Kuala Lumpur: conheça a efervescente capital da Malásia

Escrito por Bruno Mendes

Arranha-céus suntuosos, ruas cheias de bares, lojas modernas e templos de diferentes seguimentos religiosos fazem parte do cenário urbano de Kuala Lumpur. Por ser uma das cidades mais multiculturais do mundo, a capital da Malásia é um excelente destino turístico para pessoas com diferentes preferências. Confira algumas informações e veja como vale a pena programar essa viagem.

Continua após o anúncio

Onde fica


Localizada na costa centro-oeste da Malásia, Kuala Lumpur fica a 350 km de Singapura e a 1.709 km de Jacarta.

O que fazer em Kuala Lumpur

Aí estão os principais pontos turísticos dessa cidade tão rica em cultura. Organize a sua agenda para conhecer todos eles, ok?

Torre de Kuala Lumpur

Erguida em 1995, a Torre de Kuala Lumpur tem 421 metros e hoje é a quinta mais alta do mundo. Dica: para observar a cidade por um belo ângulo e ainda saborear exemplares da culinária local, suba no elevador panorâmico até o Atmosphere 360, um restaurante giratório que abre das 11h30 às 20h. Pode levar a melhor câmera, pois você irá tirar muitas fotos lá do alto.

Changkat Bukit Bintang

Atenção baladeiros, essa é a pedida certa para aproveitar uma noitada nota 10. A rua Changkat Bukit Bintang conta com vários pubs, restaurantes, bares descolados e casas noturnas voltadas para diferentes públicos. Mesmo que você não queira parar em algum estabelecimento, é uma boa ideia caminhar pela via para observar a atmosfera animada da cidade.

Torres Petronas (Petronas Tower)

iStock

As Torres Petronas contemplam o mais famoso ponto turístico de Kuala Lumpur e, portanto, integram obrigatoriamente qualquer lista de indicação. Com 452 metros e 88 andares, as edificações – interligadas por uma ponte – contam com shopping cheio de lojas, teatro, galeria de arte e um deck para visitas no 86º andar.

Central Market Kuala Lumpur

Na hora de comprar as lembranças para os seus amigos do Brasil e até mesmo provar comidas típicas, o destino mais bacana é o Central Market. No mercado, há várias lojinhas de artesanato, estabelecimentos alimentícios e ótimo espaço. Assim, você poderá caminhar tranquilamente sem esbarrar toda hora nas pessoas, o que convenhamos é meio chato, né?

Thean Hou Temple

Entre as construções religiosas presentes em várias esquinas, é uma sábia decisão conhecer o Thean Hou Temple. Inaugurado em 1989, o templo chinês possui adornos de várias cores em suas paredes, um belíssimo jardim e um salão onde as pessoas realizam rituais com velas, cantorias e de outros modos. Atrativo perfeito para o viajante se sentir imerso ao mosaico cultural da capital da Malásia.

Batu Caves

Batu Caves é um conjunto de templos erguidos no interior das cavernas de Gomgak. Considerado um dos mais importantes templos hindus fora da Índia, o local encanta pelas detalhadas construções que dividem espaço com formações rochosas naturais e também pela escadaria de 272 degraus e a estátua do Senhor Murugan, que tem impressionantes 43 metros de altura. Só para se ter uma ideia, ela é 13 metros mais alta que a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Continua após o anúncio

Little India

O bairro indiano de Kuala Lumpur é mais um atrativo que não pode ficar de fora da sua programação. Por lá, você encontrará mercado de flores, lojas de roupas indianas, barraquinhas que vendem especiarias e há sempre música alta tocando o tempo inteiro, o que é muito comum – e inusitado – na Índia.

E aí, gostou? Guarde uma certeza, não existe marasmo em Kuala Lumpur.

Curiosidades sobre Kuala Lumpur para você gostar ainda mais do passeio

  • Idioma: o malaio é a língua oficial da Malásia.
  • Moeda: sua moeda é o ringgit malaio.
  • Sucesso turístico: Kuala Lumpur encanta visitantes de diversas partes do mundo e recebe em média 8 milhões de turistas todos os anos.
  • Culinária: na Malásia, frango e arroz são uma combinação tradicional, mas com um detalhe: os pratos são muito apimentados. Portanto, é recomendável ter cautela antes da primeira garfada.
  • Comemorações de Ano Novo: existem três comemorações da chegada do novo ano na Malásia. Em primeiro de janeiro, como por aqui, e nos períodos correspondentes ao ano novo islâmico e chinês, os quais não possuem data exata.

Pelo fato de Kuala Lumpur ser tão multifacetada, com certeza você vai descobrir outros detalhes curiosos durante suas andanças.

Vídeos imperdíveis sobre Kuala Lumpur

Agora que você já leu sobre pontos turísticos e curiosidades, dá uma olhada nestes vídeos gravados por quem amou passar uns dias na cidade.

Um dia em Kuala Lumpur


Nesse vídeo, a Fernanda Duarte expõe como é viável aproveitar bastante em um único dia. Bem informativo, o material apresenta as Torres Petronas e a área externa e interna do templo Batu Caves.

Muitas áreas verdes e arquitetura impressionante


Os prédios enormes chamam a atenção, mas os parques também são parte do repertório paisagístico de Kuala Lumpur. Além de lindas imagens de atrações verdes em dias ensolarados, o vídeo apresenta informações sobre o uso de vestimentas nos templos.

A cidade vista do alto


A viajante Yara Morales mostra a vista de cima da Torre Kuala Lumpur, vai ao Batu Caves, faz umas comprinhas e também dá boas dicas para quem quer circular pela cidade sem passar perrengues.

Quer comer bem? Vá ao Central Market!


No estilo mochileiro com câmera na mão, o viajante dá umas dicas para quem quer comer bem e não pagar muito no Central Market, um dos melhores destinos de compras de Kuala Lumpur.

Com certeza você também vai fazer registros impecáveis de cada ponto turístico de Kuala Lumpur!

11 fotos de Kuala Lumpur que vão deixar você ansioso para viajar

Veja mais algumas lindas imagens do próximo destino turístico que você vai conhecer:

1. Que tal curtir esta vista do hotel?

2. As Torres Petronas são fotogênicas por todas as perspectivas

3. Inclusive durante a noite

4. Há muitos lugares bucólicos e relaxantes

5. Ideais para piqueniques e caminhadas

6. Um templo hindu construído dentro de uma caverna

7. Com uma estátua dourada que tem mais de 40 metros de altura

8. Compre lembrancinhas para os seus amigos e familiares

9. E conheça as peculiaridades culturais da cidade em cada passeio

10. A cidade de mil e um cenários te aguarda

11. Quando será o embarque?

Se quer mais motivos para conhecer Kuala Lumpur, veja estas fotos de Batu Caves e vivencie ótimos momentos na Ásia!