14 lugares legais para viajar no Carnaval e se divertir bastante

Escrito por Bruno Mendes

Quando o carnaval se aproxima, procurar um lugar legal para viajar e se divertir bastante é o grande objetivo de muita gente. Acompanhar o bloco da Ivete e do Chiclete com Banana em Salvador ou curtir um frevo autêntico pelas ruas de Olinda? Sair de um bloco de rua para outro no Rio de Janeiro ou festejar com milhares no galo da madrugada em Recife?

Continua após o anúncio

São muitas opções, inclusive para quem não é muito chegado à folia e prefere passar o dia inteiro na praia, ou curtindo outras atividades. Para ajudar você a escolher um local perfeito para se esbaldar ou descansar (ou as duas coisas, por que não?), o Viajali elaborou uma lista com os 14 melhores lugares para aproveitar o Carnaval.

1. Salvador – BA

A capital baiana tem o melhor carnaval do país para quem gosta de Axé, esse estilo musical contagiante representado por Timbalada, Daniela Mercury, Ivete, Olodum e tantos outros artistas, mas pelas ruas de Salvador — especialmente pelo famosíssimo circuito Barra-Ondina — dá para curtir outros tipos de música e pular atrás dos trios elétricos durante todos os dias da folia.

E é claro que para recarregar as energias, você poderá comer um delicioso acarajé, vatapá e caruru e aproveitar os dias ensolarados em algumas das lindas praias.

2. Recife – PE

O carnaval de Recife é um verdadeiro mosaico de sonoridades e cores e, claro, é muito divertido. Pelas ruas da capital de Pernambuco, há desfiles de blocos tradicionais de frevo, caboclinho e maracatu — como o Galo da Madrugada, que sempre disputa com o Cordão do Bola Preta do Rio de Janeiro o título de maior bloco do mundo — e apresentações musicais de artistas locais e de outras cidades brasileiras em palcos fixos.

3. Olinda – PE

Olinda é uma cidade histórica, pacata e fica a apenas 6 quilômetros de Recife. No carnaval, contudo, as ruas fervem, pois lá é promovido um dos mais famosos carnavais do país, com desfiles de blocos de maracatu, frevo, samba, afoxé e apresentações musicais de artistas famosos como Jorge e Mateus, Wesley Safadão, dentre outros.

Impossível deixar de falar do desfile dos tradicionalíssimos bonecos de Olinda, uns bonecos gigantes, com um pouco mais de 3 metros de altura, que retratam a feição de pessoas famosas pelo mundo e grandes figuras da cultura brasileira.

4. Rio de Janeiro – RJ

O desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro está entre os espetáculos mais grandiosos do Brasil. Ter oportunidade de assistir à Mangueira, Salgueiro, Unidos da Tijuca, Portela e todas as outras na arquibancada ou no camarote é uma experiência ímpar, afinal os carros alegóricos ornamentados, alas fantasiadas, as coreografias da comissão de frente e o embalo rítmico do samba empolgam e arrepiam quando passam pela Marquês de Sapucaí.

Aos que preferem agito ao espetáculo, o carnaval carioca não deixa a desejar. Centenas de blocos de rua desfilam por praticamente todos os bairros da cidade, como os famosos Cordão do Bola Preta, Simpatia é quase amor e Banda de Ipanema.

5. Ouro Preto – MG

As históricas ladeiras de Ouro Preto recebem milhares de foliões no carnaval, que é apreciado sobretudo por turistas do Rio de Janeiro, Espirito Santo e São Paulo. Esta talvez seja a opção mais interessante para jovens, pois as inúmeras repúblicas estudantis ficam lotadas e cada uma delas promove a própria festa.

Continua após o anúncio

6. São Luís do Paraitinga – SP

A cidade de São Luís do Paraitinga tem um pouco mais de 10 mil habitantes e realiza um dos mais interessantes carnavais do interior de São Paulo. Os blocos de marchinhas animam os cerca 30 mil foliões diários de todas as idades, dispostos a curtir uma festa com características nostálgicas, mas que não deixa de apresentar novidades todos os anos. Caso você ainda não conheça, vale a pena descobrir!

