15 atrações para aproveitar ao máximo a sua viagem a Istambul

Escrito por Juliana Trinci

Antiga região pertencente a Bizâncio e Constantinopla, Istambul é uma das quatro maiores cidades do mundo. Como está entre dois continentes, (asiático e europeu) é muito rica em termos culturais, com influência de diversas civilizações e religiões.

Muitas atrações por lá nasceram como igrejas cristãs, depois se tornaram mesquitas e hoje abrigam belíssimos museus. Quem visita este destino também pode se deliciar em todos os bazares coloridos e ambientes históricos e únicos. Veja a seguir algumas dicas e atrações para fazer desta viagem a mais inesquecível de sua vida:

Onde fica Istambul

Istambul está ao noroeste da Turquia, divisa entre a Ásia e a Europa. Por conta disso, ela é considerada a mais bem localizada do mundo. A maioria das capitais brasileiras possuem voos diretos para o aeroporto de Ataturk. Se já estiver pela Europa, aproveite para fazer uma trip de trem partindo da Romênia, ou um passeio de ônibus saindo da maioria dos países europeus, como Itália, Grécia e Alemanha.

5 coisas que você precisa saber antes de ir a Istambul

  1. Se você é um viajante que prefere um clima ameno, visite Istambul na primavera, que vai de abril a junho. Se procura por agitação, a cidade ganha mais atenção durante o verão, que vai de julho a agosto, já que os dias por lá ficam mais longos neste período. Para ver a neve, a melhor época para viajar é em novembro.
  2. Fique atento aos feriados religiosos de Istambul: algumas atrações podem não abrir nestas datas.
  3. Se for fazer uma viagem de 03 dias, não será necessário tirar visto prévio de entrada.
  4. Mulheres que quiserem visitar as mesquitas precisam cobrir a cabeça com um lenço ou véu, segundo a tradição do lugar.
  5. Em Istambul você pode adquirir um Museum Card, que dá acesso a quase todos os museus da cidade por um preço mais em conta.

15 atrações em Istambul para incluir em seu roteiro de viagem

Istambul é o destino certo para quem gosta de cultura e história. Confira a seguir 15 atrações imperdíveis que você precisa conhecer durante a sua viagem:

1. Santa Sofia

iStock

Uma das heranças do Império Bizantino, Santa Sofia (também conhecida como Hagia Sofia) é um deleite para quem gosta de história. O edifício já abrigou uma igreja, uma catedral bizantina e também uma mesquita, e atualmente está aberta para visitação para que todos possam apreciar a sua arquitetura — que cá entre nós, é uma verdadeira obra de arte. Para que sua experiência fique ainda mais completa, utilize o áudio guide oferecido na entrada. Esta atração fica aberta todos os dias da semana, com duração média de uma a duas horas.

2. Museu de Arte Turca e Islâmica

Este museu era um antigo palácio de Ibrahim Paşa, um presente do Sultão Suleyman. Fica às margens do canal de Bósforo, e possui exposições permanentes e itinerantes — um ótimo lugar para quem quer aprender um pouco mais sobre Istambul. O horário de funcionamento é das 09h às 19h, com exceção das sextas-feiras, que abra às 13h, todos os dias da semana.

3. Canal de Bósforo

IStock

Bósforo é um canal que divide os continentes asiático e europeu. Fazer a travessia de barco é uma atividade obrigatória quando você visita Istambul: a vista é maravilhosa e deixa qualquer um embasbacado. Reserve mais ou menos duas ou três horas para aproveitar bastante o passeio.

4. Torre de Leandro

IStock

O jovem Leandro era apaixonado por Heros, uma das sacerdotisas de Afrodite. Para que pudessem se encontrar, Hero segurava uma lanterna, assim seu amado a veria enquanto atravessava o mar. Porém, em um dia de tempestade, Leandro foi lançado ao mar e o vento apagou a lanterna de Heros, e assim o rapaz morreu afogado. Triste pelo amor perdido, Heros se jogou da torre. Essa é a história que atrai todos os turistas à Torre de Leandro, além da vista incrível de toda a cidade que o local proporciona. Aproveite também para saborear algumas comidinhas gostosas vendidas nos quiosques espalhados pela redondeza.

5. Muralhas de Constantinopla

IStock

Essas são as muralhas que foram construídas originalmente para proteger Constantinopla. A estrutura faz com que os visitantes presentes sejam remetidos diretamente ao passado. Você pode caminhar ao longo de toda a sua extensão para curtir a paisagem, ou conhecer apenas alguns trechos.

