Itacuruçá: guia com fotos e informações desta paradisíaca ilha fluminense

Escrito por Bruno Mendes

A ilha de Itacuruçá é um distrito pertencente ao município de Mangaratiba, situado na região da Costa Verde, no Rio de Janeiro. Um pouco mais de 90 quilômetros é a sua distância da capital carioca, o que dá em torno de 1 hora e 20 minutos de deslocamento, embora a região fique bem mais próxima da Zona Oeste do Rio, principalmente de bairros como Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca e Campo Grande.

Contando com praias exuberantes, cachoeiras, vegetação preservada e aquele aspecto de “isolado” que tanto encanta o viajante que deseja relaxar, o local vem sendo cada vez mais descoberto por turistas de diversas partes do Brasil. Confira este guia completo e não deixe de incluir o distrito mangaratibense na sua lista de viagens:

Como chegar em Itacuruça?

É muito fácil chegar à Itacuruçá. Partindo da capital carioca, pegue a avenida Brasil até a Rodovia Rio-Santos. Depois basta seguir em torno de 20 minutos e após passar por Itaguaí e Coroa Grande, estará no destino!

Se você estiver na Zona Sul ou na Barra da Tijuca não precisa seguir logo para a avenida Brasil. Neste caso, vá pela avenida das Américas sentido Guaratiba e depois de passar pelo Recreio dos Bandeirantes e o túnel da Grota Funda, passe por Guaratiba e parte do bairro Santa Cruz. Depois pegue trecho da avenida Brasil e siga pela Rodovia Rio-Santos. Pronto: após 20 minutos você estará em Itacuruçá.

A região como um todo é muito bem sinalizada, portanto, para evitar entrar em locais errados, preste muita atenção nas placas e peça informações no meio do caminho.

5 Praias de Itacuruça para você conhecer

A natureza de Itacuruçá é privilegiada e você perceberá isso facilmente ao conhecer os distintos atrativos da região. Estas são algumas das suas principais praias, que você não pode deixar de incluir em seu roteiro:

1. Praia Brava

A Praia brava tem cerca de 500 quilômetros de extensão e recebe inúmeros visitantes nos fins de semana, além de contar com casas de veraneio no entorno. Eis aquele destino recomendado para quem não quer ficar 100% isolado, mas nem pensa em se manter longe da paz e tranquilidade.

Excelente lugar para praticar esportes: vôlei de praia, altinha e vela, ou mesmo dar mergulhos relaxantes no mar de águas claras.

2. Praia Grande

Reconhecida como uma das mais movimentadas de Itacuruçá, a Praia Grande é super recomendada para jovens, geralmente os maiores amantes daquela boa “bagunça” que costuma acontecer em dias mais ensolarados.

Cercada de verde e com mar tranquilo, perfeito para longos banhos, a praia tem boa infraestrutura de restaurantes e bares. De lá também saem barcos para outros pontos da região.

3. Praia do Gato

Os tons rústicos são os que mais se fazem presença na Praia do Gato, que conta com areias e águas claras e calmas, ótimas para quem não gosta de ondas agitadas.

Nos fins de semana muitos visitantes chegam ao local de barco, que mesmo cheio não perde o clima pacato. Além do banho de mar e da caminhada na areia, é indicado fazer trilhas pelas matas do entorno!

4. Praia de Quatiquara

Apontada como uma das praias mais preservadas de Itacuruçá, a praia de Quatiquara tem areias e água limpíssima e é contornada por coqueiros e mata nativa, felizmente pouco afetada pela ação do homem.

Não há infraestrutura de bares e restaurantes no local, portanto, é recomendado aos visitantes levar água e comida (e também de levar o lixo embora). Não deixe de fazer algumas trilhas, caminhar na areia e relaxar MUITO, sentindo o ar puro e a energia da área.

5. Prainha

Desértica na maior parte do ano, a Prainha também é o destino ideal para quem deseja escapar do burburinho e é super indicada para crianças e idosos em razão das águas calmas e da ótima faixa de areia.

