16 lugares incríveis que você precisa conhecer em Florença

Um tour pela Itália definitivamente ficaria incompleto sem uma visita a Florença, principal cidade da região da Toscana e um dos cenários urbanos mais incríveis do planeta. A diversidade e excelente preservação dos acervos históricos e a indiscutível qualidade gastronômica são alguns dos exemplares elogiados por turistas do mundo inteiro em praticamente todos os municípios italianos, mas em Florença todos esses bons requisitos têm ainda mais destaque.

Publicidade

Caminhar por belas vias e passar por igrejas medievais e museus, encontrar uma cafeteria charmosa em alguma rua estreitinha, sentir a brisa do Rio Arno e, é claro, passar pelas pontes, são algumas das opções indicadas para o passeio na localidade que é um dos berços do Renascimento. Conheça algumas opções de lazer do recanto que celebra a história, a arte e a vida a todo momento. Florença é um espetáculo!

1. Igreja de Orsanmichele

iStock

A edificação religiosa de Ornisanmichele é parada obrigatória ao visitante que deseja conhecer os pontos históricos mais célebres de Florença. Erguida no século 14, inicialmente como mercado de grãos, a construção tornou-se igreja no século 15 e até hoje possui esculturas originais de artistas como Donatello, Ghiberti e Brunelleschi, que podem ser contempladas no andar superior, onde há um museu. Há relatos que no período próximo à construção ocorreram aparições de Nossa Senhora, o que atraiu alguns peregrinos.

2. Ponte Vecchio

iStock

A Ponte Vecchio é um dos principais símbolos de Florença e a mais antiga da cidade, sendo construída em 1345. Ela corta o Rio Arno da parte norte a sul da cidade e hoje é um célebre ponto turístico, em razão das lojinhas de souvenirs, relojoarias, joalherias, da animação que também toma conta do seu percurso pela presença de artistas de rua e da vista na parte central.

Pela noite, a ponte ganha uma iluminação especial e a vista de Florença torna-se ainda mais apaixonante. Nessa faixa noturna, aliás, o passeio é recomendadíssimo para casais.

3. Loja da Ferrari

A Ferrari é o sonho de consumo de 9 entre 10 amantes do automobilístico e mesmo que não seja para qualquer um obter o tal carrinho vermelho é prazeroso observar os modelos de pertinho e até comprar um ou outro produto da marca do cavalinho. Que tal?

4. Museu Casa di Dante

O escritor e poeta Dante Alighieri é amplamente conhecido por sua obra-prima “A Divina Comédia” e é um dos principais  intelectuais da Itália de todos os tempos. Ele nasceu em 1265 em Florença e mesmo que sua morada original não esteja completa como no século 13, os vestígios completam hoje o Museu Casa di Dante, localizado no coração do centro histórico de Florença.

A casa medieval tem três andares e apresenta uma coleção de objetos que aludem ao período histórico, de relevância social e político do poeta e ao seu mais famoso trabalho, apresentado de forma bem interessante em mural. Passeio imperdível para os amantes de literatura.

5. Pallazo Pitti

iStock

O Pallazo Pitti é um enorme palácio renascentista – o maior de Florença, com 200 metros de comprimento – formado por 8 museus. Decorado com quadros em estilo barroco, ornamentos dourados e obras primas de Leonardo, Michelangelo, Caravaggio e outros artistas emblemáticos, o monumento foi residência do rei da Itália Umberto I entre 1865 e 1871.

Publicidade

O visitante poderá visitar as 14 salas utilizadas nesse reinado, o museo della porcellana, o museo di arte moderna e muito mais. É um espaço completo dedicado a arte e cultura de diferentes passagens históricas. Imperdível!

6. Praça Michelangelo

iStock

Em uma cidade rodeada por magníficas construções e paisagens verdes é sempre uma boa pedida encontrar algum lugar alto para apreciar o visual e tirar muitas fotos, concorda? Esse atrativo em Florença chama-se Praça Michelangelo, que embora seja relativamente simples, por estar posicionada em região elevada, garante a melhor vista da cidade.

Uma dica: enquanto observa o Duomo, a Ponte Vecchio, o rio Arno e as ruínas, peça um bom vinho e alguns quitutes no restaurante situado no andar de baixo da praça.

