Você já sentiu um cansaço incomum após viagem longa? Se a resposta for “sim”, saiba que esse é um dos sintomas do jet lag, um problema enfrentado por muita gente que passa muitas horas seguidas em voos. Confira informações importantes sobre esse desagradável parceiro de viagem e veja que é possível amenizar incômodos e até se recuperar rapidamente.
Continua após o anúncio
Conhecido na terminologia médica por “dissincronose”, o jet lag é um distúrbio temporário do sono que acontece quando o relógio biológico não está alinhado com um fuso horário novo. Ao passar longas horas no avião, é normal sentir fadiga, pois o metabolismo é pego de surpresa com a mudança brusca de horário. Normalmente, para a recuperação completa, é necessário um dia de descanso por hora a mais no fuso horário.
Agora que você já sabe identificar os principais sintomas, veja como não é difícil se prevenir contra o problema durante um deslocamento longo.
iStock
Tudo começa antes da viagem, mas, durante o voo, também existem boas maneiras para deixar os sintomas da jet lag bem longe. Saiba o que fazer:
Como você ficará muito tempo no avião, não é nada bom viajar já cansado. Durma confortavelmente um dia antes do embarque e, para que você tenha um sono tranquilo, não deixe pendências para última hora. Sendo assim, pelo menos 5 dias antes da partida, tenha os documentos necessários separados e esteja com a mala pronta.
Por mais confortável que a cadeira do avião seja, não fique sentado por longo período. De vez em quando, caminhe pelo corredor, pois isso ajuda a manter a boa circulação do sangue.
Em viagens longas, não é recomendado dormir por muito tempo. Então, quando estiver cansado, tire cochilos breves. O hábito vai fazer com que você esteja mais disposto quando chegar ao destino.
O uso de medicamentos para dormir pode provocar efeitos colaterais e até potencializar os sintomas do jet lag. Só use relaxantes ou fármacos específicos com a prescrição médica, tudo bem?
Olha só, não há problemas em beber uma taça de vinho, mas fica por aí, ok? As bebidas alcoólicas causam desidratação e comprometem a adaptação do corpo ao novo fuso horário. Então, é melhor deixar para beber um pouco a mais durante o passeio.
Peça alimentos leves durante o voo e beba água e sucos ocasionalmente. Evite refrigerantes e comidas de difícil digestão.
Antes de entrar no avião, não se esqueça de mudar a hora do relógio, para que você já comece a programar a sua mente para o horário do seu destino. É uma boa maneira de se adaptar ao novo fuso.
Ainda que o quadro sintomático do jet lag varie de uma pessoa para outra, vale a pena bater um papo com conhecidos que já passaram um bom tempo no avião. Pergunte o que sentiram durante os primeiros dias no novo país e o que cada um fez para aliviar o mal-estar.
Para finalizar, uma recomendação simples, mas bem especial: ao colocar os pés no avião, não pense em problemas. Lembre-se de que você vai conhecer diversos pontos turísticos e se divertir bastante no destino escolhido. Logo após livrar-se do jet lag, sua energia estará renovada!
Dá uma olhada nessas cinco práticas simples e eficazes para a recuperação do jet lag:
Não tenha dúvidas: seguindo esses passos, rapidamente você estará firme e forte para todos os passeios.
Para finalizar, fique com esses três registros superinteressantes sobre o jet lag. Olha só:
Fome e sono em horários impróprios, atraso no raciocínio… Nina Ferreira explica de maneira clara os sintomas sentidos por ela ao ir para um país cuja diferença no fuso é de 12h.
Aqui, você irá conhecer mais dicas bacanas para aliviar os desconfortos causados pelo jet lag. Confira todas no vídeo!
Nesse vídeo, a youtuber Gisele Delaia expõe boas recomendações para a adaptação a um novo fuso. Vale assistir até o fim, para não ter dúvidas sobre o que fazer na sua viagem internacional.
Já sabe como lidar com o jet lag, né? Então, vamos deixar mais recomendações para o conforto em viagens. Antes de embarcar para cidades muito acima do nível do mar, confira essas dicas para aliviar os sintomas da altitude no corpo. Divirta-se sem transtornos!