Os amantes de esportes aquáticos também vão se interessar pelo lugar. As águas são propícias para a prática de snorkel, pesca e passeios de caiaque. Aproveite!

3 ótimas Atrações de Itacuruçá

Itacuruçá pode ser um distrito pequeno, mas além das praias, apresenta poucas, mas boas opções de lazer aos visitantes. Saiba mais sobre elas:

1. Centro Cultural Ferroviário de Itacuruçá

Localizado no prédio da antiga estação ferroviária de Itacuruçá, o atual Centro Cultural Ferroviário é um importantíssimo atrativo do distrito e permite ao visitante a apreciação de um acervo permanente. Há o antigo telégrafo, um sino de 1880 com o selo de D Pedro II, peças do período em que a estação funcionava, e muito mais.

Quem for ao espaço também terá a oportunidade de conferir exposições de fotografia e artes plásticas em um amplo salão e alguns eventos que sazonalmente acontecem na área externa, como rodas de capoeira, apresentação de teatro, música, etc.

2. Trilha na Ilha de Itacuruçá

Você tem preparo físico e gosta de trilhas? Então não deixe de percorrer as trilhas que passam por algumas das belas praias da ilha, como Praia Grande e Prainha.

Ao caminhar, você irá costear o território e passar por espetaculares áreas verdes, residências, e claro, encontrará algumas oportunidades para dar aquele mergulho nas praias. Imperdível!

3. Passeio de barco

Em um lugar tão lindo e cercado por águas claras, não dá para deixar de lado um bom passeio de barco. Saindo da praia de Itacuruçá será viável conhecer algumas áreas desérticas e conferir por uma perspectiva única as ilhas e ilhotas da região.

O passeio do barco saveiro custa em torno de R$65 por pessoa por 6 horas. Na hora do almoço há uma parada em um restaurante da pousada de uma das ilhas.

3 pousadas em Itacuruçá para você se hospedar

Para não correr o risco de enfrentar perrengues em relação à comodidade, confira algumas opções de hospedagens na região de Itacuruçá:

1. Pousada Marina Porto Itacuruçá

Com 27 quartos super confortáveis, jardim, piscina externa e ótimo café da manhã, a Pousada Marina Porto fica a menos de 3 quilômetros da ilha. Espaço perfeito para quem leva a criançada para curtir a viagem.

2. Porto Marina Mont Blanc Resort

Localizado a um pouco mais de 2 quilômetros da ilha de Itacuruçá, o Porto Marina Mont Blanc Resort é um resort de 3 estrelas com 2 piscinas externas, restaurante, academia e 154 ótimos quartos. Destino certo para o viajante que não abre mão de um pouquinho mais de requinte.

3. Pousada São Paulo

A Pousada São Paulo fica em Muriqui, a um pouco mais de 5 quilômetros de Itacuruçá. Simples e muito acolhedora, ela contém apenas 14 quartos, piscina externa e o café da manhã é super elogiado.

10 fotos de Itacuruçá no Instagram para você se apaixonar

1. Paz, calmaria e diversão

2. Natureza pura e preservada atraem visitantes do Brasil inteiro

3. Casas de veraneio na beira do mar

4. A região da Costa Verde oferece encantadoras surpresas

5. Que tal esse anoitecer na ilha?

6.Dá vontade de sair de barco observando cada pedaço desse cenário

7. Lugar melhor para descansar e relaxar, não há

8. Recantos montanhosos de Itacuruçá

9. Quando as montanhas ao fundo emolduram o cenário

10. Volte sempre!

O Rio de Janeiro tem a Região dos Lagos, Copacabana, Leblon, Arpoador, mas a região da Costa Verde também é um espetáculo quando o assunto é beleza. Descubra Itacuruçá e tenha uma certeza: você vai querer voltar inúmeras vezes!

PARA VOCÊ