Intercâmbio na Irlanda: 7 motivos para você escolher essa ilha como destino

Escrito por Vitória Castilho

A Irlanda é uma ilha europeia próxima da Inglaterra, um país com paisagens tão encantadoras que virou cenário de vários filmes, como por exemplo o famoso “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”. Muitas pessoas escolhem fazer intercâmbio na Irlanda pelo fato do país ser muito receptivo e rico culturalmente.

Por sua beleza, fica claro que não é à toa que o trevo de quatro folhas seja um dos seus símbolos clássicos. Com lugares tão lindos, é fácil considerar uma sorte poder pisar em solos irlandeses. Saiba mais sobre esse país que vai fazer você se apaixonar assim que descer do avião.

Um pouco sobre a Irlanda

A Irlanda é uma das maiores ilhas da Europa e, se você está pensando em fazer intercâmbio por lá, com certeza é um destino que deve ser considerado como uma ótima opção.Confira algumas informações importantes sobre a Irlanda:

  • Localização: no noroeste do continente europeu, a ilha possui uma área de 70.285 km².
  • Cidades principais: Dublin (capital), Cork, Galway, Limerick.
  • População: atualmente possui cerca de 4,8 milhões de habitantes.
  • IDH: possui um dos maiores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo, está em 0,923 (segundo dados de 2015).
  • Idioma: duas línguas oficiais, inglês e irlandês.
  • Moeda: o euro é a moeda oficial do país.
  • Clima: as variações de temperatura não são extremas no país, o clima costuma ser ameno. O verão tem temperaturas na casa dos 20°C e o inverno tem temperaturas em torno dos 8°C, sendo janeiro e fevereiro os meses mais frios. A ilha é conhecida por ter poucos dias de sol, que são predominantes na primavera e no verão.
  • Visto: não é preciso de visto para chegar até a Irlanda. Os turistas conseguem visto com validade de até 90 dias. Para isso, é preciso levar passagem de volta, passaporte válido por no mínimo seis meses, seguro viagem, comprovação financeira para se manter durante a viagem, além de reserva de hospedagem ou carta convite do local onde ficará durante a visita.

O que determina o tipo de visto é o propósito da viagem: turismo, estudos ou trabalho. Porém, uma vantagem é que você faz o seu visto só quando já estiver no país.

7 motivos para fazer intercâmbio na Irlanda

A Irlanda é um dos principais países escolhidos pelos brasileiros para fazer intercâmbio. Quer saber o porquê? Fique de olho nestes motivos para escolher a Irlanda como sua segunda casa:

1. Custo reduzido

No geral, entre a maioria dos principais destinos escolhidos para intercâmbio, a Irlanda é um dos mais baratos. Os valores de cursos de inglês no país costumam ser menores do que na Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos, por exemplo.

2. Estudo e trabalho

A Irlanda é um dos poucos países da Europa em que você pode estudar inglês e trabalhar, de acordo com o seu visto. No stamp 2, o visto mais comum e buscado por quem estuda por maiores períodos, é permitido trabalhar até 20 horas por semana. Já no período de férias, o estudante tem o direito de trabalhar 40 horas por semana. É uma opção interessante para quem quer ou se manter no país, ou juntar dinheiro, e o salário mínimo por hora está em torno de 9,25€.

3. Facilidade para viajar

O bom de estar na Europa é que fica muito mais fácil viajar para vários países do continente. As passagens são mais baratas quando já se está lá dentro e as distâncias são relativamente pequenas. Se você quer viajar bastante, pode aproveitar os dois meses de férias dos cursos de maior duração, buscar promoções e se programar para conhecer vários países europeus.

4. Aprender inglês

A Irlanda possui escolas de inglês muito conceituadas e é um bom lugar para ter o convívio com a língua. Apesar de também possuir o idioma irlandês, você consegue se comunicar tranquilamente usando o inglês por lá.

5. Convívio com diferentes culturas

O país recebe pessoas do mundo todo, não só pelo seu turismo, mas também por questões de trabalho e estudo. Lá você irá conviver com diferentes culturas de diferentes países e uma certeza: vai encontrar muitos brasileiros também, o que fará você se sentir mais pertinho de casa.

6. Paisagens incríveis

Na Irlanda você encontra paisagens muito diferentes. O conceito urbano das cidades, praias incríveis, fiordes, enormes campos verdes, caminhos rurais, castelos e rochas, fazem com que cada cenário desse país seja marcante e pareça ser clássico de um filme.

7. St. Patrick’s Day

iStock

A festa mais famosa do país é uma atração que você precisa participar. Feriado nacional, o “Dia de São Patrício”, padroeiro da Irlanda, é comemorado em 17 de março e contagia todo o país. Para comemorar a nacionalidade irlandesa, desfiles, decorações, vestimentas verdes, trevos de quatro folhas e muito chopp tomam conta da ilha.

Como funciona o intercâmbio e quais os tipos?

