10 pontos turísticos em Madri para incluir no roteiro de viagens

Por
Atualizado em 09.02.24

A cidade de Madri, capital da Espanha, é um ótimo destino para programar na agenda de férias, tanto no verão como também no inverno. Isso porque lá você encontra todas as formas de entretenimento, desde bares, baladas, restaurantes e teatros, até igrejas, palácios, monumentos, parques e outras atividades variadas.

Publicidade

Por contar com tantas opções de lazer, é praticamente impossível conhecer tudo o que a cidade oferece, principalmente se sua estadia por lá durar poucos dias, então nada melhor do que se programar antes e montar um breve roteiro com os seus pontos turísticos imperdíveis.

Confira abaixo e não deixe de conhecer as paradas obrigatórias de Madri!

1. Palácio Real

O Palácio Real é um passeio que não pode deixar de ser feito por quem está de passagem por Madri. Localizado no topo de uma colina, o local já abrigou algumas das dinastias mais importantes da Europa e é considerado uma das principais edificações da Espanha.

É possível visitar o palácio e seu interior, onde você pode conhecer um belo jardim, o museu com obras marcantes, os Salões Oficiais repletos de riqueza e detalhes, além dos tronos, tapeçarias, lustres, enfim, toda a decoração que reflete o dia a dia e o poder da realeza.

Hoje, o palácio não é mais a residência oficial da família real espanhola e costuma ser utilizado mais para eventos de premiações, recepções oficiais do Estado e encontros diplomáticos.

2. Jardins de Sabatini

Projetados em 1930 e abertos ao público em 1978, os Jardins de Sabatini ficam bem atrás do Palácio Real e são ótimo lugar para passear, ou até mesmo somente para sentar, relaxar e apreciar a beleza ao redor.

A entrada é grátis e a visita pode ser feita diariamente, das 10h às 21h, durante o verão.

3. Museu do Prado

Inaugurado em 1819, o Museu do Prado é o mais importante da Espanha e conta com um acervo impressionante e repleto de obras conhecidas no mundo inteiro, como El Greco, Goya, Diego Velásquez e Rembrandt, com 1.500 quadros em exposição e a maior coleção do mundo de pinturas espanholas.

Publicidade

Principalmente nos dias quentes do verão, é comum que os gramados em sua volta fiquem sempre cheios de pessoas, que relaxam sob a sombra das árvores e aguardam pacientemente a longa fila para visitar o museu.

4. Puerta del Sol

Puerta del Sol é uma movimentada praça central de Madri, que fica rodeada de restaurantes, bares e lojas. Normalmente é nela que os turistas iniciam o passeio pela cidade, já que de lá é possível chegar caminhando às principais atrações do centro com facilidade.

É lá também que ficam os dois principais símbolos da capital: a estátua de bronze do urso tentando alcançar frutos de uma árvore, e o relógio da casa dos correios.

Além disso, é notável a riqueza da arquitetura dos prédios ao redor, prova viva de que Madri foi um dia a capital de um vasto império.

5. Catedral de Almudena


Situada bem em frente ao Palácio Real, a Catedral de Almudena – que levou mais de cem anos para ficar pronta – é um dos mais belos prédios da cidade. Entre os detalhes que mais chamam atenção dos visitantes da igreja, estão a sua fachada, com pedras de tons azuis e cinzas, o seu interior, com um altar dourado capaz de impressionar qualquer pessoa, e as esculturas reluzentes e banhadas a ouro.

6. Gran Via

A Gran Via é uma famosa avenida repleta de bares, restaurantes, teatros, cinemas, hotéis de luxo e lojas de grife. Além disso, outro grande atrativo do local é a sua arquitetura belíssima, com prédios de fachadas diferentes construídos no início do século XX. É uma riqueza de detalhes impressionante!

7. Parque del Buen Retiro

O Parque del Buen Retiro é considerado o maior e mais importante de Madri, já que nele encontram-se dezenas de jardins, pontes, palácios, monumentos, lagos, e mais outros diversos atrativos.

Entre suas principais atrações, estão o Palácio de Cristal, Rosaledo, Monumento ao Rei Alfonso XII, Puerta de Felipe IV, além do famoso passeio de pedalinho no lago e os artistas de rua que se apresentam no local.

Lá é também um bom lugar para deitar na grama e relaxar, ou para praticar exercícios físicos. Para aproveitar tudo isso, reserve algumas boas horas do seu dia ao parque.

Publicidade

8. Estádio Santiago Bernabéu

Conhecido mundialmente por ser a casa de um dos principais clubes de futebol do mundo, o Real Madrid, o Estádio Santiago Bernabéu é outro passeio bastante procurado pelos turistas.

Durante a visita guiada você pode conhecer a história do clube (que tem capacidade para mais de 85 mil espectadores), passear pela sala de troféus, visitar os vestiários, sentar nos bancos de reservas e ficar bem próximo ao campo.

9. Plaza Mayor

Cercada por prédios que mais parecem palácios, a Plaza Mayor é outra praça símbolo de Madri, também localizada no centro. O local é frequentemente palco de atrações culturais como shows e eventos gratuitos e, além disso, conta também com diversas opções de bares, restaurantes e lojinhas de artesanatos ou souvenirs.

10. Puerta de Alcalá

Construída em 1778, a Puerta de Alcalá é um monumento localizado na Praça da Independência que serve como porta de entrada da cidade, dando boas vindas aos visitantes. É um portal de cinco arcos que além de lindo, é também enorme. Vale a pena visitar o local ao anoitecer, pois ele ganha uma iluminação especial.