9 lugares especiais para você conhecer em Punta Arenas, no Chile

Capital da Província de Magallanes, no sul do Chile, a cidade de Punta Arenas conta com pouco mais de 125 mil habitantes e é um local super encantador, que vale a pena a visita.

Publicidade

Além de ser famosa por seus mais de 50 monumentos (esculturas e outros marcos que fazem homenagens à pessoas, datas importantes ou lugares especiais), Punta Arenas é também muito procurada por admiradores da natureza com belas paisagens, por amantes de programas turísticos diferentes e até mesmo por quem não dispensa boas compras com valores atrativos.

Por lá, as temperaturas são sempre baixas, portanto a melhor época para visitar o local é no verão, de Dezembro a Março, quando as temperaturas marcam uma média de 15 graus. Já no inverno os termômetros chegam próximos a zero graus, podendo também alcançar temperaturas negativas.

1. Museu Regional de Magalhães

Considerado um verdadeiro palácio em art noveau com exposições artísticas e uma incrível coleção de objetos e móveis antigos, o Museu Regional de Magalhães é um casarão que foi construído no começo do século passado pelo empresário Maurício Braun com o que havia de melhor na arquitetura e arte mundial. Parada obrigatória!

2. Mirantes

Em locais como o Cerro La Cruz e o Cerro Mirador, mirantes situados na parte mais alta da cidade, é possível observar quase toda a região de Punta Arenas, incluindo as casinhas com telhados coloridos e o famoso Estreito de Magalhães.

Em dias ensolarados, você consegue também avistar a cidade de Porvenir na Gran Isla de Tierra del Fuego, localizada do outro lado do estreito. Além disso, os mirantes são muito procurados por casais apaixonados, que fazem juras de amor e colocam cadeados em suas grades.

3. Plaza de Armas

A Plaza de Armas, também conhecida como Plaza Benjamín Muñoz Gamero, é o local mais famoso de Punta Arenas, já que a praça conta com um memorial que faz homenagem à Fernão de Magalhães, antigo governador que morreu fuzilado quando a cidade ainda era uma colônia prisional.

Neste mesmo monumento, está também a estátua do índio Aonikenk, que diz a lenda e tradição local que se o visitante der um beijo em seu pé, voltará à Patagônia.

Além disso, a praça está cercada por diferentes prédios históricos, como o Clube Militar, a sede da Prefeitura e do Governo Regional e o Palácio Sara Braun.

Publicidade

4. Cemitério Municipal

Fundado em 1894, o Cemitério Municipal de Punta Arenas é considerado um dos mais importantes pontos turísticos da cidade e, embora pareça um programa fora do normal, é um passeio que você não deve deixar de lado, já que por lá encontram-se belos jardins, capelas e mausoléus perfeitamente construídos de forma a recriar o estilo de vida de seus donos.

No local você poderá conhecer a forte base imigrante da cidade, pois cada sociedade (francesa, iugoslava, croata, entre outras) conta com um espaço próprio, assim como as famílias tradicionais de Punta Arenas.

Já as tumbas dos moradores comuns são mais simples e constituídas por diferentes objetos pessoais, como fotografias, que fazem homenagem aos mortos em verdadeiros altares.

5. Isla Magdalena

iStock

Para os amantes dos animais, que tal conhecer a mais famosa colônia de pinguins do Chile? Programe um passeio de barco para a Ilha Magdalena, que após navegar pelo Estreito de Magalhães chega nessa encantadora reserva natural protegida, que conta com milhares de pinguins que chegam a 70 centímetros de altura, pesam aproximadamente sete quilos e também se reproduzem por lá.

Depois, você pode seguir o guia ao longo de uma reta e chegar até o farol, local onde você poderá aprender sobre o ecossistema da ilha. Além disso, não deixe de passear pela Isla Marta para se apaixonar pelos leões marinhos e focas.

6. Mercado Municipal

O Mercado Municipal é outro local imperdível para visitar na cidade, pois é o destino certo para quem gosta de pagar um pouco menos nas refeições e mesmo assim não dispensa uma boa comida. Por lá são comercializados carnes, frutas, verduras e, principalmente, frutos do mar à preços bem convidativos, que são o que há de mais abundante na região.

Lá você encontra também diferentes lojas que vendem souvenirs, casacos, cachecóis e outras roupas quentinhas que ajudam a suportar o frio de Punta Arenas.

7. Zona Franca

Já imaginou fazer compras em uma Zona Franca, que é uma das áreas chilenas livres de impostos? São diversos quarteirões com muitas lojas que variam entre perfumes, bebidas, eletrônicos, materiais esportivos, hipermercados e até mesmo concessionárias de automóveis. É uma oportunidade única e muito mais vantajosa do que fazer compras em free shops!

8. Palácio Sara Braun

Que tal visitar a bela mansão que resguarda a história da família Braun, conhecida por ser uma das pioneiras de Punta Arenas e uma das responsáveis pelo desenvolvimento econômico da cidade? Por lá você encontra um acervo de arte, mobiliário e objetos que refletem a vida dos antigos moradores.

Publicidade

Além disso, durante a visita é possível fazer uma paradinha para tomar um delicioso café em seu subsolo, local onde ficavam os serventes do palácio, que hoje também abriga o Club de la Unión, o Hotel Nogueira e o Museo Braun Menendez.

9. Orla Marítima

A orla marítima de Punta Arenas é simplesmente espetacular e por lá você consegue fazer passeios super gostosos, admirando lindas paisagens. Durante o percurso, você passa pelo icônico Monumento a la Goleta Ancud, digno de tirar fotos, e também o Muelle Loreto, antigo píer de praia que você pode caminhar e passar momentos relaxantes.

Se você deseja conhecer o básico e imperdível de Punta Arenas, basta uma simples caminhada a pé ou um passeio de bicicleta pelas ruas do centro, onde se encontram as principais atrações relacionadas à sua história, como museus e monumentos icônicos.

Porém, se você não está com tanta disposição, a dica é apostar em um city tour guiado, que te leva para os principais roteiros da cidade.