6. Mesquita Azul

IStock

Construída a pedido do Sultão, a mesquita — que parece muito simples do lado de fora — é um espetáculo aos olhos quando você a observa por dentro. Por ser um templo muçulmano, as mulheres precisam se cobrir com um véu antes de entrar (quem for desprevenida, são disponibilizados lenços para empréstimo na entrada do local). O horário de funcionamento é das 08h30 as 11h30, 13h as 14h30 e das 15h30 as 16h45, e a tour costuma durar mais ou menos uma hora.

7. Grand Bazzar

IStock

Um dos mais antigos mercados cobertos do mundo (são mais de 4 mil lojas espelhadas por 60 ruas), o Grand Bazzar é o paraíso para quem gosta fazer compras. Por lá você encontrará cerâmicas, antiguidades, tapetes, objetos de ouro e prata. Além disso, o local conta com toda a infra estrutura para recepcionar o turista, como casa de câmbio, cafés e restaurantes.

8. Banho Turco

IStock

Está cansando de fazer tantos passeios e precisa relaxar para prosseguir viagem? Então é chegada a hora de experimentar o famoso banho turco. Istambul é cheio de estabelecimentos que prestam este tipo de serviço. São ofertados diversas opções de pacotes, que podem incluir até banho de reflexologia e massagem corporal com óleos.

9. Palácio de Dolmabahce

IStock

Cheio de luxo e sofisticação, o Palácio de Dolmabahce fica as margens do canal de Bósforo, e é uma atração espetacular. No salão central você encontra um imenso lustre de cristal, que não fica devendo nada para os grandes salões franceses. O palácio fica aberto das 09h as 16h.

10. Hipódromo

IStock

Nos primórdios, o Hipódromo funcionou como centro esportivo e social de Constantinopla, e hoje é uma praça muito visitada por turistas amantes da história. Espere encontrar diversas esculturas por lá, que renderão bastante cliques memoráveis!

11. Topkapi Palace

IStock

Uma verdadeira maravilha arquitetônica, com um rico acervo, inclusive de relíquias sagradas, como a espada de Davi, o turbante de José, entre outros. O passeio pode ser feito em uma ou duas horinhas e o local funciona todos os dias da semana, das 09h as 16h45.

12. Praça Taksim

IStock

No coração de Istambul, essa praça movimentada recebe todos os tipos de tribos: desde os muçulmanos, turistas de todas as partes do mundo, e também os moderninhos. Aproveite a manhã para fazer umas comprinhas em famosas lojas da região, e curtir os bares, restaurantes e casas noturnas durante a noite.

13. Cisterna da Basílica

IStock

Perto da Igreja de Santa Sofia, a cisterna é uma estrutura mediterrânea que conta com 10.000 m², tem 8 metros de altura e capacidade para 30 milhões de litros de água. Com estrutura e segurança para receber turistas, é um local frio para quem for visitar no inverno e dá aquela aliviada no calor em dias de verão. Abre todos os dias da semana, das 09h às 17h30.

14. Museu Chora

Construída fora dos muros de Constantinopla, Chora foi primeiramente uma igreja, depois uma mesquita, e por fim um museu. Vale a pena a visita para conferir os belíssimos mosaicos e afrescos que contam a história de Jesus e da Virgem Maria. O local abre de quarta a segunda-feira das 09h as 16h30.

15. Miniatürk

Miniatürk fica localizado na costa oeste de Istambul, e conta com um acervo todo em miniatura (como o próprio nome diz). É um ótimo passeio para se fazer com crianças, pois conta com toda a infra estrutura para receber o pequeno turista com conforto, como banheiros e restaurante no local. Abre de segunda a segunda, das 09h às 18h.

10 fotos do Instagram que aumentarão sua vontade de ir à Istambul

Istambul é um destino espetacular, e os registros de quem passou por lá não deixam dúvidas:

1. Esta vista é uma verdadeira “boas vindas” ao turista

2. O canal de Bósforo a noite é de deixar qualquer um de queixo caído

3. A arquitetura primorosa deixa até uma simples fachada com cara de obra de arte

4.Fazer um passeio de barco no canal é algo para nunca mais esquecer

5. Você sempre terá uma abóbada para apreciar

6. Toda a beleza do céu de Istambul

7. Apesar de toda grandeza, também há beleza na simplicidade

8. Que tal uma volta de bondinho?

9.Uma vista majestosa por fora

10. … e também por dentro!

Preparado para embarcar neste roteiro cultural e de uma beleza ímpar? Então arrume as malas e boa viagem!

PARA VOCÊ