  • 30 melhores destinos da América do Sul que merecem a sua visita

    30 melhores destinos da América do Sul que merecem a sua visita

  • 149
  • O que fazer no Chile: atrações para aproveitar o melhor do país andino

    O que fazer no Chile: atrações para aproveitar o melhor do país andino

  • 149
  • Onde ficar em Santiago: hotéis para todos os gostos na capital do Chile

    Onde ficar em Santiago: hotéis para todos os gostos na capital do Chile

  • 149
  • Mochilão pela América do Sul: 15 roteiros com o melhor do continente

    Mochilão pela América do Sul: 15 roteiros com o melhor do continente

  • 149
  • 25 restaurantes em Buenos Aires que farão você amar o tempero portenho

    25 restaurantes em Buenos Aires que farão você amar o tempero portenho

  • 149
  • 13 melhores pontos turísticos para visitar em Colonia del Sacramento

    13 melhores pontos turísticos para visitar em Colonia del Sacramento

  • 149
  • Linhas de Nazca: como conhecer as misteriosas figuras peruanas

    Linhas de Nazca: como conhecer as misteriosas figuras peruanas

  • 149
  • San Telmo: compras, passeios, hotéis e dicas sobre o bairro de Buenos Aires

    San Telmo: compras, passeios, hotéis e dicas sobre o bairro de Buenos Aires