7. Galeria da Academia

A Galeria da Academia tem rico acervo da arte gótica e destaca-se pelas esculturas de Michelangelo, como São Mateus e Davi, a famosa estátua de mármore branco com mais de quatro metros de altura, que é um dos principais símbolos da arte renascentista.

8. Basílica del Santa Maria del Fiore (Duomo)

iStock

Bela e imponente. São óbvios, mas completamente elucidativos os primeiros (de muitos) adjetivos que podem se referir ao Duomo, a catedral que começou a ser construída em 1296 e só foi concluída em 1436. Considerada a principal obra renascentista por muitos especialistas, a Basílica congrega um enorme relógio na entrada, janelas de vitrais e tem cerca de 90 metros de altura.

É indicado subir os 463 degraus da catedral (não há elevadores) e observar Florença do alto do monumento que todos os dias está aberto para visitação.

9. Mercado Central de Florença

O passeio por mercados centrais de cidades importantes é obrigatório para a maioria dos viajantes e o mercado de Florença é o melhor lugar possível para conhecer (e, com certeza, gostar muito) a gastronomia da toscana. Pelos 300 metros quadrados, há mais de 500 lojinhas que vendem quitutes locais, vinhos, diferentes tipos de queijos e muito mais.

O local também contempla uma biblioteca, pizzaria, restaurantes com pratos “artesanais” que venceram concursos e até uma escola de culinária.

10. Amici di Ponte Vecchio

Mais comida? Claro que sim! Embora seja pequeno e até pareça aquelas singelas mercearias tão comuns pelo Brasil, o Amici di Ponte Vecchio ( sim, localizado na ponte) é um dos estabelecimentos gastronômicos com maior número de elogios no TripAdvisor.

Publicidade

Além dos quitutes e dos vinhos, a  pizza de balcão é super recomendada e o melhor de tudo: o preço é bastante camarada. Nada melhor que um pit stop de alto nível antes de continuar o passeio, não acha?

11. Jardim Giordano Bardini

Situado na parte de trás do Pallazo Pitti, o Giordano Bardini é um belíssimo jardim decorado com esculturas feitas entre os séculos 16 e 18 e em tempos antigos era constantemente visitado pela tradicional família Médice. Pequeno e intimista, a sua localização favorece uma ótima vista de Florença.

12. Jardim de Boboli

iStock

Parte integrante do Pallazo Pitti – embora seja justo destacá-lo como uma atração à parte –, o Jardim de Boboli é maior que o Giordano Bardini e é um lugar onde os moradores de Florença costumam fazer piquenique sou simplesmente curtir uma tarde ensolarada entre um bate papo e outro.

A linda área verde também é cercada de obras de artes e por intermédio de uma saída lateral dá para chegar até o Giardini.

13. Piazza Duomo (Praça Duomo)

iStock

A Praça Duomo fica pertinho da catedral e é um daqueles pontos turísticos recomendados para aquele viajante que adora um lugar movimentado, caloroso. Por lá há pessoas de várias nacionalidades, sendo um destino muito adequado para conversar com pessoas diferentes enquanto se aprecia a indescritível arquitetura do entorno.

14. Museu Galileu

O Museu Galileu é o principal museu de ciência e tecnologia da Itália e oferece ao visitante a possibilidade de conhecer importantes instrumentos científicos produzidos desde o Renascimento até os dias atuais. Ótimo programa para pessoas de todas as idades que são apaixonadas por ciência e história.

15. Piazza della Republica (Praça da República)

iStock

Esta praça está situada no ponto mais nobre de Florença, onde se concentram respeitados e sofisticados restaurantes, cafés e hotéis. A elegância dos transeuntes – muito bem vestidos, como habitualmente estão os italianos – e o já plenamente identificado alto padrão arquitetônico dão mais graça a esse recanto que não pode ser negligenciado durante a visita à Florença.

16. Caffé Gilli

É justo encerrar a lista com a  indicação de um café, afinal é muito agradável apreciar a bebida e até fazer um lanche leve em um lugar bonito e tradicional. O Caffé Gilli funciona de 1793 e fica na Praça da República, sem dúvida um dos melhores locais para tomar um cafezinho e provar alguma delícia italiana.

Ainda que a sintonia com o passado esteja em cada esquina, Florença é muito mais do que um museu a céu aberto. Faça as suas malas e comprove, a experiência será inesquecível! Que tal começar a pesquisar o preços das passagens?