A forma mais comum de intercâmbio na Irlanda é o estudo em escolas de inglês. Porém, existem outros tipos de cursos oferecidos. Tudo depende de qual o seu objetivo, e até se você deseja aumentar o seu tempo de estadia, é uma boa dica ficar de olho nos outros cursos para emendar na sequência. Ainda, se você busca cursos na área da tecnologia, vale a pena considerar a Irlanda. É um país que está se destacando no setor, cada vez com mais potencial de crescimento. Já os programas de High School não são muito comentados por não serem comuns por lá. Confira os principais tipos de cursos para intercâmbio na Irlanda e seus requisitos:

General English (Inglês Geral)

Cursos que podem durar de 2 semanas até 6 meses, oferecidos em muitas escolas clássicas pelo país, com foco em certificações internacionais de inglês. O mais comum dentro dessa opção é o curso com duração de 6 meses + 2 meses de férias.

  • Requisitos: não há pré-requisitos para entrar nas escolas, apenas os exigidos para o visto de acordo com o período que vai ficar no país.
  • Como proceder: defina qual o seu objetivo com relação a língua para escolher qual é o tempo ideal de duração do seu intercâmbio. Cada escola tem a sua própria forma de classificação, mas em geral os níveis são: Beginner, Elementary, Pre-Intermediate, Intermediate, Upper-Intermediate e Advanced. Busque uma agência de intercâmbio para te auxiliar na escolha dos melhores pacotes de acordo com o tempo que pretende ficar, lembrando que o período máximo para permanecer como estudante de inglês na Irlanda é de dois anos.
  • Business English (Inglês para Negócios)

    Cursos com foco em vocabulário para a área dos negócios, como administração ou marketing, com duração a partir de 4 semanas, mas que costuma durar de 8 a 12 semanas.

  • Requisitos: nível de inglês entre intermediário e avançado.
  • Como proceder: busque uma agência de intercâmbio e diga sobre o seu interesse nesse curso, para que ela te auxilie na escolha dos melhores pacotes e instituições de acordo com a sua necessidade.
  • Gradução, Pós, Mestrado, Doutorado

    A Irlanda possui grandes faculdades que são conceituadas mundo afora, como: Trinity College of Dublin, University College Cork e University College Dublin, além dos institutos de tecnologia como o Galway-Mayo Institute of Technology.

    • Requisitos: para conseguir uma vaga nas universidades irlandesas, os requisitos são basicamente os mesmos para os períodos maiores de cursos de inglês: seguro saúde, dinheiro comprovado, acomodação, carta do curso e o Irish Residence Permit – IRP. Além disso, é preciso passar no teste de proficiência de inglês, levar certificado que comprove o seu nível e histórico escolar para análise.
    • Como proceder: defina qual o curso pretendido, busque uma agência de intercâmbio para te auxiliar no processo e indicar universidades de acordo com o seu objetivo. É importante também já preparar o seu bolso, os cursos nas universidades da Irlanda são bem mais caros para estrangeiros.

    Os estudantes que permanecerão no país por mais que os três meses do visto de turista, precisam se registrar na IRP – Irish Residence Permit, o escritório geral da imigração no país, para receber o visto para o período necessário.

    O estudante tem até um mês para ir ao escritório central da imigração irlandesa, solicitar a mudança do visto para estudante (chamado de stamp 2). Vale lembrar que para o curso de seis meses, você precisa comprovar ter um valor mínimo de 3.000 euros, que é a quantia que a imigração irlandesa considera necessária para se manter no país durante esse período. Além de ter seguro médico privado, passaporte com validade mínima de 6 meses e carta da escola com curso de carga mínima semanal de 15 horas/aula por semana.

    10 fotos que vão fazer você querer começar um intercâmbio na Irlanda o quanto antes

    Além das paisagens de tirar o fôlego, a Irlanda tem diversos outros atrativos que você não pode deixar de conhecer. Dá uma olhada nessas fotos que vão terminar de te convencer a embarcar pra Irlanda o mais rápido possível:

    1. Você poderá se maravilhar com paisagens de filme, como o Lough Key Forest Park

    2. Aproveitar os pubs

    3. Ter o tradicional Temple Bar, em Dublin, como ponto de encontro

    4. Ver cidadezinhas urbanas mesmo no interior, como Kilkenny

    5. Descobrir vilarejos rurais pelo país

    6. Lembrar que você está em uma ilha quando encontrar vistas incríveis nas cidades do interior, como Bray

    7. Registrar as decorações lindas das ruas de Dublin

    8. Desbravar paisagens maravilhosas como Cliffs of Moher

    9. Encontrar muitas ovelhas em meios aos campos verdes do país

    10. Ver todos os barcos na baía, em Claddagh, próximo ao centro de Galway

    Gostou? Defina qual o seu objetivo, pesquise e tire suas dúvidas em agências de intercâmbio e já separe a câmera fotográfica para registrar todos esses cenários quando estiver por lá.

PARA VOCÊ