7. Diamantina – MG

Diamantina divide com Ouro Preto o posto de melhor carnaval de Minas Gerais e é claro que os festejos na belíssima cidade mineira também estão entre os principais do Brasil. Todos os anos, turistas do Brasil inteiro acompanham os blocos pelas ruas da cidade e assistem aos shows que acontecem na Praça do Mercado Velho.

8. Florianópolis – SC

A Floripa da praia de Joaquina e apreciada pela tranquilidade e excelente qualidade de vida também oferece aos locais e visitantes um carnaval excelente. O carnaval da magia, como é conhecido, tem desfile de lindas escolas de samba, shows musicais e blocos de rua.

Se a sua intenção for passar o feriadão no Sul, mas não quer perder a chance de curtir alguns dias de folia, pode ir para Florianópolis que não irá se arrepender.

9. Manaus – AM

É lógico que com a sua esplendorosa cena cultural, Manaus não pode ficar fora dessa lista. Mesclando apresentação de blocos de rua que movimentam o público ao som de ritmos regionais, forró e marchinhas, com apresentações de escolas de samba, a festividade na capital amazonense pode não ter a fama de outras festas pelo país, mas conquista muitos admiradores pela autenticidade e a sintonia com a cultura local.

Entres os atrativos, destaca-se o Carnaboi, uma festa que acontece há 12 anos, onde grupos de diferentes ritmos levantam o público no trio elétrico e onde também ocorre apresentação das agremiações dos bois Garantido e Caprichoso.

10. Porto Seguro – BA

Quer se divertir e também relaxar? Porto Seguro é a melhor pedida. O que não falta na cidade baiana são praias paradisíacas de águas mornas e brisa fresquinha, o que no meio de uma curtição e outra cai muito bem.

E os embalos não faltam na cidade do descobrimento: o visitante poderá ir aos blocos de rua, curtir o tradicional CarnaPorto — uma festa que acontece na areia da praia de Taperapuã e conta com a apresentação de artistas de sucesso — e apreciar os atrativos da ilha dos Aquários.

11. Parati – RJ

Paraty é uma cidade histórica com aquela deliciosa atmosfera de antiguidade e as festividades carnavalescas embarcam nesse clima e encantam adultos e crianças. Pelas ruas e vielas de pedra, os blocos desfilam na companhia de bonecos gigantes, mascarados e muita gente disposta a se divertir.

Um dos destaques dessa farra é o famoso Bloco da Lama. Funciona assim: um grupo de pessoas completamente enlameadas saem pelas ruas com o propósito de espantar os maus espíritos. Sujando-se de lama ou não, a diversão inusitada é garantida!

12. Fortaleza – CE

A capital cearense é uma das cidades mais visitadas no Brasil e a praia de Iracema, praia do Futuro, Centro Cultural Dragão do Mar e o Beach Park são alguns dos pontos turísticos mais apreciados por lá. E embora na região Nordeste os carnavais da Bahia e de Pernambuco tenham mais destaque, os festejos de Fortaleza são muito bacanas, pois nos desfiles de blocos há o registro das manifestações culturais tradicionais com o maracatu, forró e as marchinhas.

13. São Paulo – SP

Tradicionalmente, São Paulo fica bem mais vazia e tranquila no período de carnaval, pois milhares de paulistanos viajam para o litoral e também para outros estados. Contudo, engana-se quem pensa que a terra da garoa não tem pontos de animação. Sim, São Paulo tem muitos atrativos!

Além dos desfiles de Escola de Samba, a cidade conta com o ressurgimento do carnaval de rua, com bandas de marchinha, samba, frevo, etc. Essas movimentações culturais vêm enchendo cada vez mais ano após ano. Oba!

14. Votuporanga – SP

Apontado por muitos festeiros como o melhor de São Paulo e um dos mais empolgantes do Brasil, o carnaval de Votuporanga fecha essa lista com altíssimo nível. Desde 2007, o grande protagonista do carnaval votuporanguense é o bloco OBA OBA, uma mescla de blocos tradicionais da cidade que anima foliões de todas as regiões do Brasil.

Viu quantos lugares bacanas? As festas de cada região do país têm suas peculiaridades, mas são todas animadíssimas, portanto, é impossível afirmar que um carnaval é melhor que o outro. Siga a sua sua preferência musical, ou a opção por um lugar mais agitado ou mais tranquilo e faça a sua escolha. O seu carnaval será maravilhoso!